Chuveiro elétrico – Como funciona e benefícios deste aparelho

Certamente você já desfrutou de um banho quentinho embaixo de um chuveiro elétrico. Mas já para se perguntar como ele funciona? O processo é bem simples! Para que a água que sai dos chuveiros elétricos seja quente ao cair em nosso corpo, ocorre um processo em que intervém o ar e a energia elétrica. Dentro do aparelho existe uma resistência, que é responsável pelo aquecimento da água. Tudo começa quando abrimos a torneira para acionar a água que para nos canos.

Dessa forma, a pressão da água é muito importante para que tudo aconteça, pois é ela que fará com que o diafragma se mova para acionar mecanicamente um suporte ao qual chega um par de cabos, encarregado de alimentar a resistência que finalmente aquece a água. Dependendo do modelo, é possível controlar a temperatura máxima do chuveiro, mas em geral é regulada de acordo com a vazão e a velocidade da água que passa pela resistência.

Além disso, vale destacar a importância da pressão da água, pois sem ela não há movimento do diafragma, e portanto a resistência não será capaz de aquecer a água. Isso é fundamental para economizar energia, pois quando o chuveiro não está funcionando, não há consumo de energia elétrica.

Controle termostático

Chuveiro elétrico: como funciona e benefícios deste aparelho
Fonte: Portal Eletricista

Você pode ajustar a temperatura de um chuveiro elétrico girando um botão, que geralmente é marcado com uma escala que vai de azul (para frio) a vermelho (para quente). Em chuveiros elétricos básicos, este botão simplesmente ajusta o fluxo de forma que mais ou menos água passe pela resistência.

Ou seja, fazendo com que a água que sai do chuveiro seja mais fria ou mais quente. Por outro lado, em chuveiros modernos, válvulas de equilíbrio de pressão, um tanque de mistura de água embutido e vários termostatos e sensores de fluxo mantêm a temperatura e a pressão da água o mais seguras e estáveis ​​possíveis.

Todavia, isso é uma tarefa difícil, porque a água que entra em um chuveiro elétrico varia muito mais em temperatura e pressão do que você imagina. No inverno, a temperatura de entrada pode cair para alguns graus Celsius, enquanto no verão é muito provável que seja dez graus mais quente. É um verdadeiro desafio para um chuveiro manter um fluxo de água estável e uma temperatura constante durante todo o ano.

Benefícios do chuveiro elétrico

Fonte: Pixabay

Economia de energia

Aquecedores elétricos de tanque armazenam uma certa quantidade de água, que deve ser mantida aquecida para que esteja disponível quando necessário. Passado muito tempo, a água esfria e o aquecedor liga para trazê-la de volta à temperatura adequada. Isso implica um consumo significativo de eletricidade.

Por outro lado, com os chuveiros elétricos isso não acontece, pois o aparelho só consome energia na hora do uso. Como se não bastasse, modelos mais modernos garantem economia de energia de 45% e eficiência energética de 95%. Ou seja, sua conta de luz pode diminuir com a instalação de um chuveiro desses.

Instalação rápida e fácil

Com os chuveiros elétricos o trabalho de instalação é muito fácil e rápido, embora deva ser feito por um eletricista experiente, envolve apenas a realização das ligações elétricas que alimentam o chuveiro e a instalação do aparelho.

Água quente ilimitada

Ter um chuveiro elétrico é dar adeus ao banho gelado depois que a água quente acabou. Para esclarecer, seu funcionamento garante água na temperatura perfeita o tempo todo, a qualquer hora; sem ter que esperar ou tomar banhos rápidos.

Custo-benefício

Ao escolher os chuveiros elétricos basta investir no aparelho e no eletricista que fará a instalação em pouco tempo. Essa facilidade de instalação e custo reduzido fazem do chuveiro elétrico a solução perfeita para quem mora em imóvel alugado, já que não se faz grandes modificações na estrutura da casa. Aliás, se um dia for preciso mudar para outro local pode levar o chuveiro elétrico com você sem maiores problemas.

Durabilidade

Graças ao desenvolvimento tecnológico e aos avanços da engenharia, é possível ter aparelhos duráveis ​​e resistentes, como os chuveiros elétricos. Alguns até possuem resistências feitas em ligas que garantem uma maior vida útil do aparelho.

Como diferenciar chuveiro elétrico de ducha eletrônica?

Chuveiro elétrico: como funciona e benefícios deste aparelho
Fonte: Pixabay

A principal diferença entre um chuveiro elétrico comum e uma ducha eletrônica é que os chuveiros elétricos usam eletricidade para alimentar a resistência que produz água quente. Na maioria dos chuveiros elétricos, esses aspectos são controlados manualmente, no entanto, com chuveiros digitais é mais provável que você use um botão de controle.

Alguns até têm telas e LEDs para que você possa ver exatamente a temperatura da sua água. Ademais, alguns podem ser operados por controle remoto, para que você possa ligá-lo mesmo sem estar próximo do aparelho.

Curtiu este artigo? Então, clique e leia também: Se você deixa o celular no banheiro na hora do banho precisa PARAR com isso

Fontes: Brasil Escola, Mundo da elétrica, Uol

Fotos: Pixabay, Portal Eletricista

Essa matéria Chuveiro elétrico – Como funciona e benefícios deste aparelho foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Chuveiro elétrico – Como funciona e benefícios deste aparelho Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s