Como controlar a dor – Dicas para reduzir dores sem a ajuda de remédios

Quando sentimos algum tipo de dor, isso quer dizer que o corpo está tentando avisar que há algo de errado. Apesar da utilidade, no entanto, lidar com o incômodo e mal-estar que isso gera pode influenciar diretamente na qualidade de vida. Sendo assim, é importante apostar em técnicas para controlar ou reduzir a dor.

A primeira opção, é claro são tratamentos médicos, como técnicas e medicamentos receitados. Por outro lado, alguns processos mentais também podem influenciar na forma como o cérebro responde a alguns tipos de dores mais simples.

Isso porque ele é é dividido em regiões claras capazes de perceber essas dores, incluindo algumas que podem ser afetadas por estratégias de foco e relaxamento, por exemplo.

Lado emocional da dor

Como controlar a dor - dicas para reduzir dores sem a ajuda de remédios
pocket mags

É claro que medicamentos são úteis pra controlar a dor, mas também podem trazer efeitos colaterais tão ou mais incômodos. Dessa maneira, ao lidar com dores mais simples e condições menos graves, uma alternativa pode ser apostar em variações que ajudem no processo.

Pesquisas sugerem que a participação do cérebro na percepção da dor não está só na interpretação das terminações nervosas. Ao focar em certas técnicas, então, é possível reduzir a dor, ou ao menos aprender a lidar com ela de outras formas não incômodas. Isso porque a própria resposta à dor conta com vários fatores, incluindo emoções, personalidade e até mesmo o estilo de vida.

Além disso, a reação à dor pode estar ligada a experiências anteriores. Isso quer dizer que se o corpo sofre com algum tipo de dor por muito tempo, o cérebro pode se acostumar com os sinais e enviá-los mesmo quando ela deixa de existir.

Técnicas para controlar a dor

Respiração

Como controlar a dor - dicas para reduzir dores sem a ajuda de remédios
My Microbiome

O foco na respiração é chave para ajudar a reduzir a dor e é utilizado em todas as outras técnicas. Não existe mistério nesse processo. A prática consiste em inspirar profundamente, segurar o ar por alguns segundos e exalar em seguida. O processo deve ser mantido por algum tempo para ter efeito e promover o relaxamento, por cerca de 10 a 20 minutos. Além disso, ele pode e deve ser utilizado com outras técnicas para ser mais eficaz.

A partir daí, a frequência cardíaca é reduzida e o ritmo de funcionamento do corpo reestabelecido. Isso ajuda a relaxar os músculos, além de desviar a atenção do corpo.

Meditação guiada

Como controlar a dor - dicas para reduzir dores sem a ajuda de remédios
The New York Times

Juntamente com a meditação, uma boa forma de controlar a dor é fazer uma meditação guiada. Ela pode ser feita com a orientação de um especialista, de um áudio gravado ou até mesmo de imagens relaxantes. Caso o foco seja perdido durante o processo, não tem problema, é só retomar a atenção à atividade e continuar a partir dali.

Mindfulness

Como controlar a dor - dicas para reduzir dores sem a ajuda de remédios
Psicologia Viva

A prática de mindfulness consiste em investir a concentração plena na atividade que você está realizando. Isso vale para qualquer atividade, seja ler, caminhar, costurar, cozinhar ou realizar qualquer outro hobby. Para se dedicar por completo, tente focar em cada processo realizado e em todos os sentidos e emoções envolvidas.

Yoga e tai chi

Como controlar a dor - dicas para reduzir dores sem a ajuda de remédios
Na bexiga mando eu

Esse tipo de exercício promove benefícios à respiração, ao mesmo tempo que inclui técnicas de meditação e alongamento e fortalecimento dos músculos. Para começar a prática, você pode buscar vídeos introdutórios básicos na internet, ou até mesmo procurar um profissional especializado.

Enfim, é importante destacar que essas técnicas são tratamentos alternativos e complementares no combate, redução e controle de dor. O tratamento médico e para cada dor, independente de sua origem, nunca deve ser abandonado ou substituído sem a recomendação de um profissional de saúde especializado.

Fontes: BBC, Brazil Health, A Mente é Maravilhosa

Imagens: 30 Days of Mindfulness, pocket mags, My Microbiome, The New York Times, Psicologia Viva, Na bexiga mando eu

Essa matéria Como controlar a dor – Dicas para reduzir dores sem a ajuda de remédios foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Como controlar a dor – Dicas para reduzir dores sem a ajuda de remédios Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s