Remédios caseiros para gripe – 15 opções eficientes

A gripe é uma infecção viral do trato respiratório que geralmente pode ser diagnosticada por seus sintomas. Dessa forma, os sintomas da gripe começam repentinamente e incluem febre, calafrios, bem como tosse, congestão, dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares e fadiga. Geralmente, em casos de gripe, a maioria das pessoas não precisa consultar um médico ou tomar medicamentos. Ou seja, elas devem se recuperar em casa e evitar o contato com outras pessoas.

No entanto, em pacientes que fazem parte de determinados grupos de risco, é preciso buscar auxílio médico aos primeiros sinais de gripe. Pois, às vezes é necessário a utilização de algum medicamento antiviral para prevenir complicações graves como a pneumonia.

Todavia, se você não integra nenhum grupo de risco e está se recuperando em casa, há alguns remédios caseiros para a gripe para facilitar sua recuperação. Confira os principais remédios caseiros para gripe, abaixo.

15 remédios caseiros para resfriado e gripe

1. Água – remédios caseiro para gripe

Fonte: Pexels

Em primeiro lugar, hidratação é a chave para vencer a batalha contra os vírus do resfriado e da gripe. Para esclarecer, se você tiver febre, esse aumento na temperatura corporal fará com que você perca água e isso pode levar à desidratação. Portanto, a coisa mais importante é se manter hidratado.

Além disso, você também pode fazer gargarejos com água e sal para aliviar a coceira na garganta. Para fazer esta solução, adicione meia colher de chá de sal de cozinha à água morna. Em seguida, tome um grande gole e gargareje balançando na garganta e na boca por pelo menos 30 segundos e depois cuspa.

2. Alho – remédios caseiro para gripe

Fonte: Pexels

Esse ingrediente comum na maioria das cozinhas contém compostos que ajudam o sistema imunológico a combater os germes. Além disso, ele pode potencializar remédios caseiros para gripe como chá de limão, pimenta caiena e mel. Ou seja, uma potente mistura de vitaminas e reforço imunológico.

3. Banho de vapor – remédios caseiro para gripe

Fonte: Pexels

Um banho de vapor ou sauna é um grande descongestionante. Ademais, você pode utilizar os óleos essenciais como óleo de eucalipto, mentol, hortelã-pimenta e outros óleos que abrem as passagens nasais e aliviam a congestão nasal.

4. Bebidas quentes – remédios caseiro para gripe

Fonte: Pexels

Como lido acima, manter-se hidratado é uma das formas mais importantes de controlar a gripe. Por isso, ingerir bebidas quentes pode reduzir o congestionamento e prevenir a desidratação. Evite líquidos como álcool e bebidas com cafeína, que podem aumentar a micção e piorar a desidratação. Os melhores líquidos são água, caldos e chás, por exemplo.

5. Canja de galinha – remédios caseiro para gripe

Fonte: Pexels

Diversos estudos já demonstraram que a canja de galinha atua em alguns níveis para tratar e aliviar os sintomas de resfriado e gripe. Em outras palavras, o vapor ajuda a abrir os seios da face e a desobstruir as vias respiratórias. Além disso, o caldo ajuda a combater a desidratação. Por fim, os vegetais na sopa fornecem vitaminas para estimular o sistema imunológico. Em última análise, a canja de galinha pode ajudar a combater infecções do trato respiratório superior com um efeito anti-inflamatório.

6. Chá de Equinácea

15 remédios caseiros para aliviar os sintomas da gripe
Fonte: Pexels

Equinácea é uma flor nativa da América do Norte e tem sido usada há muito tempo como um tratamento alternativo para tudo, desde resfriados a infecções por fungos. Por este motivo, algumas pessoas acreditam que o chá desta flor é um ótimo remédio para resfriado, basta adicionar as folhas secas à água morna e tomar algumas vezes ao dia.

7. Chá de Sabugueiro

Fonte: Pexels

Muitas pessoas acreditam que o sabugueiro é uma erva que pode ajudar a remediar a gripe, ao mesmo tempo que estimula naturalmente o sistema imunológico.

8. Gengibre

Fonte: Pexels

Os benefícios do gengibre para a saúde são lendários e, inclusive, apoiados por pesquisas científicas. Dessa maneira, alguns dos destaques incluem o tratamento de náuseas e o fornecimento de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por conseguinte, o gengibre fresco também pode ajudar a combater o vírus que causa infecções respiratórias e, potencialmente, reduzir o risco de infecção.

9. Leite e cúrcuma

Fonte: Pexels

A cúrcuma tem um forte antioxidante que ajuda no tratamento de muitos problemas de saúde. Além disso, a cúrcuma misturada com leite morno é uma forma popular e eficaz de combater o resfriado e a tosse. Portanto, beber um copo de leite de açafrão morno antes de dormir ajuda na recuperação mais rápida do resfriado e da tosse.

10. Mel

15 remédios caseiros para aliviar os sintomas da gripe
Fonte: Pexels

Desde a antiguidade, as pessoas sabem sobre as propriedades antibacterianas e curativas do mel. Por isso, adicionar uma colher de chá de mel ao suco de dois limões, pode acalmar sua garganta e fazer você se sentir um pouco melhor.

11. Óleos essenciais

15 remédios caseiros para aliviar os sintomas da gripe
Fonte: Pexels

O óleo essencial é outro ótimo remédio caseiro para gripe, resfriado e tosse. Desse modo, os óleos ajudam a diminuir a velocidade com que o vírus se multiplica dentro do corpo. Os óleos de canela, hortelã-pimenta, limão e eucalipto por exemplo, são considerados os melhores óleos essenciais para aliviar os sintomas da gripe.

12. Probióticos

15 remédios caseiros para aliviar os sintomas da gripe
Fonte: Pexels

Os probióticos são bactérias úteis encontradas em certos iogurtes e bebidas fermentadas. Eles vivem em seu intestino para ajudar a produzir bactérias “boas” para manter seu corpo funcionando de maneira saudável. Portanto, em casos de gripe, os probióticos são um ótimo remédio caseiro complementar, pois podem ajudar a estimular o sistema imunológico e também a reduzir a duração da doença.

13. Pimenta do reino e açúcar mascavo

15 remédios caseiros para aliviar os sintomas da gripe
Fonte: Pexels

Esse remédio caseiro consiste em água fervida com pimenta-do-reino, cominho e açúcar mascavo. Portanto, consumir esta solução quente e aliviará o sintoma de congestão no peito.

14. Vitaminas C e D

15 remédios caseiros para aliviar os sintomas da gripe
Fonte: Pexels

A melhor maneira de obter um aumento de vitamina C é comendo alimentos ricos nessa vitamina, como frutas cítricas, pimentões e vegetais de folhas verdes. Por outro lado, a vitamina D é produzida no corpo pela luz solar e pode ajudar a construir o sistema imunológico, ajudando assim a reduzir o risco de contrair gripe.

15. Zinco

15 remédios caseiros para aliviar os sintomas da gripe
Fonte: Pexels

O zinco é conhecido por apoiar o sistema imunológico, além de ter um efeito antiviral, por isso é recomendado que seja tomado aos primeiros sinais de doença. Embora o zinco diminua os sintomas da gripe, altas doses de zinco podem causar anemia e outros problemas de saúde.

Gostou deste artigo e quer saber mais? Então, clique e leia: Expectorantes caseiros – 10 remédios para aliviar a tosse com catarro

Fontes: Tua Saúde, Minha Vida

Fotos: Pexels

Essa matéria Remédios caseiros para gripe – 15 opções eficientes foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Remédios caseiros para gripe – 15 opções eficientes Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s