Como acabar com formigas? 12 truques naturais e prevenção

Apesar de pequenas e da aparência inofensiva, as formigas são numerosas, o que pode causar muitos problemas em uma casa, principalmente na cozinha. Seja em casas ou apartamentos, é quase impossível deixar algum alimento fora da geladeira e ele não ser invadido por elas. Pois no verão é muito comum ver inúmeras formigas atacando os alimentos e ao contrário do que muitos pensam, matar esses insetos não é uma tarefa tão fácil. Então, fica a pergunta, como acabar com formigas de forma eficiente e natural?

Existem algumas soluções simples e naturais que funcionam muito bem para acabar com formigas domésticas. No entanto, para que seja eficiente, é muito importante manter a devida manutenção na casa. Pois assim evitará o reaparecimento desses insetos indesejados. Ademais, com alguns materiais naturais como vinagre, sal, limão, bicarbonato, água, por exemplo, você pode fazer misturas que vão ajudar a manter a casa livre de formigas.

Infelizmente, as formigas não atacam apenas dentro de casa, é muito comum encontra-las no quintal ou jardim, que também vão sofrer com os ataques desses insetos. Que destroem flores, plantas e plantações. No entanto, esses não são os únicos problemas causados por elas. Pois, como elas percorrem caminhos como ruas, lixeiras e esgotos, elas podem carregar micróbios, fungos, germes e bactérias que ao contaminar os alimentos prejudicam a saúde do ser humano.

Entretanto, não é recomendado o uso de inseticidas, pois podem prejudicar a saúde e o meio ambiente. Por isso, o ideal é encontrar os abrigos das formigas e aplicar uma das misturas caseiras que vão acabar com elas, até livrar sua casa totalmente da presença delas.

Como acabar com formigas

Imagem: Dr. Lava Tudo

Como acabar com formigas? Primeiramente, é preciso encontrar as frestas e locais onde os insetos se abrigam. Caso não esteja amostra, você pode montar uma espécie de armadilha para atraí-las e assim saber onde escondem. Por exemplo, umedeça pequenos pedaços de papel impermeável com mel ou açúcar e deixe exposto. Logo as formigas vão aparecer e mostrar o caminho da casa delas.

Agora que você localizou o esconderijo, feche todos os buracos, para isso use qualquer material vedante, por exemplo, sabão ou massa de vedação. No entanto, antes de fechar a entrada, injete um pouco de uma mistura feita com água e detergente (nas mesmas medidas), só depois feche.

Entre os locais preferidos para as formigas fazerem casas é dentro da tubulação elétrica da casa e nas tomadas. Nesses casos, não se deve utilizar a água com detergente, mas, apenas um pouco de talco de bebê pode resolver o problema. Entretanto, é recomendado desligar a eletricidade antes de jogar o talco para evitar acidentes.

Como acabar com formigas de forma natural

Embora seja eficiente, usar substâncias químicas como pesticidas ou inseticidas como forma de acabar com formigas pode ser prejudicial à saúde e ainda contaminar o meio ambiente. Pois, além do mau cheiro e a toxidade das substâncias, elas podem contaminar lençóis freáticos ou poços de água que abastecem a casa.

No entanto, não podemos deixar as formigas transitando livremente pela casa, pois elas carregam organismos patogênicos que podem provocar as mais diversas doenças. Por exemplo, problemas gastrointestinais. Então, como alternativa para acabar com esses insetos, podemos usar métodos mais sustentáveis e ecológicos, que não trarão malefícios para a saúde. São eles:

1- Vinagre

Imagem: Gettyimages

Misture em partes iguais de água e de vinagre e coloque em um borrifador, depois aplique em plantas ou diretamente nas formigas que você encontrar. Ademais, essa mistura também é ideal para a limpeza de ambientes, ao borrifar no piso da cozinha, evitará que as formigas apareçam. Pois a acidez da mistura acaba as matando.

2- Graxa

Imagem: Somos Verdes

Como acabar com formigas usando a graxa? Na verdade é bem simples, para proteger as árvores amarre um pedaço de pano no tronco da árvore e passe a graxa. Ademais, a graxa servirá como um obstáculo para os insetos, que ficarão grudadas na graxa.

3- Detergente

Imagem: Gettyimages

Um método fácil e barato de como acabar com formigas é com a mistura de 100 ml de água e 100 ml de detergente colocada dentro de um borrifador. Ademais, aplique a mistura em frestas, fendas, rachaduras ou em qualquer lugar que tenha formigas.

4- Farinha de milho

Imagem: Gettyimages

Uma forma eficaz de como acabar com formigas é usando farinha de milho. Para isso, basta espalhar pequenas pilhas de farinha de milho perto do formigueiro ou no caminho das formigas, se quiser pode misturar um pouco de açúcar para chamar a atenção das formigas. Ademais, a farinha dificultará a digestão o que resultará na morte desses insetos em poucos dias.

