Figa – O que é, origem, história, tipos e significados

A figa é um símbolo de superstição e crença popular que representa proteção contra azar e maus agouros. A peça, geralmente de madeira, tem a forma de uma mão com o dedo polegar colocado entre o indicador e o médio. Dessa forma, se assemelhando a um figo.

A princípio, os europeus fabricavam a figa com pedaços da árvore figueira, gerando, assim, o nome. Antes de se chamar figa, no entanto, era chamada manofico (do italiano mano + fico, ou mão + figo).

Por muito tempo, o símbolo esteve associado ao ato sexual. Isso porque o figo representava o órgão sexual feminino, enquanto o polegar representava o órgão masculino. Por causa disso, ele era associado a erotismo e fertilidade. Da mesma forma, o símbolo também remetia ao pé de coelho, animal ligado aos mesmos sinais.

História e significados

Figa - origem, significados e o que diz a sabedoria popular
Pinterest

Na Mesopotâmia, a figa já era considerada um talismã poderoso. Prova disso é que várias delas foram encontradas em túmulos de povos pré-romanos e em escavações de cidades como Pompeia e Herculano.

Apesar disso, o sinal feito com as mãos só surgiu entre os séculos I e IV, no início do Cristianismo. Com a religião, o corpo passou a estar associado ao pecado e não a algo belo. Sendo assim, a figa também foi transformada, estando mais ligada à tentação do demônio. Como o Diabo se atraía pelo obsceno, o amuleto era utilizado para que desviasse a atenção dele. Além disso, o sinal simbolizava um sinal da cruz mais discreto, já que a manifestação pública do Cristianismo podia atrair atenção e gerar  ataques.

Já para os antigos africanos, a figueira também estava ligada a fertilidade. A árvore, inclusive, era cultuada em homenagem a Exu, Orixá ligado ao desejo sexual e o prazer do amor. Para os africanos, os galhos de figueira também eram utilizados para confecção do Ógó. O um bastão com cabaças representa o sexo masculino e é um dos símbolos de Exu (ou Èsù).

No Brasil colônia, as descendentes de africanos começaram a utilizar a figa para se proteger espiritualmente, como influência das tradições dos portugueses. Mais tarde, no entanto, sacerdotes do Candomblé absorveram as influências para o proteção contra mau-olhado.

Em alguns lugares do mundo, porém, o símbolo não representa proteção. Na Turquia, por exemplo, o gesto é obsceno por fazer referência ao ato sexual de forma vulgar, como um dedo do meio.



Tipos de figa

Figa - origem, significados e o que diz a sabedoria popular
Priscila Carvalho

Figa de Azeviche: o azeviche é um tipo de mineral fossilizado preto, com aparência de carvão. Segundo o folclore, é capaz de absorver energias negativas e, por isso, é utilizado na fabricação de figas. Acredita-se que o azeviche pode melhorar o humor, ajudar na cura de enxaquecas e ativar o sistema linfático, dentre outros.

Figa de Guiné: tem esse nome por conta da madeira utilizada no amuleto. Além disso, algumas fontes defendem que ela tenha sido trazida para o Brasil por povos africanos de Guiné Bissau. A cantora Alcione gravou uma música de sucesso chamada Figa de Guiné, escrita por Reginaldo Bessa e Nei Lopes.

Figa de casca de Arruda: assim como a figa de guiné, tem esse nome por causa do material de confecção. A crença diz que a arruda é carregada de energias de proteção contra negatividade.

Além disso, atualmente há figas de materiais diversos, como ouro, prata, cristais, madeira, resina, plástico e pedra.

Significado dos dedos

Figa - origem, significados e o que diz a sabedoria popular
Green Me

De acordo com a Quiromancia, cada um dos dedos da mão representa algo diferente. Estes são os significados dos três dedos envolvidos no sinal.

Polegar: representa busca por segurança e proteção em relação a ameaças externas. Além disso, sinaliza generosidade, quando é flexível, ou teimosia, quando é rígido.

Indicador: está ligado a autoridade, ordem e direcionamento. Por outro lado, também se relaciona a acusação, julgamento e crítica em excesso. Quando é longo, pode indicar ambição. Já um indicador mais curto, está ligado a capacidades de liderança.

Médio: representa satisfação e está relacionado a poder, sexualidade e autocontrole, além de senso de responsabilidade. Dedos médios longos indicam individualismo e convicções fortes, enquanto os curtos refletem pessoas que não gostam de regras ou convenções.

Folclore

Figa - origem, significados e o que diz a sabedoria popular
Etsy

De acordo com o folclore e a sabedoria popular, a melhor figa é a ganhada, e não a comprada. Além disso, ela pode ser utilizada ao lado de outros símbolos de sorte, como olho grego, ferradura ou trevo de quatro folhas.

De preferência, a figa deve ter o tamanho do dedo médio de quem irá carregá-la e ser feita de madeira.

Para garantir proteção no trabalho, o amuleto deve ser levado ao local em uma sexta-feira. Lá, você deve escondê-lo onde não será encontrado e dizer a frase: “Essa figa é minha segurança neste trabalho.”

Se o amuleto for perdido, no entanto, não tente procurá-lo. Isso significa que ela também levou embora toda a carga negativa.

Fontes: Extra, Significados, Maria Helena, Green Me

Imagem de Destaque: GreenMe

Essa matéria Figa – O que é, origem, história, tipos e significados foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Figa – O que é, origem, história, tipos e significados Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s