Comer muito – Principais riscos para a saúde e como parar

Certamente você já repetiu a refeição ao comer uma comida saborosa, ou até descontou a ansiedade nas ‘gordices’? Mas será que isso é comer muito? Comer em excesso, significa que você está comendo além do ponto de ficar satisfeito. Ou seja, trata-se do consumo de alimentos além das necessidades do corpo ou a ingestão de calorias adicionais às que o organismo precisa. Dessa forma, entre os efeitos colaterais e negativos de comer muito, estão o ganho de peso, distúrbios alimentares e até mesmo desenvolvimento de certas enfermidades.

Portanto, comer de forma exagerada ou compulsivamente é uma preocupação com a saúde à qual vale a pena prestar atenção. Mesmo comer muito ocasionalmente pode ter vários efeitos negativos para o corpo.

Efeitos negativos de comer muito

Comer muito resulta em ganho de peso indesejado

Fonte: Px here

Comer demasiado pode levar a um excesso de calorias ou seja, você consome mais calorias do que queima. Como resultado, este hábito pode levar a um IMC (Índice de Massa Corpórea) alto. Além disso, um estudo demostrou que carboidratos e gorduras fornecem energia ao corpo , mas obter mais desses nutrientes do que o necessário pode levar a um ganho de peso maior do que com alimentos como proteínas magras ou vegetais sem amido.

Comer muito pode confundir os sinais de fome

Fonte: Px here

Alimentos que são ricos em sal, açúcar ou gordura liberam substâncias químicas no cérebro, como a dopamina. Desse modo, com o tempo, você pode começar a desejar mais esses alimentos, mesmo se não estiver com fome. Além disso, estes alimentos também mexem com os hormônios da fome como a grelina (que estimula o apetite) e a leptina (que suprime o apetite). Consequentemente, essa interrupção e confusão nos sinais de fome pode desencadear um ciclo de excessos.

Comer muito pode aumentar o risco de doenças

Comer muito: conheça os principais riscos para a saúde
Fonte: Px here

Exagerar num churrasco no domingo ou num rodízio de pizzas com os amigos provavelmente não causará problemas de saúde a longo prazo. Mas comer em excesso regularmente pode aumentar o risco de doenças relacionadas à obesidade, como doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial ou níveis anormais de triglicerídeos. Ademais, consumir frequentemente alimentos altamente processados ​​e açucarados, pode aumentar o risco de síndrome metabólica. Para esclarecer, a síndrome metabólica é um agrupamento de muitas condições, como pressão alta , açúcar no sangue e níveis anormais de colesterol ou triglicerídeos. Além disso, se não for controlada, a síndrome metabólica pode levar a:

  • Acidente vascular cerebral
  • Doença cardíaca
  • Diabetes tipo 2

Pode afetar o cérebro

Fonte: Px here

Comer muitos alimentos altamente processados ​​e açucarados, não é apenas ruim para o corpo, além de levar à obesidade, também pode afetar o funcionamento do cérebro. Alguns estudos também relacionaram a obesidade à demência em pessoas mais velhas. Portanto, ter obesidade também pode reduzir as habilidades cognitivas, como a memória. Por isso, comer o suficiente para obter uma nutrição balanceada é uma maneira importante de manter o seu cérebro saudável. Por fim, certas gorduras encontradas em alimentos como azeite de oliva, peixes gordurosos, nozes e abacates podem, inclusive, ajudar a prevenir a demência.

Pode causar problemas no estômago, fadiga e hipoglicemia

Fonte: Px here

Outros efeitos negativos de comer além da capacidade do estômago, são enjoos, azia, inchaço e gases. Além disso, muitas pessoas se sentem exaustas após uma grande refeição. Isso pode ser causado por uma queda no açúcar no sangue após comer (também conhecida como hipoglicemia reativa). Isto é, a hipoglicemia reativa pode estar relacionada ao excesso de produção de insulina e, além da sonolência, a baixa taxa de açúcar no sangue tem sido associada a dores de cabeça, aumento da frequência cardíaca e sensação de lentidão, segundo pesquisas.

Pode afetar a saúde mental

Fonte: Px here

Uma grande parte da autoestima está ligada a como você se sente em relação à sua aparência. Por exemplo, se você ganhou peso extra por comer demais, pode não se sentir confiante sobre si mesmo. Com o tempo, isso pode realmente levar a outros quadros como ansiedade, depressão e transtornos alimentares. Por outro lado, livrar-se do excesso de peso pode aumentar a autoestima e melhorar a saúde mental geral.

Como parar de comer em excesso?

Fonte: Px here

Comer alimentos ricos em fibras, comidas saudáveis ​​e abster-se de alimentos processados ​​é uma das opções. Por conseguinte, os hábitos de comer em excesso podem ser reduzidos por meio de um planejamento alimentar adequado, estilo de vida saudável e saúde mental em equilíbrio. Outras alternativas incluem:

  • Comer nos horários corretos;
  • Evitar alimentos processados;
  • Se alimentar com frutas e vegetais frescos;
  • Evite distrações ao comer, como assistir TV, usar o computador ou outros dispositivos eletrônicos;
  • Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
  • Beber água antes das refeições;
  • Planejar suas refeições com antecedência, para montar o cardápio mais saudável possível
  • Manter um diário alimentar para ajudá-lo a perceber quaisquer hábitos positivos ou negativos relacionados à alimentação.

Então, quer saber mais sobre alimentação? Clique e leia: Fontes de proteína – Alimentos para a saúde e funcionamento do corpo

Fontes: Terra, BBC, Sophie Deram, Cuidaí

Fotos: Pxhere

Essa matéria Comer muito – Principais riscos para a saúde e como parar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Comer muito – Principais riscos para a saúde e como parar Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s