Aranhas venenosas – 12 aracnídeos com mais veneno no mundo

De modo geral, acredita-se que existam 40 mil espécies diferentes de aranha em todo o mundo. Apesar de muitas delas serem pequenas e inofensivas, há diversas aranhas venenosas que podem ser nocivas aos ser humano e outros animais. Além disso, boa parte desses animais venenosos são encontrados no Brasil e na Austrália.

As aranhas pertencem ao grupo dos aracnídeos. Apesar de assustarem, nem todas as aranhas são venenosas. Isso porque, as integrantes da família Uloboridae e Holoarchae não produzem veneno.

Além disso, é necessário ressaltar que o veneno é produzido em uma parte específica do corpo dos animais venenosos. No caso das aranhas, o corpo é dividido em opistossoma (parte posterior) e prossoma (parte anterior). Sendo assim, as aranhas venenosas produzem a substância na quelícera, órgão localizado na região do prossoma.

De modo geral, o veneno produzido pelas aranhas é uma forma de paralisar a presa. Contudo, no caso dos humanos, essas substância pode causar sérios acidentes e, até mesmo, ser letal. De acordo com o Ministério da Saúde, as aranhas venenosas são o terceiro grupo de animais que mais envenena pessoas no Brasil.

Conheça as aranhas mais venenosas do Brasil e do mundo.

Aranhas venenosas mais perigosas do Brasil

1- Aranha-reclusa-chilena (Loxosceles laeta)

Fonte: Hipercultura

Apesar do nome, essa aranha é encontrada em todo Brasil e América do Sul. Trata-se de um tipo de aranha marrom que se adaptou muito bem à vida nas cidades. Por isso, esse animal venenoso pode ser encontrado dentro de residências, dentro de móveis e até mesmo sapatos.

Desse modo, elas são responsáveis pela metade dos casos de envenenamento por picada de aranha no Brasil. Além disso, sua picada pode ser fatal, bem como causar a necrose da região atingida. Muito cuidado!

2- Aranha-marrom (Loxosceles gaucho e intermedia)

Fonte: Hipercultura

Além de muito popular no Brasil, esse animal também pode ser encontrado em regiões de clima quente em todo o mundo. Contudo, elas são pequenas, possuindo de 4 a 6 centímetros, e não costumam atacar se não se sentirem ameaçadas.

Mas, quando ameaçadas, elas picam e o veneno pode causar uma necrose no local. Além disso, a parte de corpo afetada pode apresentar feridas abertas que exigem atendimento médico imediato.

3- Viúva-marrom (Latrodectus geometricus)

Fonte: Hipercultura

Você certamente já ouviu falar da viúva-negra. Mas, e a viúva-marrom? Essa espécie encontrada no Brasil e em outros países tropicais possui um veneno tóxico para os seres humanos. Contudo, elas não são agressivas e costumam picar apenas em situações de perigo.

No entanto, elas são bem pequenas. Desse modo, as fêmeas que são maiores, podem atingir no máximo 10 milímetros. Por isso, elas costumam fazer suas teias em locais escondidos dentro de uma residência. Por isso, muito cuidado!

4- Viúva-negra (Latrodectus mactans)

Fonte: Hipercultura

A viúva-negra também pode ser encontrada no Brasil e em outros países da América do Sul. Esse é um dos animais venenosos mais fáceis de reconhecer, devido à cor preta brilhante e à mancha vermelha presente no abdômen. Além disso, as fêmeas são maiores que os machos.

De modo geral, o veneno dessa aranha pode causar diversos efeitos no organismo humano. Dentre eles: cólicas, náuseas e ardor na região afetada.

5- Armadeira (Phoneutria nigriventer)

Fonte: Hipercultura

Essa aranha pode ser encontrada em todo o território nacional e possui um nome um tanto quanto ameaçador. Isso porque, o termo phoneutria significa assassina. Desse modo, seu veneno muito rápido no organismo, até mais que o das cobras.

O efeito no corpo humano é letal. Isso porque, a substância causa uma paralisia nos músculos, que podem causar uma parada respiratória. Além disso, o local picado pode ficar bastante dolorido. Por se esconder em locais pequenos como sapatos, são a segunda maior causa de acidentes no Brasil.

Aranhas venenosas mais perigosas do mundo

6- Aranha de Jardim (Lycosa)

Fonte: Estudo Prático

Como você deve ter imaginado pelo nome, essas aranha são comumente encontradas em jardins e gramados. Por serem muito pequenas- com altura média de 2 a 3 centímetros- elas causam muitos acidentes, pois podem picar sem que ninguém perceba.

Apesar da picada não ser muito agressiva, o número de casos é grande. No geral, o veneno causa inchaço e coceira no local afetado.

7- Aranha Caranguejeira ou Tarântula (Theraphosidae)

Fonte: Estudo Prático

Essas aranhas assustam pelo veneno e pelo tamanho. Em primeiro lugar, seus corpos podem atingir até 25 centímetros e são cobertos por pelos. Além disso, esses pelos são urticantes, o que pode causar intoxicação para as presas e alergia em seres humanos.

No mais, quando se sentem ameaçadas, elas batem com as patas, o que faz com que uma grande quantidade de pelos seja liberado. Desse modo, elas causam também alergias respiratórias.

8- Aranhas-de-pés-pretos

Fonte: Megacurioso

Apesar de não serem letais, o veneno dessas aranhas pode causar complicações ao ser humano. Isso porque, o local afetado pode necrosar. Elas são encontradas no sul dos Estados Unidos.

9- Aranhas-chinesas

Fonte: Megacurioso

Esse termo é, na realidade, usado para se referir a várias espécies de aranhas. Estas também recebem outros nomes, como por exemplo, aranhas-de-pássaros. Elas são encontradas no sul da Ásia, e seu veneno é capaz de matar pequenos mamíferos e crianças.

10- Aranhas-de-ratos

Fonte: Megacurioso

Já esses animais são encontrados apenas na Austrália e tem características físicas bem peculiares. Isso porque, as fêmeas são todas pretas com as presas vermelhas. Apesar de não serem agressivas, as picadas são comuns. Mesmo assim, no caso dessa espécie, nem todas as picadas transmitem veneno.

11- Aranhas-das-costas-vermelhas

Fonte: Megacurioso

Mais uma aranha que somente existe na Austrália. Assim como suas primas, as viúvas-negras, elas são muito tóxicas. Desse modo, uma picada desse animal pode causar tonturas, fortes dores de cabeças, tremores, vômitos.

12- Aranhas-teias-de-funil

Fonte: Megacurioso

Essas aranhas, por sua vez, são famosas por suas garras que podem chegar a até dois centímetros. Além disso, o veneno dela é tão poderosos que, se não houver administração do soro rapidamente, a vítima pode ter sequelas graves, incluindo a morte.

Saiba mais sobre esses outros animais: Maior cobra do mundo, qual é? Características e outras cobras gigantes

Fonte: Hipercultura, Estudo Prático, Megacurioso

Imagens: Hipercultura, Estudo Prático, Megacurioso, Pava.

Essa matéria Aranhas venenosas – 12 aracnídeos com mais veneno no mundo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Aranhas venenosas – 12 aracnídeos com mais veneno no mundo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s