Mosquitos de luz – Porque eles aparecem pela noite e como espantá-los

O verão é conhecido como a temporada dos mosquitos, principalmente aqueles que ficam voando ao redor da luz. Dessa forma, pesquisadores descobriram que as espécies de insetos que ficam em volta das lâmpadas, são atraídas e repelidas por diferentes cores de luz em diferentes horas do dia. Além disso, os mosquitos estão entre os principais vetores de doenças que afetam humanos e animais em todo o mundo e as descobertas têm implicações importantes no uso da luz para controlá-los.

Por que os mosquitos são atraídos pela luz?

Mosquitos de luz: saiba porque eles aparecem a noite e como espantá-los
Fonte: Pinterest

Durante o dia, os mosquitos evitam a luz e dirigem-se para áreas com sombra. Por isso, eles são mais ativos no início da manhã e à noite, quando a luz do sol está baixa.

Os mosquitos são como a maioria dos insetos noturnos. Os mosquitos não são atraídos para mais perto da luz e nem são repelidos por ela. Isto é, eles usam a luz que podem “ver” para se orientarem e serem guiados de um local para outro. Contudo, eles não percebem a luz da mesma forma que nós.

Quando falamos de luz artificial, ela está fisicamente muito mais próxima de mosquitos e outros insetos, obviamente, do que da lua e das estrelas. Isso torna difícil para eles manterem um bom ângulo em relação à luz e, na verdade, os desorienta até certo ponto. Mas eles fazem o melhor que podem para usar até mesmo a luz artificial para ajudá-los a transitar.

Nesse sentido, o que realmente atrai os mosquitos é dióxido de carbono, suor, calor corporal e odor corporal. É assim que eles encontram seu alimento, picando humanos e animais. Principalmente, a fêmea que precisa de uma refeição com sangue para fertilizar os ovos. O propósito do macho, como acontece com muitos insetos, é inseminar a fêmea e morrer. A maioria dos mosquitos machos vive apenas uma ou duas semanas, dependendo da espécie, já que eles não têm outras fontes de alimento.

Como a temperatura afeta os mosquitos?

Fonte: Pinterest

Os mosquitos, como a maioria dos insetos, são ectotérmicos. Dessa maneira, ao contrário de nós, a temperatura do corpo é muito parecida com a temperatura do ambiente ao seu redor. Ou seja, se está frio eles estão com frio, logo se estiver quente eles também estão quentes. Por este motivo, tanto o excesso de frio quanto o excesso de calor pode retardar ou interromper seu desenvolvimento ou mesmo causar lesões e morte a estes insetos.

Por outro lado, para que a maioria das larvas de mosquitos cresça, as temperaturas precisam estar acima de um limite, que varia de acordo com a espécie, mas normalmente gira em torno de 7 a 16 graus Celsius.

Como as larvas são totalmente aquáticas, elas também precisam de uma fonte de água parada, como um pneu ou vaso de flores, por exemplo. Portanto, eles permanecem nesses recipientes até a fase adulta.

Por que os mosquitos se multiplicam no verão?

Mosquitos de luz: saiba porque eles aparecem a noite e como espantá-los
Fonte: Pinterest

Com a chegada do verão, também acontece as chuvas torrenciais que costumam causar o aumento de cursos de água como rios, lagos e lagoas, onde os mosquitos depositam centenas de ovos. Conforme as as chuvas cessam, esses ovos eclodem e tornam-se adultos em duas semanas e, dependendo da temperatura, talvez antes. Os ovos de mosquitos que se reproduzem em recipientes também podem resistir a um período de estiagem e eclodir dois dias após chuvas fortes. Como resultado, a população de mosquitos em geral aumenta significativamente de uma a duas semanas após o início do período chuvoso.

Como se livrar dos mosquitos de luz?

Mosquitos de luz: saiba porque eles aparecem a noite e como espantá-los
Fonte: Pinterest

Existem muitos tipos de repelentes e as pessoas reagem de maneira diferente a cada um deles. No entanto, os produtos que contêm misturas de óleos essenciais com citronela e cravo-da-índia funcionam bem.

Além de se proteger desses insetos, também é recomendado fazer uma inspeção do quintal e exterior da casa para identificar pontos de água parada. O objetivo é antecipar o ciclo de vida do mosquito e, ao mesmo tempo, interromper os criadouros por meio da remoção desses pontos e injeção de larvicida.

Por fim, é importante manter os mosquitos de luz fora de casa, pois certas espécies são vetores de doenças como dengue, chikungunya e febre amarela.

Quer mais dicas sobre como se livrar dos mosquitos no verão? Clique e confira: 10 plantas que vão te ajudar a repelir os insetos da sua casa

Fontes: BHAZ, Megacurioso, Desinservice, Qualitá

Fotos: Pinterest

Essa matéria Mosquitos de luz – Porque eles aparecem pela noite e como espantá-los foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Mosquitos de luz – Porque eles aparecem pela noite e como espantá-los Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s