Significado de Águia – Simbolismos culturais e espirituais associados a ave

Por ser uma das aves de rapina e que voam mais alto, a águia é considerada a mais poderosa de todas as criaturas voadoras. Assim, do ponto de vista simbólico, isso certamente também conecta a águia com diversas culturas. Além disso, as águias são tão hábeis na caça que gastam muito pouco tempo nessa tarefa, ou seja, elas exercem o mínimo de esforço para encontrar e adquirir aquilo que precisa para sobreviver. Por este motivo, outro significado atrelado à águia é a ideia de persistência, de alcançar uma meta a partir de um objetivo direto e certeiro. Continue lendo para saber mais.

Simbolismo e significado de águia nas diversas culturas

Significado de Águia: simbolismos culturais e espirituais associados a ave
Fonte: Pexels

A maior parte dos símbolos e significados relacionado à águia remontam a antiguidade. Para esclarecer, os egípcios consideravam essa ave como um símbolo do Grande Espírito e do deus do sol. Eles acreditavam que a águia estava acima das restrições mundanas, isto é, no reino da consciência mística e do progresso espiritual.

Já, para os antigos romanos e gregos, a águia era sagrada para Júpiter/Zeus. Os romanos usaram uma águia para representar os imperadores romanos, enquanto os gregos acreditavam que Zeus poderia assumir a forma de uma águia para transportar sua amante para o Monte Olimpo.

Na cultura persa, a águia foi associada ao sol, ao pássaro do sol, também conhecido como Fênix, e até mesmo ao deus sol. Na astrologia, o signo de Escorpião foi um escorpião, uma fênix e uma águia, por isso os escorpianos são conhecidos por seus olhos penetrantes. Muitas das histórias da criação e contos populares, também conectam a águia à água. Portanto, com sua conexão com os cinco elementos (Terra, Água, Fogo, Ar e Éter), é como se a águia representasse todos os elementos de uma vida bem equilibrada.

Traços e características da águia

Significado de Águia: simbolismos culturais e espirituais associados a ave
Fonte: Pexels

A Águia como guia espiritual é um animal simbólico comum em várias culturas de todo o mundo. De acordo com as tradições dos índios americanos, um espírito animal virá até você em uma visão, sonho ou outra experiência poderosa que afeta o curso de sua vida. Ou seja, se uma águia de alguma forma atrair sua atenção, pode não ser uma mera coincidência.

Neste sentido, elas podem expandir sua consciência sobre porquê você está aqui na terra. Além disso, esta ave possui diversas características que explicam os simbolismos e significados associados a ela. Confira alguns deles abaixo.

Significado de Águia: Visão estratégica

Significado de Águia: simbolismos culturais e espirituais associados a ave
Fonte: Pexels

No aspecto simbólico, a águia representa força, coragem, paciência e sabedoria em preparação para as mudanças e transformações da vida. Ela nos inspira a ser corajosos e ir além dos limites anteriores. Ademais, ela nos desafia a igualar sua grande visão (o famoso ‘olho de águia’) e ver os objetivos com clareza e de forma panorâmica.

E, por fim, ela nos lembra que quando a mudança é iminente, há apenas duas opções: ser águia ou tornar-se uma presa. Em outras palavras, adapte-se às mudanças ou seja consumido por elas.

Significado de Águia: Visão, força e destemor

Significado de Águia: simbolismos culturais e espirituais associados a ave
Fonte: Pexels

A água é um animal extremamente instintivo e alerta. A qualquer momento, ela está pronta para abrir as asas e alçar voo. De seu ponto de vista no céu, ela tem uma perspectiva única, mas também tem a capacidade de permanecer atenta à sua volta. Estas são apenas algumas das qualidades que certamente a tornam um símbolo único de mudança e adaptabilidade.

Significado de Águia: Símbolo espiritual

Fonte: Pexels

Todos os animais têm significados profundos e mensagens para nos transmitir. Destes, nenhum outro animal na religião, história e até mesmo na mitologia tem simbolizado poder ou uma conexão com o Espírito mais do que a águia.

Equilíbrio

Fonte: Pexels

A paz e o equilíbrio também são tidos como significados ao avistar uma águia, além de ser a garantia de que você nunca está sozinho, isto é, que o Espírito está sempre guiando você.

Consciência Superior

Fonte: Pexels

Os pássaros, como animais ligados ao elemento ar, sempre estão relacionados com nossos sonhos e nossa consciência superior. Dessa forma, os significados atribuídos a sonhos, sinais e mensagens que recebemos destes animais podem vir de nossas conexões individuais, crenças pessoais, atributos físicos e comportamentos, e até mesmo da história, religião e tradição antigas. O que eles significam para cada um de nós, de modo geral, é bastante pessoal.

Portanto, quando se trata do conceito simbólico da águia, cabe a cada um de nós traduzir a mensagem e aplicá-la em nossa própria vida, conforme as nossas crenças.

Se curtiu este artigo, clique e leia também: Fênix – História por trás de um dos mais famosos seres mitológicos

Fontes: Dicionário de símbolos, Significados.com, Greenme

Fotos: Pexels

Essa matéria Significado de Águia – Simbolismos culturais e espirituais associados a ave foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Significado de Águia – Simbolismos culturais e espirituais associados a ave Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s