Sociedade alternativa – O que foi o movimento do musico Raul Seixas

Quando Raul Seixas cantava viva a sociedade alternativa ele não estava defendendo só a liberdade de esperar pelo Papai Noel. Talvez estivesse, mas não era só isso. A sociedade alternativa de Raul tratava-se da liberdade acima de tudo. Por outro lado, isso também não significava sair fazendo absolutamente qualquer coisa sem se importar com as consequências. O sentido da sociedade alternativa criada por Raul Seixas, Marcelo Motta e Paulo Coelho trabalha com alguns conceitos filosóficos e místicos.

A sociedade alternativa começou a ser criada na década de 80, quanto Paulo introduziu, pela primeira, a Thelema na vida de Raul. Junto de Marcelo Motta, os dois compuseram diversas músicas que trabalhavam essa filosofia. Todas elas carregavam significados profundos, não eram só letras feitas para atingir o sucesso. Porém Marcelo passou a alegar isso quando decidiu abandonar a sociedade.

Criando esse espaço, Paulo Coelho acreditava estar no caminho para desenvolver uma civilização thelêmica. Mesmo com o abandono de Marcelo, a dupla seguiu convicta com sua sociedade e divulgou, pela primeira vez, a lei da vontade. Mas afinal de contas, o que é Thelema? Assim também, o que foi realmente a sociedade alternativa?

O que é Thelema

Sociedade alternativa
Capa do livro Thelema – Amazon

Resumidamente, a Thelema é uma prática criada por Aleister Crowley. Ele foi um célebre mago ocultista que viveu de 1876 a 1947. Aleister participou de algumas Ordens durante sua vida, mas foi em 1920 que ele criou a sua – a Abadia da Thelema.

Ele passou então a viver com seus discípulos a Lei da Thelema, que tinha como lema: faça o que queres pois é tudo da lei. O amor é a lei, amor sob vontade. E seguindo esse caminho, eles começaram a agir ignorando as censuras de outras instituições e ordens, praticando magia de forma livre. Aleister foi visto na época como o mago que trazia a nova era. Uma era em que todos poderiam se tornar seres divinos.

Thelema significa vontade, ou seja, a Lei da Thelema é a Lei da Vontade. Ela associa vários princípios a si, e não só os míticos e filosóficos, mas também conceitos humanistas e religiosos. O seu modo de viver segue fielmente o seu lema, isso significa que, para Crowley e seus seguidores, só com a verdadeira vontade era possível encontrar o caminho correto para a plenitude e a autodeterminação. Além disso, para manifestá-la era necessário se livrar de vícios e desejos passageiros.

Na ética Thelêmica também foram trabalhados alguns pilares que foram usados da mesma forma em questões éticas. Eles reforçavam o dever para consigo mesmo, para com os outros, para com a humanidade e também para com todos os seres e coisas. Foram nesses pilares que Raul e Paulo se basearam para criar a sua sociedade alternativa.

A sociedade alternativa

Sociedade alternativa - o que foi o movimento de Raul Seixas?
Raul Seixas e Paulo Coelho – Socialista Morena

A sociedade alternativa tinha como intuito ser uma sociedade que pregava o amor e a liberdade. É válido lembrar que assim como eles estavam criando uma comunidade, estavam também iniciando um movimento alternativo ao sistema que viviam, a Ditadura Militar.

A Fundação Krig-Há, uma organização que trabalhava a fim de promover acontecimentos, foi quem deu luz para a sociedade alternativa. A partir dela diversos eventos com Raul Seixas foram realizados e logo depois isso acabou trazendo a atenção do povo para ele. No final de 1973, Raul Seixas e Paulo Coelho fundaram oficialmente a sociedade alternativa.

No papel a sociedade alternativa foi registrada para a promoção de eventos em gerais como teatros, seminários, filmes, programas de tv, entre outros. Raul dizia que ela pretendia construir uma comunidade alternativa em Minas Gerais, isso tudo seguindo a filosofia de Thelema. Porém a ideia não foi para frente. Na época do Governo Militar, Raul e Paulo foram exilados para fora do país e posteriormente a sociedade alternativa do papel foi desmanchada.

Entretanto, o movimento criado pela dupla continuou, isso porque, o projeto descrito no papel nunca foi a real intenção dos dois. A sociedade alternativa era um movimento pessoal e introspectivo, das pessoas para com elas mesmas. O intuito era perceber suas diferenças em relação aos outros e vice-versa. Ter sua própria identidade e fazer o que quiser. Focar no próprio individualismo, ser dono do próprio mundo. Profundo, né? Raul trabalhou o pensamento da sociedade alternativa em diversas músicas e viveu verdadeiramente o seu movimento.

Gostou da matéria? Portanto, que tal continuar e ler essa: Estátuas gregas – Como elas realmente eram e por que estão nuas?

Imagens: Correiodopovo, Socialistamorena, Amazon

Fontes: Memorialraulseixas, Fatosdesconhecidos, Concursosnobrasil

Essa matéria Sociedade alternativa – O que foi o movimento do musico Raul Seixas foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Sociedade alternativa – O que foi o movimento do musico Raul Seixas Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s