Fortalecer o coração – Alimentos e exercícios para a saúde do coração

É muito importante fortalecer o coração, pois o coração é um órgão muscular de grande importância, pois é responsável por bombear todo o sangue do organismo, através do sistema cardiovascular.

Sendo assim, sua principal função é bombear o sangue, para que tanto os nutrientes, quanto o oxigênio, cheguem a cada célula do corpo, e assim sustentando as atividades orgânicas vitais. Isso tudo, através dos batimentos cardíacos.

O coração bate em torno de 109.440 vezes por dia, bombeando cerca de 5 litros de sangue. Enquanto bate, o coração bombeia sangue suficiente com uma pressão normal, percorrendo o corpo todo, no processo de ida e volta ao coração.

Portanto, não há dúvidas quanto à importância do coração, para manter o corpo funcionando corretamente. Por isso, é necessário fortalecer o coração, para mantê-lo saudável e cumprindo suas funções.

Para fortalecer o coração basta uma rotina saudável de exercícios físicos, uma boa alimentação, e principalmente cortar vícios prejudiciais à saúde como, cigarros, bebidas alcoólicas, drogas, etc.

Como fortalecer o coração

Imagem: Radio Vizela

Pesquisas realizadas já comprovaram como alguns tipos de alimentos fazem mal à saúde. Por exemplo, gorduras, frituras, doces, refrigerantes, alimentos industrializados, etc.

Por isso, para fortalecer o coração e ter uma condição e vida mais saudável, é necessário fazer mudanças quanto à alimentação diária. E consequentemente, adquirir hábitos saudáveis, que vão trazer benefícios para manter o coração saudável.

Outro benefício comprovado é a atividade física, seja qual for a modalidade, o importante é se exercitar, e principalmente, se sentir bem.

Alimentos que ajudam a fortalecer o coração

1- Azeite de oliva extra- virgem

Imagem: UOL

Por passar menos por processos de refinamento, o azeite extra- virgem é mais saudável do que os óleos comuns.

Por isso é um alimento rico em gorduras monoinsaturadas, com acidez máxima de 0,5%.

2- Aveia, feijão e abacate

Imagem: UOL

A aveia e o feijão são semelhantes, pois ambos são ricos em fibra solúvel. No caso da aveia, ela pode ser usada na forma de farelo, farinha e em flocos, junto com frutas como, banana, mamão, maçã, pera, morango, etc.

Já no caso do feijão, ele ajuda a formar o bolo alimentar, além de captar LDL (colesterol ruim) livre na circulação e reduzir sua absorção no organismo.  Ademais, as vantagens do feijão são suas inúmeras variações, que podem ser servidos de diversas formas.

Quanto ao abacate, eles são ricos em gorduras monoinsaturadas e fonte de potássio, um mineral importante para controlar a pressão arterial, ambos ajudam na redução do colesterol LDL. Além disso, o abacate é essencial para carrear as vitaminas que só são solúveis em gorduras.

3- Oleaginosas e salmão

Imagem: UOL

As oleaginosas são compostas por nozes, amêndoas, castanhas, macadâmias e pistaches. Podem ser usadas como lanches rápidos, porém nutritivos, pois contém ômega 3, que melhora a função vascular, limpando o organismo de gorduras saturadas e do excesso de glicose.

Já os peixes como o salmão são ricos em gordura ômega 3 e de ácido eicosapentaenoico, que compõem as paredes dos vasos e artérias, além de ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue.

4- Iogurtes

imagem: Simões Filho

De acordo com pesquisadores, um intestino que funciona bem, com boas quantidades de bactérias benéficas, ajuda fortalecer o coração, ou seja, diminui o risco de doenças cardíacas.

Os Iogurtes naturais contém probióticos, micro-organismos vivos que realizam a função de ajudar na digestão e na absorção de nutrientes como, antioxidantes, fibras e vitaminas.

5- Vegetais verdes escuros

Imagem: Fala Universidades

Os vegetais de cor verde escuro são fontes de magnésio, cálcio e potássio, que se consumidos com frequência, garantem a quantidade de minerais necessários para o organismo.

Por exemplo, temos a rúcula, o espinafre, a couve, o brócolis e o agrião. Esses minerais atuam juntos para regular a pressão arterial, mantendo a contração do músculo cardíaco no ritmo adequado.

