Chá de alho, como fazer? Benefícios da bebida para o organismo

Em primeiro lugar, não é nenhuma novidade que a maioria de nós não é lá grande fã de alho. Contudo, além de dar um sabor especial aos alimentos, o chá de alho é um remédio popular que pode trazer muitos benefícios a saúde. Além disso, o uso medicinal do alho é investigado por pesquisas científicas, porém nem todos os benefícios do chá de alho foram comprovados nesses estudos.

O alho (Allium sativum) é uma planta perene originária da Ásia Central. Em suma, a planta produz um bulbo que é usado na culinária e em tratamentos de saúde em todo o mundo.

Os historiadores acreditam que diversos povos antigos como os egípcios, gregos, romanos, chineses, japoneses e nativos americanos usaram alho para fins medicinais ao longo da história.

Composição do alho

Fonte: Pexels

O alho é baixo em calorias e rico em nutrientes, como por exemplo a vitamina C, vitamina B6, fibra, manganês e selênio. Inclusive, ele contém um composto conhecido como alicina, que comprovadamente previne a coagulação do sangue, reduz os níveis de colesterol e tem propriedades antibacterianas.

Por conseguinte, o alho possui antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres e controlar o estresse oxidativo. Diferentes estudos demonstraram que o alho pode proteger o sistema cardiovascular e reduzir o peso corporal. Como resultado, o chá de alho auxilia na imunidade natural que ajuda o corpo a combater infecções.

Dessa forma, o chá de alho pode ser feito com uma variedade de ingredientes diferentes. No entanto, alho, limão e mel sejam a combinação mais comum. Então, saiba como fazer a bebida, abaixo.

Como fazer chá de alho?

Fonte: Pexels

Fazer o chá de alho é muito simples. Além disso, adquirir o produto é bem fácil, ou seja, você pode comprar a especiaria em feiras e supermercados ou os saquinhos em lojas de alimentos naturais. Desse modo, o chá pode ser facilmente feito em casa com ingredientes simples.

Para fazer o chá de alho, você precisará de 3 ou 4 dentes de alho, 1/2 xícara de suco de limão e 1/2 xícara de mel.

Em primeiro lugar, encha uma panela com três xícaras de água. Em seguida, adicione os dentes de alho descascados e cortados ao meio. Após ferver a água, retire do fogo e acrescente o suco de limão e o mel. Por fim, retire o chá e sirva quente ou guarde para reaquecer depois.

Existem inúmeras variações para esta receita. Por exemplo, algumas pessoas costumam adicionar gengibre ao chá de alho para dar sabor e aumentar os benefícios à saúde. Além disso, o gengibre reduz o forte odor da especiaria.

Quais os benefícios do chá de alho?

Como lido acima, o alho é um remédio popular e grande aliado da saúde. Portanto, pegue os dentes de alho mais frescos que puder encontrar e adicione-os à sua dieta diária para colher esses benefícios descritos abaixo, para o seu organismo.

1. Regula a pressão arterial

Fonte: Pexels

Vários estudos descobriram que a pressão arterial foi reduzida em 10% quando o paciente adicionou suplementos de alho a sua dieta. Neste caso, as doses ingeridas desse remédio popular, equivalem a cerca de quatro dentes de alho por dia.

2. Ajuda na perda de peso

Fonte: Pexels

O alho contém componentes que ajudam a queimar gorduras ruins e excessivas em seu corpo. Estudos de várias revistas nutricionais também afirmam que o alho pode acelerar o metabolismo em geral.

3. Chá de alho melhora o sistema respiratório

Fonte: Pexels

Resfriado, tosse, congestão no peito ou na face podem ser aliviados apenas com uma xícara de chá de alho. Para esclarecer, o alho é um ótimo antibiótico natural que também ajuda a evitar infecções por longos períodos.

4. Retarda o processo de envelhecimento da pele

Fonte: Pexels

Repleto de antioxidantes e vitaminas A, C, B1 e B2, o chá de alho protege a pele dos danos oxidativos desencadeados pelos radicais livres, retardando consideravelmente o processo de envelhecimento da pele.

5. Reduz o colesterol

Fonte: Pexels

O alho também pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol. Porém, como muitos remédios naturais, leva algum tempo para que os benefícios do alho surjam, já que as vitaminas e os minerais do alho levam um tempo para se acumularem e atuarem no corpo.

6. Chá de alho previne o câncer

Fonte: Pexels

O alho é rico em propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e anticancerígenas. Ao comê-lo cru ou tomar um pouco de chá, logo pela manhã, pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. Isso também se deve em parte ao fato de que o alho é muito rico em antioxidantes.

7. Mantém o fígado saudável

Fonte: Pexels

Beba uma xícara de chá de alho diariamente e seu fígado ficará agradecido por muito tempo. O alho contém alicina e selênio, os quais desempenham um papel fundamental para manter o fígado saudável.

8. Ajuda a deixar os ossos mais fortes

Fonte: Pexels

Há algumas evidências de que o alho pode ajudar a reduzir a perda óssea aumentando o estrogênio nas mulheres, o que pode ser um grande aliado para a saúde óssea após a menopausa.

9. É bom para a memória

Fonte: Pexels

O alho contém um poderoso antioxidante para diminuir danos cerebrais e manter seu cérebro funcionando melhor com a idade. Isto é, ele age aumentando o fluxo sanguíneo do cérebro graças à capacidade do alho de reduzir o colesterol e a pressão arterial. Isso significa um risco reduzido de doenças como demência e Mal de Alzheimer, por exemplo.

10. Ajuda na digestão

Chá de alho: conheça os benefícios da bebida para o organismo
Fonte: Pexels

Em conclusão, o alho é um remédio popular rico em antioxidantes e probióticos. Como resultado, esses componentes ajudam a aumentar a saúde intestinal. Desta forma, o alho também contém minerais e vitaminas que desempenham um papel importante na melhoria da saúde do estômago, fígado, bem como, bexiga e rins. Ou seja, ele funciona em conjunto com as propriedade que impedem o aumento do ácido estomacal excessivo para garantir um processo digestivo mais limpo e eficiente.

Então, gostou de saber mais sobre as propriedades medicinais do chá de alho? Pois clique e leia mais neste artigo: 13 benefícios do alho para sua saúde (muito além do tempero)

Fontes: Ecycle, Cuidai, Tua Saúde

Fotos: Pexels

Essa matéria Chá de alho, como fazer? Benefícios da bebida para o organismo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Chá de alho, como fazer? Benefícios da bebida para o organismo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s