Doenças de cachorros – 11 condições mais comuns nos cães

O cuidado com a saúde dos animais de estimação é uma das principais responsabilidades para garantir a qualidade de vida deles, assim como dos donos. Desde que nascem, é preciso ficar atento a necessidade de vacinas e medicamentos que podem garantir a proteção contra doenças de cachorros.

Além dos hábitos de saúde e higiene, outro passo importante para garantir a proteção é observar os hábitos dos animais. Caso o cachorro esteja apresentando mudanças de hábitos, gostos ou manias comuns, pode ser indício de algum problema.

Dependendo da condição e do animal, a doença pode provocar um comportamento mais apático e desanimado, ou reações como latidos e choro frequentes. Muitas vezes, somente essa mudança de comportamento já é sinal da presença de doenças em cachorros, não sendo necessário aguardar sinais mais claros como vômitos, por exemplo, para a consulta com um veterinário.

Da mesma maneira, quem tem gatos também deve ficar atento aos sinais de problemas de saúde nos felinos.

11 doenças de cachorros comuns

Alergias alimentares

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Fetch

As alergias são umas das mais comuns doenças de cachorros. Elas surgem quando algum elemento da ração desperta a reação, mas também quando o animal ingere alimentos impróprios para cães, como chocolate. Na maioria das vezes, fazer alterações dos hábitos alimentares é suficiente para conter o problema, mas é importante ouvir a opinião de um veterinário para o diagnóstico preciso da origem.

Obesidade

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
dog time

A alimentação também pode ser um problema para cães quando ela acontece em excesso. Cerca de 30% dos cachorros domésticos são vítimas da condição, que pode gerar problemas na pele, diabetes, artrite e doenças do coração. O controle da condição envolve uma alimentação balanceada e a inserção de exercícios na rotina do animal.

Erlichiose

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Canal do Pet

A doença é mais conhecida como doença do carrapato, uma vez que começa a partir de uma picada da criatura. Em quadros de muito desenvolvimento, a infecção pode levar a anemia, hemorragia, alterações neurológicas, insuficiência renal e até a morte. A principal forma de proteção é evitar lugares em que há infestações, bem como por meio de remédios contra carrapatos.

Raiva

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Melhores Amigos

Além de ser uma das mais conhecidas doenças de cachorros, a raiva também representa risco para humanos. Isso porque a condição não possui tratamento ou cura, podendo ser prevenida somente por meio da vacinação. O animal contaminado sofre mudanças de comportamento, ficando desorientado e inquieto, com momentos de espasmos e salivação em excesso.

Cinomose

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Petz

A cinomose é uma condição que afeta principalmente cachorros filhotes e idosos, uma vez que esses são estágios de menos imunidade. A doença possui tratamento, mas quando não cuidada há tempo pode levar à morte. Além disso, ela tem evolução rápida e é muito contagiosa. Os primeiros sintomas envolvem tosse, secreção nasal e dificuldade de respiração, com evolução para sintomas gastrintestinais como vômitos e diarreia. Assim como raiva, a doença pode ser prevenida por meio de vacinação.

Gripe canina

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Go App

A gripe canina é parecida com a de humanos, com sintomas incluindo tosse contínua, corrimento nasal, espirros, febre, letargia e falta de apetite. Ela surge especialmente em momentos de imunidade baixa, após o contato com alguns fungos, vírus e bactérias. Além de atingir o sistema respiratório, a doença pode levar a outros problemas mais graves, como pneumonia.

Parvovirose

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Bichos & Cia

Essa é ao mesmo tempo uma das doenças de cachorros mais comuns e mais perigosas. Os primeiros sintomas são diarreia e vômitos, podendo evoluir para desidratação e taquicardia, podendo causar a morte. Em filhotes, o risco é ainda maior, já que imunidade deles ainda é menos desenvolvida. Apesar dos riscos, a doença pode ser evitada com vacina.

Otite

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Gazeta

Essa condição que atinge os ouvidos pode surgir a partir de parasitas, fungos ou seborreia que vêm de falta de higiene com o animal ou possíveis alergias. A inflamação provoca dor para o cão, além de poder levar a mau cheiro na área e até surdez temporária. É importante manter o ouvido do cachorro limpo, mas com muito cuidado. O mais indicado é que a limpeza seja feita com orientação médica ou remédios especializados na limpeza da área.

Câncer

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Homestead

Assim como em humanos, o câncer também é uma ameaça para cachorros. Os mais comuns nos animais são os que atingem pele, mama, intestino e fígado. Já existem alguns tratamentos eficazes capazes de curar ou aliviar a condição em cachorros, mas o diagnóstico precoce é essencial para garantir o sucesso. Para isso, portanto, é importante fazer visitas regulares ao veterinário.

Dirofilariose

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Grand Avenue

Essa doença atinge o coração do cachorro, a partir da entrada de parasitas no órgão. Dessa maneira, os danos são causados no órgão e espalhados para vasos sanguíneos e pulmões. A transmissão acontece a partir de mosquitos infectados, mas pode ser tratada em casos de diagnóstico precoce. Uma vez que consiste na presença de parasitas, o tratamento com vermífugos é suficiente para recuperar a saúde do cachorro.

Doença de Lyme

Doenças de cachorros - 11 condições de saúde mais comum nos animais
Grand Avenue

A doença é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi e, por isso, também conhecida como borreliose. A infecção costuma-se dar a partir da picada de um carrapato e se espalha no sangue. Os sintomas evolvem perda de apetite, febre, vômito e dores e inflamações nas articulações. A doença pode ser tratada com antibióticos e prevenida com vacinação, mas não se desenvolve pode levar à morte.

Fontes: Labgard, Petz, Casa Fazendeiro

Imagens: Casa do Produtor, Fetch, dog time, Canal do Pet, Melhores Amigos, Go App, Bichos & Cia, Gazeta, Homestead, Grand Avenue, dog hero, Petz

Essa matéria Doenças de cachorros – 11 condições mais comuns nos cães foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Doenças de cachorros – 11 condições mais comuns nos cães Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s