O que é podcast? Origem, para que serve e como criar

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Deezer, o consumo de podcasts no Brasil cresceu pelo menos 67% desde 2019. Mas, afinal, o que é podcast? Basicamente, é um material produzido na forma de áudio, parecido com a rádio. No entanto, ao contrário da rádio, o podcast fica disponível para que os usuários possam ouvir quando quiserem, pois não se trata de um programa ao vivo. Cujo conteúdo é criado de acordo com a demanda. Em suma, o podcast é um recurso do marketing de conteúdo, também chamado de áudio marketing.

Esse formato vem sendo adotado por grandes empresas de comunicação, por exemplo, a Rede Globo, que contribui para a ampliação do público interessado pelos conteúdos disponíveis. Pois, atualmente, graças à correria do dia a dia, muitas pessoas não tem tempo para consumir conteúdos como ler posts, ebooks ou assistir vídeos.  Por isso, o conteúdo em formato de áudio vem conquistando o público cada vez mais, devido a sua praticidade, pois pode ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar. Por exemplo, em salas de espera, no trânsito a caminho do trabalho, etc.

Além da praticidade que os podcasts oferecem, outra vantagem é a variedade de temas disponíveis. Por exemplo, as notícias dos mais variados assuntos, opinião de críticos de cinema, comentários esportivos e debates sobre quaisquer tipos de assuntos. Ademais, o podcast vem se tornando uma ótima ferramenta para empresas e marcas na atualidade. Pois é uma maneira eficaz de conseguir engajamento do seu público através de um formato simples que é o áudio.

O que é podcast?

Imobzi

Para quem não sabe o que é podcast, são programas de áudio produzidos Offline e disponibilizados na internet para que os usuários possam reproduzi-los a qualquer hora ou lugar. Cujos temas podem variar desde política, esportes, entretenimento ou qualquer tipo de assunto que seja de interesse dos usuários e geralmente são gratuitos. Da mesma forma que a TV, o Rádio e o Jornal, o podcast é considerado como mídia de transmissão de informações. No entanto, o diferencial do áudio marketing é que ele é produzido de acordo com a demanda do público que pode escolher qual assunto acessar.

Em suma, para entender o que é podcast é só lembrar o formato de um programa de rádio, pois, o podcast é produzido no mesmo formato. Porém, por não ser ao vivo, fica disponível para que o público possa fazer o download do arquivo digital através de plataformas de streaming. Por exemplo, iTunes, Ziepod, BeyondPod, PodStore ou Wecast.

No entanto, a maior vantagem que esse material fornece é a possibilidade de que empresas e marcas têm de criar conteúdos segmentados. Pois ao produzir conteúdos que as pessoas gostam e se identificam, é uma forma da empresa dialogar com seu público, o que pode ajudar a aumentar o engajamento. Portanto, pode ser uma boa ferramenta para ser usada na estratégia de marketing de conteúdo.

Por fim, é possível ouvir um podcast através de:

  • Site na internet – abra o post do episódio, clique no player e ouça automaticamente.
  • Via download – abra o post do episódio, clique no botão de Download e em Salvar Link Como.
  • Através do Feed: Instale um agregador de podcast em seu computador ou smartphone, cadastre o feed e ouça através do agregador.

O que é podcast: origem

Centro Cultural São Paulo

O termo podcast tem sua origem na junção entre os nomes iPod (dispositivo reprodutor de áudio da Apple) e Broadcast (palavra em inglês que significa transmissão. Ademais, foi criado em 2004 pelo VJ na época da MTV, Adam Curry, e o desenvolvedor de softweres, Dave Winner, que criaram o programa iPodder. Nesse programa era disponibilizado aos usuários a possibilidade de baixar automaticamente transmissões da internet para os iPods.

O que é podcast: para que serve

Centro Cultural São Paulo

Na verdade, o podcast possui inúmeras finalidades, pois, através dos podcasts, produtores de conteúdo podem usa-lo como um canal de divulgação de informações.  Enquanto que, para empresas pode ser uma forma de produzir conteúdos de qualidade e de forma segmentada.  Portanto, para entender o que é podcast e para que serve, segue as principais finalidades desse formato de áudio, que são:

  • Compartilhar conteúdo – de forma prática e inteligente, o podcast pode ser um meio de dar dicas de qualquer tipo de assunto. Dessa forma agregando valor ao que é consumido pelos usuários.
  • Fonte de notícias – é uma forma de se posicionar como especialista em determinado segmento. O que é possível produzindo programas com assuntos de interesse do público. Por exemplo, esporte, moda, saúde, política, entretenimento, etc.
  • Gerar engajamento do público – o podcast tem o poder de alcançar aquele usuário que mais se identifica com ele. Dessa forma, o engajamento aumenta, assim como as chances de convertê-los em consumidores dos produtos ou serviços divulgados.
  • Gerar oportunidade de lucro – com o podcast você tem a liberdade de criar conteúdos do seu nicho de mercado ou de nichos que mais fazem sucesso. Por exemplo, fazer parcerias com programas de sucesso e investir em ações comerciais. O que pode se tornar em uma boa ferramenta para atingir seu público-alvo.

