Ouvido inflamado – Causas, sintomas, tratamento e remédios caseiros

Ter o ouvido inflamado é uma queixa muito comum de crianças, embora esse problema possa ocorrer em pessoas de qualquer idade. Nesse sentido, os sintomas mais comuns são dor de ouvido e mal-estar. Os analgésicos são o principal tratamento. Todavia, os antibióticos também são prescritos em alguns casos.

Desse modo, com o tratamento adequado, a infecção geralmente desaparece em poucos dias. Para esclarecer, as infecções de ouvido são geralmente divididas em aquelas que ocorrem no canal auditivo (otite externa) e aquelas que ocorrem no pequeno espaço atrás do tímpano (o ouvido médio). Saiba mais sobre as causas e tratamentos abaixo.

Causas de ouvido inflamado

Ouvido inflamado: causas, sintomas, tratamento e remédios caseiros
Fonte: Pinterest

Uma infecção do ouvido médio geralmente começa como um resfriado comum, gripe, sinusite ou infecção na garganta, por exemplo. O nariz e a garganta estão conectados ao ouvido pelas trompas de Eustáquio; as bactérias entram no nariz ou na garganta e sobem pelas trompas de Eustáquio até o ouvido médio. Dessa forma, o acúmulo de fluido em uma trompa de Eustáquio bloqueada pode aumentar a pressão dentro do ouvido médio, causando dor e ruptura do tímpano.

Embora o tímpano se recupere sozinho, a ruptura frequente (que pode ocorrer com infecção crônica do ouvido) pode resultar no desenvolvimento de tecido cicatricial no tímpano e perda de audição. Ademais, as infecções do ouvido médio são mais recorrentes em crianças porque as trompas de Eustáquio são estreitas e facilmente bloqueadas.

Sintomas de ouvido inflamado

Fonte: Pinterest
  • Febre, especialmente em crianças pequenas
  • Zumbido
  • Irritabilidade e dificuldade em dormir
  • Drenagem do canal auditivo
  • Vermelhidão ou inchaço
  • Tontura ou perda auditiva
  • Pus ou secreção do ouvido
  • Perda auditiva

Tratamento de ouvido inflamado

A maioria das infecções de ouvido desaparece em três a cinco dias e não precisa de nenhum tratamento específico. Se necessário, analgésicos podem ser usados para aliviar a dor e baixar a febre. Por outro lado, antibióticos podem ser prescritos ocasionalmente pelo médico, se os sintomas persistirem ou forem particularmente graves. Além disso, alguns remédios caseiros para o ouvido inflamado incluem:

Alho

Fonte: Pinterest

O alho tem potentes propriedades antimicrobianas e analgésicas que o tornam altamente eficaz como remédio caseiro para infecções de ouvido. Dessa forma, existem várias maneiras de usar o alho como remédio natural para dor de ouvido. No entanto, você pode fazer seu próprio óleo de alho. Em primeiro lugar, cozinhe dois dentes de alho em duas colheres de sopa de óleo de mostarda até que fique preto. Em segundo lugar, coe o líquido para filtrar os resíduos, e por fim, ainda quente coloque algumas gotas no ouvido afetado.

Além disso, você também pode ferver alguns dentes de alho com água por cerca de cinco minutos. Esmague-os e adicione um pouco de sal. Posteriormente, coloque essa mistura em um pano limpo e pressione contra o ouvido que está doendo. Além dos remédios acima com alho, você também pode consumir alguns dentes de alho fresco diariamente para ajudar a aumentar sua imunidade e acelerar a cura do ouvido inflamado.

Azeite

Fonte: Pinterest

Existem muitos fatores que causam infecção de ouvido, mas um deles muito comum é quando a cera no ouvido é atacada por um crescimento de fungo ou bactéria que leva a um bloqueio nas trompas de Eustáquio. Esta obstrução pode ser eliminada facilmente com a ajuda de azeite. Aqueça um pouco de azeite em fogo baixo, e em seguida pingue o óleo no ouvido infectado. Quando o óleo atingir a cera, ele amolecerá. Após isso, remova a cera com um cotonete, de modo a não empurrar para o interior para não danificar o tímpano.

Compressa quente

Fonte: Pinterest

Uma compressa quente também pode ajudar a aliviar a pressão acumulada no ouvido. Usar uma compressa por períodos de 20 minutos durante o repouso pode ajudar a reduzir a dor. Isso pode ser feito junto com outros tratamentos para a dor, incluindo medicamentos de venda livre.

Aqueça uma xícara de sal em fogo baixo por apenas alguns minutos. Coloque o sal quente em um pano limpo e macio. Prenda a ponta do pano com um elástico. Quando você conseguir suportar a temperatura, deite-se e coloque o pano na orelha afetada por cerca de dez minutos. O sal quente ajudará a tirar o fluido do ouvido e reduzir a dor e o inchaço. Por isso, repita o procedimento diariamente para aliviar a dor do ouvido inflamado.

Manjericão

Fonte: Pinterest

O manjericão é uma erva com muitas propriedades terapêuticas. Além de ser rico em antioxidantes, o manjericão também contém propriedades antibacterianas potentes.

Para usar o manjericão, esmague cinco folhas frescas de manjericão muito suavemente para expelir o sumo. Aplique o sumo de manjericão na orelha afetada e ao redor dela. Tenha cuidado para não deixar o líquido entrar no canal auditivo. Como alternativa, misture algumas gotas de óleo de manjericão com a mesma quantidade de óleo de coco. Com um algodão limpo, passe suavemente a solução oleosa apenas dentro da orelha, ao redor da parte externa e atrás da orelha.

Óleo de mostarda

Fonte: Pinterest

No ouvido inflamado, o óleo de mostarda atua como um emulsificante de cera. Portanto, adicione 2-3 gotas de um lado e vire do outro lado. Fique nesta posição por 10-15 minutos, mas tome cuidado para que o óleo não entre no ouvido. Repita até aliviar a dor no ouvido.

Vinagre de maçã

Ouvido inflamado: causas, sintomas, tratamento e remédios caseiros
Fonte: Pinterest

Apesar de seu forte aroma e sabor ácido, este vinagre feito de maçãs fermentadas tem uma infinidade de propriedades curativas. Uma dessas propriedades são suas características antibacterianas e antifúngicas. Conhecido por sua capacidade de combater infecções crônicas por fungos, o vinagre de maçã também pode combater fungos que podem deixar o ouvido inflamado. Portanto, para usá-lo misture um pouco de vinagre de maçã com água.

Posteriormente, mergulhe uma bola de algodão na solução e coloque na orelha afetada, deixando por cerca de cinco minutos. Remova a bola de algodão e deite-se do lado oposto para que qualquer resíduo de vinagre possa escorrer de sua orelha.

Se você gostou desse artigo, clique e leia também: 8 coisas que a cera de ouvido pode revelar sobre sua saúde

Fontes: Tua Saúde, Amim, Minha Vida

Fotos: Pinterest

Essa matéria Ouvido inflamado – Causas, sintomas, tratamento e remédios caseiros foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Ouvido inflamado – Causas, sintomas, tratamento e remédios caseiros Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s