Águia – Espécies mais imponentes e populares do mundo

A princípio, a águia sempre foi um animal que representa imponência, força e coragem, provenientes do seu voo majestoso e modo de vida. Além disso, é um grande exemplo de predadora. Por isso, eram constantemente representadas em brasões de famílias nobres, reinos antigos, cidades e em bandeiras.

Ademais, trata-se de uma grande ave de rapina. Ou seja, consiste em uma ave predadora, que caça e se sustenta se alimentando de outros animais. Por exemplo, peixes, raposas, cobras, cervos e coelhos. Assim sendo, elas apresentam boa envergadura das asas, bico curvo e garras afiadas, que contribuem na hora da caça.

Em suma, existe uma variedade acima de 70 espécies, onde 9 delas estão localizadas no Brasil. Por exemplo, a águia buteonina, a pescadora, açore e harpia, entre outras. Entretanto, as mais conhecidas pelo mundo são: a águia-americana e a águia-real.

O que é uma águia?

Casa dos Pássaros

A águia consiste em uma grande ave de rapina. Isto é, trata-se de uma ave predadora, que caça e se alimenta de outros animais. Ademais, pertencem as famílias dos Accipitridae e Pandionidae, que são as mesmas dos gaviões, falcões e abutres. Em suma, como maior parte dos rapinantes, essas aves apresentam boa envergadura das asas, bico curvo e garras afiadas. Além disso, utilizam bastante sua visão apurada para realizar a captura do seu alimento.

Características

GreenMe

As águias convivem em variados habitats ao redor do mundo. Por exemplo, vivendo em desertos, savanas, montanhas ou florestas mais densas. Além disso, existem mais de 70 espécies diferentes pelo planeta Terra, sendo que 9 delas vivem no Brasil. No entanto, as duas águias mais conhecidas são a águia-americana, proveniente da América do Norte, e a águia-real, advinda de todo hemisfério norte. Assim sendo, elas são totalmente exibidas em documentários, filmes ou o que se relacionar com o termo águia.

Por outro lado, por elas apresentarem envergadura das asas, bico curvo e garras afiadas, são excelentes predadoras. Dessa forma, as variedades das espécies de águias se alimentam de diversos animais. Por exemplo, peixes, outras aves, raposas, cobras, cervos, coelhos e macacos. Por fim, as fêmeas costumam ser maiores que os machos.

As principais espécies

1 – Águia Buteonina

Gettyimages

A águia Buteonina é parte das subfamílias buteoninae e sub-buteoninae. No entanto, são conhecidas no Brasil como águia-cinzenta ou águia-serrana. Ademais, elas habitam as savanas, montanhas naturais, campos naturais e rupestres da região centro-oeste, sudeste e sul do Brasil. Além disso, elas caçam em ambientes de vegetação aberta, onde se atiram na presa assim que é avistada. Assim sendo, as principais presas dessa predadora são os tatus, gambás, roedores e serpentes. Por fim, as fêmeas podem chegar a 3 kg e 85 cm de comprimento, tendo envergadura de 1,80 metros.

2 – Águia pescadora

Gettyimages

A águia pescadora (Pandion haliaetus), consiste em uma das poucas aves de rapina migratórias do Brasil. Isto é, ela é originária da América do Norte, e aparece no país entre os meses de setembro e abril. Logo, ela pode ser encontrada em qualquer região do Brasil, mas principalmente em locais que apresentam lagos, rios e áreas costeiras.

Por outro lado, elas são a única espécie da família Pandionidae, se diferindo das outras águias em diversos aspectos morfológicos e genéticos. Desse modo, apresentam dedos espinhosos e reversíveis, adaptados para a pesca, e possuem válvulas nasais, que impedem a entrada da água nas narinas quando mergulham. Ademais, as fêmeas podem atingir 2 kg, 60 cm de comprimento e envergadura de até 1,70 metros.

3 – Águia açore

Gettyimages

No Brasil, o grupo de águias açore é representado por três espécies: o gavião-de-penacho, gavião-pato e o gavião-pega-macaco. Entretanto, mesmo sendo chamados de gaviões no Brasil, trata-se de águias autênticas. Ademais, fazem parte da subfamília Aquilinae. Em síntese, apresentam asas mais curtas e largas, além de uma grande cauda, que contribui na aerodinâmica a voos ágeis. Além disso, essa ave é comumente encontrada em florestas, e quase nunca é vista em áreas áridas do nordeste ou nos pampas gaúchos. Por fim, normalmente se alimentam de outras aves, como papagaios e tucanos, e de pequenos mamíferos, como esquilos e gambás.

4 – Harpia

Gettyimages

A águia harpia, também conhecida como águia-real, é considera a maior e mais poderosa do mundo. Pois, as fêmeas podem chegar a pesar 9 kg, e ter 100 cm de comprimento e uma envergadura de até 2 metros. Além disso, suas garras são maiores que a do urso-pardo, tendo até 7 cm de comprimento. Ademais, são da subfamília Harpiinae, apresentando asas largas, cauda grande, tarsos curtos e grossos, e garras bem desenvolvidas. Por isso, é uma predadora especialista em caçar macacos, veados, bichos-preguiça, cobras e tatus. Por fim, é acostumada em viver em ambientes florestais, como na região amazônica ou trechos da Mata Atlântica.

