Alfabeto grego – Origem, importância e significado das letras

O alfabeto grego, originado na Grécia no final dos anos 800 a.C., derivou do alfabeto fenício ou cananeu. Dessa forma, o alfabeto grego é um dos sistemas de escrita mais antigos do mundo, com uma clara distinção entre consoantes e vogais. Atualmente, podemos notar que este alfabeto, além de ser usado para a linguagem também é usado como rótulos e na escrita de equações matemáticas e científicas.

Como dito anteriormente, ele deriva do alfabeto fenício que é o mais antigo alfabeto registrado na história, consistindo em símbolos de linha para substituir os hieróglifos babilônios, egípcios e sumérios. Para esclarecer, ele foi desenvolvido por mercadores da época, para que o comércio entre civilizações fosse possível.

Por este motivo, o alfabeto fenício se espalhou rapidamente no Mediterrâneo e acabou sendo assimilado e modificado por todas as principais culturas da região, dando origem a línguas importantes como árabe, grego, hebraico e latim.

Fonte: Pinterest

Nesse sentido, os significados cananeus originais dos nomes das letras se perderam quando o alfabeto foi adaptado para o grego. Por exemplo, alfa vem do cananeu aleph (boi) e beta de beth (casa). Dessa forma, quando os gregos adaptaram o alfabeto fenício para escrever sua língua, eles usaram cinco consoantes fenícias para representar os sons vocálicos. O resultado foi o primeiro alfabeto totalmente fonêmico do mundo, que representava sons consonantais e vocálicos.

Como é formado o alfabeto grego?

O alfabeto grego tem 24 letras, organizadas de Alfa a Ômega. As letras do alfabeto têm um mapeamento com símbolos e sons regulares, tornando a pronúncia das palavras simples, conforme mostra a tabela abaixo:

Alfabeto grego: origem, importância e significado das letras
Fonte: Pinterest

Além disso, a ciência e a matemática estão repletas de influência grega, como o número 3,14, conhecido como “pi” ou Π. Gama ‘γ’ também é usado para descrever raios ou radiação, e Ψ “psi”, usado na mecânica quântica para denotar a função de onda, são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais a ciência se cruza com o alfabeto grego.

Por conseguinte, os desenvolvedores de software e profissionais da computação podem falar algo como “teste beta”, o que significa que o produto é dado a um pequeno grupo de usuários finais para fins de experimentação.

Veja abaixo as principais letras gregas e seu significado físico correspondente:

Fonte: Pinterest

Importância do sistema linguístico grego

Fonte: Pinterest

Um dos principais motivos que tornam o alfabeto grego um dos sistemas de escrita mais importantes, é a sua facilidade de escrita, pronúncia e assimilação. Além disso, a ciência e as artes foram desenvolvidas através da língua e escrita gregas.

Os gregos foram os primeiros povos que desenvolveram um sistema linguístico perfeito por escrito, conferindo-lhes assim o maior acesso ao conhecimento. Por isso, grandes pensadores gregos como Homero, Heráclito, Platão, Aristóteles, Sócrates e Eurípides foram os primeiros a escreverem textos sobre Matemática, Física, Astronomia, Direito, Medicina, História, Linguística, etc.

Além disso, as primeiras peças e as obras literárias bizantinas também foram escritas em grego. Todavia, a língua e a escrita gregas tornaram-se internacionais por causa de Alexandre – O Grande. Ademais, o grego era amplamente falado no Império Internacional e no Império Romano e Bizantino, e muitos romanos foram a Atenas para aprender a língua falada e escrita.

Por fim, o alfabeto grego é o mais preciso e perfeito do mundo porque é o único que tem suas letras escritas exatamente da forma como são pronunciadas.

Então, ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Pois clique e confira: Alfabetos, o que são, por que foram criados e principais tipos

Fontes: Stoodi, Educa Mais Brasil, Toda Matéria

Fotos: Pinterest

Essa matéria Alfabeto grego – Origem, importância e significado das letras foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Alfabeto grego – Origem, importância e significado das letras Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s