Esquentar azeite – É possível ou não levar o azeite ao fogo?

Ao contrário do que você já deve ter ouvido, esquentar o azeite de oliva não faz com ele perca seus benefícios nem se torna prejudicial à saúde.

Para esclarecer, o azeite de oliva é um ingrediente milenar, ou seja, ele é utilizado na cozinha e no preparo de alimentos há milhares de anos. Além disso, ele é a base da dieta mediterrânea. Então, por que algumas pessoas acreditam que o azeite não deve ser aquecido ou ser usado para cozinhar?

Aliás, existe um boato muito comum de que o azeite perderá seus benefícios à saúde quando levado ao fogo. Porém, esta afirmação é um mito, e abaixo você confere o porquê.

Por que é benéfico esquentar o azeite?

Fonte: Pexels

Em primeiro lugar, o principal benefício do azeite para a saúde é sua composição de gordura. O azeite de oliva é composto principalmente de gordura monoinsaturada. No caso do azeite, essa quantidade de gordura monoinsaturada permanece a mesma, após ser cozinhado em altas temperaturas.

Por outro lado, o azeite de oliva também contém diversos antioxidantes, isto é, substâncias que demonstraram ter efeitos contra doenças cardiovasculares e anticancerígenos. E, claro, azeite de oliva ainda é famoso por dar um sabor especial aos alimentos.

No entanto, mesmo após saber que é possível esquentar bastante o azeite, o melhor é cozinhar alimentos, especialmente alimentos de origem animal, em temperaturas mais baixas para evitar a perda dessas propriedades essenciais à saúde. Além disso, esquentar azeite em fogo baixo, ainda evita a formação de compostos tóxicos.

Quais os benefícios de consumir o óleo cru ou esquentar o azeite?

1. É um substituto saudável para o óleo

Fonte: Pexels

O azeite é um óleo natural extraído da azeitona, fruto da oliveira. Ele é composto por óleo e gordura saturada e poli-insaturada, como os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3. Inclusive, essas propriedades não são perdidas ao esquentar o azeite.

2. Previne doenças crônicas

Fonte: Pexels

O azeite de oliva extra virgem é rico em antioxidantes, alguns dos quais têm poderosos efeitos biológicos que podem reduzir o risco de doenças crônicas.

3. Tem propriedades anti-inflamatórias

Fonte: Pexels

O azeite de oliva contém nutrientes que combatem a inflamação. Isso inclui o ácido oleico, bem como o antioxidante oleocantal.

4. Reduz o risco de AVC

Fonte: Pexels

Vários grandes estudos demonstram que as pessoas que consomem azeite de oliva têm um risco muito menor de ser acometida por acidente vascular cerebral ou derrame, que, inclusive, é a segunda maior causa de morte nos países desenvolvidos.

5. É antibacteriano

Fonte: Pexels

O azeite de oliva extra virgem tem propriedades antibacterianas e foi considerado particularmente eficaz contra um tipo de bactéria que pode causar úlceras estomacais e câncer de estômago. Também vale lembrar que essas propriedades não se perdem, ao esquentar o azeite.

6. Ajuda no tratamento de artrite

Fonte: Pexels

O azeite de oliva pode ajudar a reduzir a dor nas articulações e o inchaço da artrite reumatoide. Dessa forma, os efeitos benéficos são bastante aumentados quando combinados com óleo de peixe.

7. Previne diversos tipos de câncer

Fonte: Pexels

Evidências científicas e estudos preliminares sugerem que o azeite pode reduzir o risco de vários tipos de câncer. Certamente é um bom indicio.

8. Auxilia no emagrecimento

Fonte: Pexels

O consumo de azeite não parece aumentar o ganho de peso. Ou seja, a ingestão moderada deste tipo de óleo pode até ajudar na perda de calorias e facilitar o processo de emagrecimento.

Esquentar o azeite prejudica no sabor?

Por fim, os compostos aromáticos do azeite podem evaporar quando aquecidos. No entanto, o aquecimento do azeite não prejudica os benefícios para a saúde, contudo, fará com que o azeite perca algum sabor.

Em conclusão, é seguro esquentar o azeite. Dessa forma, o aquecimento moderado do azeite não destrói as suas propriedades nem torna o azeite prejudicial à saúde. Além disso, você pode se sentir confiante ao usar o azeite de oliva cru ou aquecido em todas as suas receitas.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar de: Batata frita pode ser mais saudável que a cozida, diz estudo

Fontes: Minha Saúde, Uol, Editora Stilo

Fotos: Pexels

Essa matéria Esquentar azeite – É possível ou não levar o azeite ao fogo? foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Esquentar azeite – É possível ou não levar o azeite ao fogo? Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s