5 – Águia-de-cabeça-branca

Gettyimages

A águia de cabeça branca trata-se de uma ave simbólica do escudo norte-americano, de onde é originada. Ademais, ela também é conhecida como águia careca, apresentando penas brancas na parte da cabeça, em contraste com o restante escuro do corpo. Por outro lado, ela pode chegar a medir até 2 metros e pesar 2,5 kg. Mas também, pode chegar até os seus 60 anos de vida.

6 – Imperial oriental

Ebird

A águia imperial oriental é encontrada em seu habitat natural nos territórios da Ásia, Europa Oriental e África Oriental. Entretanto, também é possível que ela seja encontrada pelas montanhas austríacas e em Chipre. Em suma, essa predadora apresenta tom esbranquiçado na ponta de sua causa. Por outro lado, ela é bastante confundida com a águia dourada, mas é menor e apresenta esse detalhe diferencial em sua cauda.

7 – Escudeira

Getttyimages

A águia escudeira é uma predadora própria da América do Sul, vivendo nas alturas rochosas do Peru e do Chile. Ademais, apresenta penas de cores suavemente acinzentadas, por todo o corpo, menos na área ventral. Além disso, ela mede 80 cm e 1 metro de envergadura, tendo um voo único de passos curtos e cauda alta. Por outro lado, sua alimentação é voltada para a caça de cobras, roedores e pequenos animais.

8 – Águia-de-crista

Pinterest

A águia de crista é conhecida por apresentar uma plumagem que surge em sua cabeça. Ademais, também é denominada como harpias menores ou águias moñudas. Em suma, é tipicamente encontrada na América Central e América do Sul. Porém, também pode alcançar o norte da Argentina.

9 – Águia de Verreaux

Gettyimages

A águia de Verreaux inspirou diversos poetas subsaarianos e árabes do sul. Ademais, elas apresentam penas quase totalmente pretas e brilhantes, tendo uma linha branca na forma de V nas costas. Normalmente, põem entre um a dois ovos e os filhotes nascem após 45 dias de incubação.

10 – Imperial ibérica

Gettyimages

A águia imperial ibérica se distingue por possuir um pelo branco na parte superior das asas e ombros, em contraste com as penas castanhas escuro no restante do corpo. Em síntese, essa espécie adulta pode chegar a pesar entre 3 kg e 3,5 kg. Além disso, as fêmeas são bem maiores que os machos, como de costume das outras águias.

11 – Coroada

Gettyimages

Considerada como uma das águias mais elegantes do mundo, a águia coroada possui uma exuberante plumagem acinzentada. Ademais, ela pode ser encontrada na África subsaariana.

12 – Steller

Gettyimages

Á águia steller é nativa do Japão, Coréia e norte da China. Ademais, tem como alimento preferido o salmão, dessa forma costumam caçá-lo em pleno voo ou em algumas ocasiões, mergulha na água para pegá-lo. Por fim, possui um grande bico laranja e um andado curvado, o que torna essa espécie predadora tão original.

13 – Águia filipina

Gettyimages

Essa espécie vive nas selvas das Filipinas, pode pesar até 7 kg e viver até os 60 anos. Ademais, tem como alimento preferido lêmures, macacos, cobras e algumas espécies de aves.

14 – Águia de Harris

Gettyimages

Essa espécie de águia pode ser encontrada desde o sudoeste dos Estados Unidos até a Argentina. Ademais, se trata de uma espécie de médio porte comparada a outras águias. Outra característica que as diferencia das outras é o fato de terem penas arredondadas com linhas brancas na ponta da cauda.

15 – Águia-solitária

Gettyimages

Também conhecida como Urubitinga solitária, essa ave vive no norte do Brasil, nas florestas montanhosas de Roraima. Ademais é uma ave predadora grande, medindo entre 65 a 75 cm de comprimento e envergadura de 157 a 180 cm, podendo pesas até 3 kg. Além disso, possuiu plumagem cinza-chumbo e gosta de caçar serpentes, lagartos e outros pequenos animais vertebrados.

Em suma, a águia é um animal predador que chama a atenção por sua imponência e beleza, além de ser usada como símbolo e ter grande importância no equilíbrio do meio ambiente.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Significado de Águia – Simbolismo culturais e espirituais associados a ave. 

Fontes: Escola Britannica, Aves de Rapina Brasil, Info Escola, Meus Animais

Imagens: Govinda, Casa dos Pássaros, GreenMe, Gettyimages, Ebird, Pinterest

Essa matéria Águia – Espécies mais imponentes e populares do mundo foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Águia – Espécies mais imponentes e populares do mundo Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s