Sintomas de pressão alta – Quando se torna perigoso e como evitar

A pressão alta, também chamada de hipertensão, consiste em uma pressão arterial acima de 140/90 mmHg. Dessa forma, resulta em diversos sintomas de pressão alta. Por exemplo, visão embaçada, fortes dores de cabeça e na nuca e dificuldades para respirar.

Ademais, a hipertensão pode ser provocada por diversas causas. Por exemplo, má alimentação, falta de prática de exercícios físicos e idade avançada. Portanto, é essencial cuidar da saúde para evitar o surgimento de hipertensão e doenças piores.

Além disso, caso os sintomas de pressão alta sejam identificados, recorra à ajuda médica para evitar possíveis complicações. E procure cuidar da alimentação, evitando alimentos industrializados, com muito sal ou cafeína.  Por fim, se medique corretamente e pratique regularmente exercícios.

O que é pressão alta?

Imagem: Drogaria POP

A pressão alta, também chamada de hipertensão, consiste em uma pressão arterial acima de 140 x 90 mmHg. Ademais, isso acontece porque o sangue tem dificuldade para circular nos vasos sanguíneos. Por isso, o coração necessita de mais força para bombear o sangue por todo o corpo.

Geralmente, essa doença acontece por conta de uma alimentação desequilibrada e a falta de exercícios físicos. No entanto, também pode ser causada pela presença de outros problemas de saúde, como doenças renais ou alterações cardíacas.

Logo, o quadro de pressão alta não possui cura, e caso não seja tratado pode acarretar problemas como infarto, derrame e o comprometimento renal. E para identificar a elevada pressão é só analisar os sintomas de pressão alta. Por exemplo, tontura, visão embaçada e dor na nuca. Em seguida, procure ajuda médica para um diagnóstico mais preciso.

Sintomas de pressão alta: Suas causas

Imagem: Viva Bem

Diversos fatores podem provocar a hipertensão, tais como:

  • Histórico familiar
  • Má alimentação
  • Baixo consumo de frutas e legumes
  • Falta de atividade física
  • Idade avançada
  • Alto consumo de tabaco
  • Alto consumo de álcool
  • Origem étnica
  • Estar acima do peso conforme o IMC

Os sintomas de pressão alta

Imagem: MD Saúde

Geralmente os sintomas de pressão alta surgem em um estado mais avançado da hipertensão. Portanto, caso esses sintomas de pressão alta sejam identificados é essencial se encaminhar a um médico.  Dessa forma, ele irá receitar remédios que controlam a pressão. Consequentemente, evitando piores complicações, como insuficiência cardíaca, perda de visão ou AVC. Logo, os sintomas de pressão alta são:

  • Dificuldade para respirar
  • Visão dupla ou embaçada
  • Tonturas
  • Sonolência
  • Zumbido no ouvido
  • Enjoos
  • Dor na nuca
  • Dores de cabeça
  • Dor no peito
  • Palpitações cardíacas
  • Pequenos pontos de sangue nos olhos

Sintomas de pressão alta: Na gravidez

Imagem: OMRON

Os sintomas de pressão alta durante o período de gestação, chamada de pré-eclampsia, são:

  • Fortes dores abdominais
  • Pernas e pés muito inchados
  • Visão embaçada
  • Sensibilidade à luz
  • Dores de cabeça
  • Dores na nuca
  • Retenção de líquidos

Ademais, é imprescindível uma consulta ao obstetra. Assim, ele iniciará um tratamento adequado para evitar complicações graves, como eclampsia, que prejudicarão o bebê.

Alimentação adequada para quem tem pressão alta

Imagem: Tudo Gostoso

Aqueles que sofrem com os sintomas de pressão alta devem desenvolver uma alimentação balanceada. Logo, ela deve seguir os seguintes passos:

  • Abandonar o hábito de consumir alimentos industrializados, como conservas, embutidos, Snacks, enlatados e congelados.
  • Evitar consumir muito sal, e preparar alimentos com sal. Por isso, o ideal é não ultrapassar da quantidade de dois miligramas por dia. Ademais, utilize ervar aromáticas, orégano, manjericão, louro, salsa, cebola, limão e tomilho.
  • Evitar o consumo de cafés, refrigerantes, doces, frituras e carnes vermelhas.
  • Desenvolver o maior consumo de frutas e verduras. Além disso, comer carnes brancas e legumes, e tomar muita água.

O que fazer em uma crise de pressão alta?

Imagem: Dicas de Saúde

Quando a pressão sobe rapidamente, surgindo os sintomas de pressão alta, como dor de cabeça e na nuca, é essencial tomar os remédios receitados pelo médico e repousar. Entretanto, caso a pressão se mantenha superior a 140/90 mmHg após uma hora, procure ir ao hospital para receber anti-hipertensivos na veia. Por outro lado, caso a pressão alta não resulte em sintomas, tomar um copo de suco de laranja feito na hora pode ajudar a relaxar.

Evitando os sintomas de pressão alta

Imagem: Exame

Como prevenção, adotar um estilo de vida mais saudável é o primeiro passo para evitar os sintomas de pressão alta. Ademais, praticar exercícios regularmente, principalmente atividades aeróbicas, por exemplo, corrida e natação, que induz a liberação de óxido nítrico, cuja função é dilatar os vasos sanguíneos. Dessa forma, com as artérias relaxadas, a pressão arterial tende a permanecer mais baixa.

No entanto, hipertensos devem tomar cuidado ao realizar atividades físicas, pois durante os exercícios a pressão tende a subir um pouco, se normalizando ao final da atividade. Portanto, nesses casos é importante ter o acompanhamento médico.

Outra maneira de evitar que a pressão arterial suba é controlar a alimentação, por isso, de preferência a alimentos mais saudáveis e com menos sal. Pois o sódio, principal componente do sal de cozinha, quando consumido em excesso pode se tornar um perigo para o controle da pressão arterial. Ademais, a quantidade ideal de sal é de 5 g por dia ou uma colher de chá.

Porém, vale lembrar que muito dos alimentos contém sódio em sua composição, principalmente os processados. Por isso, 30% da população brasileira é hipertensa, já que os brasileiros consomem mais do que o dobro de sódio do recomendado pela OMS.

Por fim, o uso sem moderação de cigarros, bebidas alcoólicas e insônia são fatores responsáveis por desencadear sintomas de pressão alta.

Tratamento

Imagem: Chá Benefícios

Para tratar a pressão alta é essencial buscar a ajuda médica. Pois, o médico irá receitar remédios especializados para o controle da pressão. Ademais, é necessário consultar um cardiologista regulamente, normalmente a cada três ou seis meses.

Por outro lado, também existem remédios caseiros para tratar a hipertensão, que ajudam a manter a doença sob controle. Por exemplo, chás e sucos. Além disso, a prática regular de atividades físicas e diminuir o sal e gordura das refeições são formas eficazes de amenizar os sintomas de pressão alta.

Em suma, mantenha uma dieta balanceada, pratique exercícios físicos, evite exageros no sal e bebidas alcoólicas. Pois assim, você terá uma vida mais saudável e evitará os sintomas de pressão alta.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 7 alimentos que aumentam a pressão arterial e você não sabia.

Fontes: Ecycle, Tua Saúde, Saúde Abril

Imagens: Vida Natural, Drogaria POP, Viva Bem, MD Saúde, OMRON, Tudo Gostoso, Dica de Saúde, Exame, Chá Benefícios

Essa matéria Sintomas de pressão alta – Quando se torna perigoso e como evitar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Sintomas de pressão alta – Quando se torna perigoso e como evitar Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s