O que é podcast: como criar

Para criar um podcast é simples, porém, criar um com conteúdo de qualidade e relevante é preciso de um bom planejamento e certo investimento. Ademais, é preciso estar atento a detalhes como a programação, local com boa acústica, microfones de qualidade para captar o áudio e softwares para gravação e edição. Por fim, a etapa da publicação e divulgação do podcast. Mas, para que você entenda melhor o que é podcast, segue o passo a passo de como criar e divulgar:

1- Planejamento

Nova Escola de Marketing

Primeiramente, para criar um podcast ou áudio marketing de qualidade, é necessário um bom planejamento, onde o objetivo que se deseja alcançar com o podcast seja definido. No entanto, o principal objetivo do programa é fidelizar o público e aumentar engajamento. Portanto, comece nesse objetivo para planejar suas estratégias e elaborar o conteúdo. Dessa forma, é importante observar os seguintes elementos:

  • Estabelecer o tema dos podcasts.
  • Definir qual será o público-alvo.
  • Qual conteúdo será abordado.
  • O que fazer para se diferenciar da concorrência.
  • Como usar o tema de forma que fique interessante.
  • Quais convidados chamar.
  • Como fazer com que o áudio marketing crie imagens nos ouvintes.
  • Estabelecer a duração do programa, assim como o tempo de intervalo entre os episódios.
  • Chamadas para a ação (CTA- Call-to-Action) ao longo do podcast.
  • Criar Landing Page para obter dados dos usuários
  • Redigir um roteiro organizado com todas as ações do programa.
  • Realizar treinamentos para entender os pontos falhos nesse planejamento.

2 – Gravação

Netshow.me

Com o planejamento pronto, é hora de coloca-lo em ação na gravação do podcast. No entanto, é preciso de um local como uma sala, mas, com boa acústica para não interferir no áudio da gravação. E que seja confortável para os participantes para que se sintam mais a vontade durante a gravação. Por fim, é muito importante que os microfones sejam de qualidade e o isolamento acústico consiga impedir ruídos. Além do uso de softwares próprio para a gravação de podcast disponíveis no mercado, como Audacity, MP3 Skype Recorder e MP3 Cut.

3 – Edição

Nova Escola de Marketing

Com o podcast gravado é hora de faz a edição do material, pois, como mencionado anteriormente, não se trata de um programa ao vivo. Ademais, a ideia é que durante a gravação os convidados se sintam livres para falarem, já que tudo será editado antes de ser publicado. Portanto, para a edição é necessário que o material produzido seja fluido e coerente. Também é importante guardar backup da gravação original, caso haja eventuais problemas durante a edição. Por fim, é necessário escolher um software de qualidade e que tenha ferramentas úteis disponíveis para tratar o áudio. Dessa forma garantindo a qualidade do podcast.

4 – Publicação

Ideal Marketing

Com a edição pronta, o podcast pode ser publicado no próprio site da empresa ou em plataformas de áudio, como Spotify ou SoundCloud, seguindo as regras e acordos de publicação de cada uma. Portanto, escolha a forma que seja mais fácil para que seu público-alvo consiga acessar o conteúdo.

5 – Divulgação

Kinsta

Por fim, o último passo para criar um podcast é a divulgação, que pode ser feito pelo site da empresa, Landing Page utilizando a base de dados para enviar e-mail marketing, pelo Google, ou pelas redes sociais. Em suma, agora que você sabe o que é podcast, para que serve e como criar esses programas de áudio tão populares, é só começar a criar o seu. E assim, conseguir uma maior interação com seu público e o conteúdo criado por você.

Então, se você gosta dessa matéria, também vai gostar dessa: O que é Reddit? Funcionamento e propósito dessa rede social.

Fontes: TechTudo, Mundo Podcast, Nerd Web, Comunidade Rockcontent

Imagens: AERP, Imobzi, Centro Cultural São Paulo, Nova Escola de Marketing, Netshow.me, Ideal Marketing, Kinsta

Essa matéria O que é podcast? Origem, para que serve e como criar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O que é podcast? Origem, para que serve e como criar Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s