6- Berries

Imagem: Healthline

As berries são boas para a saúde cardíaca, pois são antioxidantes. Entre os exemplos de berries estão às frutas vermelhas e arroxeadas, que contêm polifenóis.  Assim sendo, favorecem o aumento do colesterol HDL (colesterol bom) enquanto auxilia na redução da pressão arterial. Ainda contém as vitaminas A, C, E e carotenoides.

7- Chocolates para fortalecer o coração

Imagem: Glúten free Brasil

O benefício do chocolate vem do cacau, ou seja, chocolates com menos de 70% de cacau, não fazem parte da lista. Nessas versões, o chocolate é mais amargo, e contém flavonoides que atuam melhorando a circulação sanguínea, o que ajuda a fortalecer o coração.

Exercícios que ajudam a fortalecer o coração

Imagem: Tribuna

Os exercícios físicos são essenciais para uma vida saudável, independente de qual seja a atividade física, ela vai ajudar a fortalecer o coração.

De acordo com pesquisadores, qualquer que seja a atividade física, ela contribui para diminuir as chances de doenças cardiovasculares entre 30% a 70%.

No entanto, entre os inúmeros tipos de exercícios físicos, há aquelas que apresentam melhores resultados quando a intenção é fortalecer o coração.

1- Musculação

Imagem: Santa Mônica

A musculação é uma atividade física que envolve aparelhos de ginástica, pesos e alteres. Desde que realizada de forma adequada, a musculação é uma boa opção para manter a saúde do corpo, além de fortalecer o coração.

2- Agachamento com saltos para fortalecer o coração

Imagem: Fit people

O agachamento com saltos ajuda trabalhar cardio (coração, respiração e circulação), e consiste em flexionar os joelhos, pernas afastadas alinhadas aos ombros, e pula, esticando completamente os joelhos durante o salto.  O exercício deve cumprir uma série de repetições.

3- Afundos

Imagem: Terra

Para fazer o exercício afundos, flexiona a perna para a frente, formando um ângulo de 90º, e vai alternando entre uma e outra a cada troca.

4- Prancha

Imagem: Terra

A prancha é um exercício de resistência, que além de trabalhar vários grupos de músculo, ajuda a fortalecer o sistema cardiovascular. Para fazer a prancha fique de barriga para baixo, sustente o peso do tronco nos antebraços e mantenha o apoio do restante do corpo na ponta dos pés, permanece durante um período de tempo, mas sempre mantendo a coluna reta.

5- Burpee surf

Imagem: Pinterest

O burpee surf é um exercício que envolve uma combinação de movimentos rápidos, aonde vai intercalando outras posições como, em pé, agacha flexões, saltos, prancha, etc.

6- Montanhista

Imagem: Vix

Para executara o exercício, deve-se começar na posição de flexão de braço, depois se movimenta o joelho como se fosse atingir o peito. Com um ritmo acelerado, trabalha a parte cardiovascular, o que ajuda a fortalecer o coração.

7- Caminhada para fortalecer o coração

Imagem: IG Delas

E para quem quer uma atividade mais leve, porém com a mesma eficácia, temos a caminhada. Ao ser feita a caminhada, se trabalha vários grupos de músculos, trabalha o sistema respiratório e por fim, o cardiovascular. Ou seja, caminhada também é uma boa opção de exercício físico para fortalecer o coração.

No entanto, em caso de dúvidas sobre, quando a como começar uma atividade física, é importante procurar por orientação médica. Assim como em relação à alimentação, um nutricionista pode orientar em como criar um cardápio diário saudável, que ajude a fortalecer o coração.

Então, se você gostou do nosso post, veja também: 10 alimentos que fazem bem par o coração [saúde]

Fonte: Ctsem, Diet box, CmosDrake

Imagens: Care plus mais, Rádio Vizela, UOL, Simões Filho, Fala Universidades, Healthline, Glúten free Brasil, Tribuna, Santa Mônica, Fit people, Terra, Pinterest, Vix, IG Delas

Essa matéria Fortalecer o coração – Alimentos e exercícios para a saúde do coração foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Fortalecer o coração – Alimentos e exercícios para a saúde do coração Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

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