Mariposas – Características e hábitos que as diferenciam das borboletas

As mariposas são insetos intimamente relacionados às borboletas. Ambos pertencem à ordem Lepidóptera. No entanto, as diferenças entre elas vão além da ordem taxonômica. Aliás, englobam tanto suas características quanto os seus comportamentos.

Estima-se que existam cerca de 200.000 espécies de mariposas em todo o mundo, mas os cientistas suspeitam que pode haver até cinco vezes essa quantidade.

Com relação aos hábitos, as mariposas são noturnas e as borboletas diurnas ou seja, ativas durante o dia. Nesse sentido, quando estão em repouso, as borboletas geralmente dobram suas asas para trás, enquanto as mariposas achatam suas asas contra seus corpos ou as espalham em uma posição semelhante a um “avião a jato”. Continue lendo e confira outras diferenças abaixo.

Características das mariposas

Fonte: Pinterest

Com relação às características físicas, as mariposas costumam ter antenas parecidas com penas, sem clava na extremidade. Quando em repouso, suas asas ficam planas. Além disso, elas tendem a ter corpos peludos grossos e asas em tons mais escuros.

Outra característica peculiar trata-se da língua das mariposas, elas geralmente são mais alongadas para sugar o néctar ou outros fluidos que servem de alimentos. Desse modo, esses insetos também possuem:

  • Dois pares de asas membranosas cobertas por pequenas escamas
  • Olhos grandes
  • Um ocelo presente acima de cada olho
  • As antenas são longas e delgadas nas fêmeas e geralmente emplumadas nos machos
  • As cavidades bucais são formadas em um tubo de sucção conhecido como haustelo

Alimentação e Habitat

Fonte: Pinterest

A maioria das larvas de mariposas e borboletas são herbívoros que comem folhagem ou madeira, mas alguns são carnívoros e se alimentam de outras lagartas e insetos. Os adultos geralmente se alimentam de néctar, embora alguns tenham aparelho bucal reduzido e não comam nada.

Como quase todas as lagartas desses insetos se alimentam de plantas, é provável que você as encontre em todas as partes da planta, incluindo flores, sementes, folhas, frutos, cascas, madeira e raízes. Borboletas adultas geralmente podem ser vistas voando perto de flores durante o dia, ao contrário das mariposas que são noturnas.

Desse modo, as elas podem ser atraídas por luzes à noite ou observadas durante o dia camufladas em troncos de árvores e outras superfícies, em fendas escuras ou em suas plantas hospedeiras.

Tipos de mariposas

Tigre

Fonte: Pinterest

Como o nome já denuncia, essa mariposa tem um padrão distinto em suas asas. Suas asas dianteiras são marrons com um padrão branco, enquanto as asas posteriores são laranja com pontos pretos. As marcações servem para protegê-la de predadores.

Leopardo

Fonte: Pinterest

Se a mariposa tigre tem marcas que se assemelham a um tigre, então precisamente essa espécie de mariposa tem marcas que lembram um leopardo. Dessa forma, ela tem asas brancas brilhantes cobertas com manchas escuras e redondas de uma maneira que se assemelha a um leopardo. O abdômen desse tipo de mariposa também é bastante colorido, geralmente azul escuro com manchas laranja.

Cecrópia

Fonte: Pinterest

Ao contrário primeiras mariposas listadas acima, a Cecrópia não é coberta por um padrão ousado. No entanto, esta espécie tem asas douradas com marcas circulares semelhantes a olhos em cada uma, e antenas difusas.

Atlas

Fonte: Pinterest

Nativa das florestas da Ásia, a Mariposa Atlas é uma das espécies gigantes, sendo considerada uma das maiores mariposas do mundo. Por este motivo, alguns afirmam que o seu nome é inspirado no grego titã Atlas, por seu tamanho grande, enquanto outros dizem que o nome vem do padrão nas asas da mariposa gigante do Atlas, que se assemelham a um mapa. As mariposas gigantes adultas vivem apenas uma a duas semanas, durante este período, procuram um parceiro para se reproduzir. Além disso, elas não se alimentam pois não têm boca.

Luna

Fonte: Pinterest

Essa mariposa costuma ter um corpo branco e asas verdes brilhantes que se estreitam em notáveis ​​caudas alongadas. Ela pode ser encontrada em toda a América do Norte e é uma das maiores mariposas encontradas no continente.

Bruxa

Fonte: Pinterest

Sendo uma das mais comuns no Brasil, as fêmeas têm uma faixa branca. Já, os machos exibem o padrão liso, cinza, manchado de marrom comumente associado com mariposas, mas com pequenas manchas escuras em cada asa. Todavia, não são suas características que chamam atenção, o folclore por trás dela é bastante intrigante em todo o mundo.

Por exemplo, no México, elas são conhecidas como a “borboleta de la muerte”. Alguns acreditam que se ela entrar na casa de alguém que está doente, a pessoa morrerá. No Caribe, essa espécie é conhecida como a “Money Moth” e se ela visita sua casa, é provável que você seja o próximo sortudo a ganhar na loteria.

Diferenças entre mariposas e borboletas

Mariposas: características e hábitos que as diferenciam das borboletas
Fonte: Pinterest

Existem algumas diferenças simples de serem identificadas na maioria das mariposas e borboletas.

Frênulo: as mariposas geralmente têm um frênulo, que é um dispositivo de acoplamento de asas que une as asas anteriores e posteriores. Ao contrário das asas das mariposas, as asas da borboleta são separadas.

Antena: a antena da borboleta tem um cabo longo e uma ‘bolinha’ na extremidade que se assemelha a uma ponta de taco de golfe. Já, as antenas de mariposa são tipicamente de penas ou serras..

Pupa: Na fase de pupa, as mariposas criam um casulo, que é envolvido por uma cobertura de seda. As borboletas criam uma crisálida, que é dura, lisa e não é sedosa. Porém, nem todas as mariposas criam um casulo.

Asas: as mariposas geralmente pousam com as asas abertas, enquanto as borboletas tendem a pousar com as asas dobradas para trás.

Formato do corpo: por fim, outra diferença está no formato dos corpos das mariposas que costumam ser mais curtos, mais gordos e têm cabelos mais grossos do que os das borboletas, que geralmente são mais compridos, magros e com pernas mais longas.

Se curtiu o artigo, leia também: Bicho-da-seda, o que é? Como vive e como produz fios de seda

Fontes: Escola Kids Uol, Escola Britannica, WWF, Uol

Foto: Pinterest

Essa matéria Mariposas – Características e hábitos que as diferenciam das borboletas foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Mariposas – Características e hábitos que as diferenciam das borboletas Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s