Qual é a droga mais viciante do mundo?

Quando nos perguntamos quais são as drogas mais viciantes do mundo, muitas respostas vem a cabeça. Tem gente, inclusive, que vai argumentar que entre as drogas mais viciantes, está o açúcar. O argumento pode até ser válido, uma vez que aponta uma substância que causa vicio e consequências graves por todo o globo terrestre. Acontece que, se levarmos o significado de droga ao pé da letra, o açúcar talvez não se encaixe.

Se quisermos realmente saber quais são as drogas mais viciantes do mundo, precisamos entender o que é droga. Em um sentido mais amplo, ela abrange várias substâncias químicas com um fim determinado. Qualquer remédio possível de se encontrar em uma farmácia, é uma droga.

Mas se estamos falando de droga como aquela substância que leva ao vício e, muitas vezes, a um consumo prejudicial da população, a explicação é mais especifica. Neste caso, droga pode ser definida como qualquer substância natural ou sintética capaz de alterar as funções normais e habituais de alguém, além de causar dependência química.

Então podemos concluir que droga é toda substância que altera o nosso organismo e pode causar dependência. Partindo desse pressuposto, será que conseguimos responder quais são as drogas mais viciantes do mundo? O Segredos do Mundo te conta.

Confira quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

O pesquisador David Nutt juntou uma equipe de estudiosos com o objetivo de perguntar a diversos especialistas quais eram as drogas mais viciantes do mundo, independentemente de qual critério usaram para construir seus rankings particulares. O resultado final foi esse:

5° – Nicotina

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

A nicotina é o elemento mais viciante do cigarro, ou qualquer tipo de tabaco. Isso por que ela é rapidamente absorvida pelos pulmões, e levada ao cérebro. O cigarro é uma droga lícita que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em dados coletados em 2002, mata cerca de 8 milhões de pessoas pelo globo anualmente.

Alguns testes realizados apontam que os efeitos da nicotina no cérebro gera um crescimento nos níveis de dopamina de 25% e 40% quando a substância entra na corrente sanguínea.

4° –  Calmantes

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

Se você achou que essa lista só ia conter substâncias ilícitas, deve estar surpreso que já é o segundo elemento permitido na sociedade. Os barbitúricos, ou calmantes como são popularmente conhecidos, tem como função médica desligar certas regiões do cérebro, combatendo a ansiedade e a insônia. Em grandes quantidades essa substância pode ser letal, uma vez que pode bloquear o sistema respiratório.

Ela é muito viciante por que dependendo da quantidade causa euforia e também por que é de fácil acesso. Apesar disso, só é vendida com prescrição médica.

3° – Cocaína

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

A dopamina é a substância que causa prazer, e por isso, ela está diretamente ligada ao sistema de recompensa, que nos faz sentir bem. A cocaína, uma droga ilegal, embaralha a comunicação entre certos neurônios, e meio que deixa a passagem da dopamina liberada pelo tempo em que a droga faz efeito no corpo. Por isso, ela é altamente viciante.

2° – Álcool

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

Não é muito surpreendente que o álcool seja a segunda droga mais viciante do mundo. Legalizada em quase todo o mundo ocidental, o álcool pode elevar o nível de dopamina em até 360% no cérebro, ou seja, muito viciante. A OMS estima que 22% das pessoas que experimentarem álcool, se tornarão dependente do produto.

1° – Heroína

Quais são as 5 drogas mais viciantes do mundo segundo especialistas

Se colocarmos em uma escala de vício de 0 a 3, a heroína vicia em uma faixa de 2,5. A segunda droga ilegal dessa lista movimenta milhões no crime organizado pelo mundo. A droga, em apenas uma pequena dose, aumenta os níveis de dopamina do usuário em cerca de 200%. O uso de uma quantidade considerada alta aumenta em até cinco vezes as chances do dependente ter uma overdose.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 5 drogas usadas como remédio no passado

Fonte: Galileu Portal Educação

Imagem: Mundo Interpessoal Opas Bebida Express Blog Physio Biosom Colégio Web

O post Qual é a droga mais viciante do mundo? apareceu primeiro em Segredos do Mundo.

Qual é a droga mais viciante do mundo? Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s