5- Gergelim

Imagem: Gettyimages

O gergelim é tóxico para o fungo que serve de alimentação das formigas, dessa forma, quando elas levarem para dentro do formigueiro, os insetos serão eliminados. Então, espalhe o gergelim pelo caminho delas.

6- Vaselina

Como acabar com formigas – de forma natural sem prejudicar sua saúde
Imagem: Gettyimages

Você pode usar a vaselina para acabar com formigas nas lixeiras, fruteiras ou potes de comida de animais de estimação. Para isso passe a vaselina em volta da borda do recipiente, as formigas ficarão presas e não vão conseguir se alimentar.

7- Como acabar com formigas usando Arroz

Imagem: Gettyimages

Para acabar com formigas, coloque alguns grãos de arroz próximo ao formigueiro, ao levar para dentro o arroz fermentará criando fungos que vão matar esses insetos.

8- Bicarbonato de sódio

Imagem: Gettyimages

Misture em partes iguais bicarbonato de sódio e açúcar, coloque em tampinhas plásticas e espalhe pela casa. Ademais, o açúcar vai atrair os insetos e o bicarbonato causará a morte deles.

9- Pimenta e café

Imagem: Café Ouro Negro

Coloque pimenta caiena em buracos e frestas onde há formigas, mas, caso tenha crianças ou pets em casa, coloque borra de café no lugar da pimenta. Inclusive, você pode colocar a borra de café em vasos de plantas ou ao redor de troncos de árvore para manter o inseto longe.

10- Óleo de hortelã-pimenta

Imagem: Gettyimages

Borrife o óleo de hortelã-pimenta no caminho das formigas na pia da cozinha, em torno de janelas, portas e deixe secar naturalmente, além de acabar com formigas ainda deixa a casa com um cheiro agradável.

11- Sabão de coco e fumo em corda

Imagem: Área de Mulher

Para acabar com formigas nas plantas e flores, use uma mistura de:

  • 10 g de sabão de coco picado
  • 5 cm de fumo em corda picada
  • 1 litro de água

Basta misturar tudo em um recipiente e deixe descansar por um dia, depois coe e coloque em um borrifador. Agora é só borrifar nas plantas para manter as formigas afastadas.

12- Como acabar com formigas usando Alho

Imagem: Gettyimages

Outra forma de como acabar com formigas bastante eficiente é utilizando uma mistura de água com alho. Pois essa mistura natural ajuda eliminar os insetos e ainda mantem a casa protegida.

Outras formas de como acabar com formigas

Imagem: Gettyimages
  • Espalhe sal nas superfícies planas, pois assim afastará as formigas.
  • Desenhe barreiras com o giz, pois as formigas não gostam do carbonato de cálcio presente no giz.
  • Espremer limão nas bordas expostas ao ar livre espanta as formigas.
  • Espalhe cascas de laranja em torno da casa. Da mesma forma que o limão, as formigas não gostam do ácido cítrico.
  • O cravo também é uma boa opção para acabar com formiga, basta colocar alguns cravos dentro de açucareiro ou perto de vasilhas de bolo.

Como prevenir contra o aparecimento de formigas

Imagem: Gettyimages

A melhor maneira de acabar com formigas é evitando que elas apareçam. Para isso, há algumas dicas básicas que vão ajudar a manter a casa livre desses insetos. Por exemplo:

  • Limpeza com vinagre e água– mantenha a casa limpa, pois a limpeza dos ambientes e de louças evita o aparecimento das formigas.
  • Cravo e canela – colocando um pote aberto com cravo e canela na cozinha e dentro de armários manterá as formigas longe.
  • Limão e laranja – colocando uma casca de limão ou laranja dentro do açucareiro manterá as formigas afastadas.
  • Elimine frestas e rachaduras – pois são os lugares preferidos sesses insetos para construir o formigueiro.
  • Plantas repelentes – uma opção de como acabar com formigas é plantando plantas repelentes como a hortelã, o alho, cebolinha verde, manjerona, coentro, lavanda e losna.
  • Folhas de plantas – colocar ramos de arruda, folhas de cânfora, de alfazema ou de louro dentro de armários ou gavetas é uma boa maneira de manter as formigas longe.
  • Manter os alimentos cobertos
  • Conserve as lixeiras fechadas
  • Não deixe alimentos expostos e nem restos de comida

Por fim, se mesmo após seguir as dicas citadas, não conseguir acabar com formigas, procure por orientação especializada. Pois eles indicarão a forma mais segura e eficaz de manter sua casa livre dos tão indesejados insetos.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Porque você NUNCA deve comer alimentos com formigas!

Fontes: Ecycle, Revista Zap Imóveis, Tua Casa

Imagens: Casa e Festa, Dr. Lava Tudo, Gettyimages, Somos Verdes, Café Ouro Negro, Área de Mulher

Essa matéria Como acabar com formigas? 12 truques naturais e prevenção foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Como acabar com formigas? 12 truques naturais e prevenção Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s