Ficar vermelho de vergonha – Causas e quando torna-se prejudicial

Ficar vermelho de vergonha é algo extremamente normal e recorrente no cotidiano de algumas pessoas, principalmente as mais tímidas. Ademais, diversas situações podem deixar as pessoas envergonhadas, resultando nas bochechas avermelhadas. Por exemplo, ao falar em público, receber elogios, dar entrevistas, entre outras.

Entretanto, essa vermelhidão repentina das bochechas podem acabar gerando algum incômodo para muita gente. Mas também pode ser benéfico em alguns casos. Isto é, acabam sendo considerados pelos outros como pessoas mais confiantes e generosas.

Em suma, quando as pessoas se sentem envergonhadas, o cérebro interpreta a situação como uma ameaça à vida. Dessa forma, o organismo é preparado para luta ou fuga, através do hormônio da adrenalina. Logo, ela induz diversas reações no corpo que ocasionam a vermelhidão em algumas partes do corpo, principalmente no rosto.

Ficar vermelho de vergonha

IBC Coaching

Ficar vermelho de vergonha é algo que aflige muitas pessoas diariamente. Em síntese, essa vermelhidão surge quando as pessoas se sentem envergonhadas, podendo ser acarretada por vários fatores. Por exemplo, ao ter que falar em público na frente de várias pessoas, ou quando você fala com a pessoa que você está paquerando a algum tempo. Além disso, quando você paga algum mico e as pessoas riem de você, ou quando acaba recebendo elogios, também podem fazer você ficar vermelho de vergonha.

Como acontece?

Vix

Ficar vermelho de vergonha, também chamado de ruborização, consiste em um comando do sistema nervoso simpático. Ou seja, é uma reação involuntária, que acontece naturalmente quando as pessoas se sentem envergonhadas ou constrangidas. A princípio, o cérebro interpreta essas situações como uma ameaça à nossa vida. Desse modo, o corpo se prepara para estado de luta ou fuga, através da liberação do hormônio adrenalina.

Em resumo, a adrenalina acelera a respiração e o batimento cardíaco, dilata as pupilas e retarda o processo digestivo direcionando a energia para os músculos. Assim sendo, ela induz à compressão dos vasos sanguíneos periféricos, como os do rosto, enchendo os músculos de sangue.

Além disso, devido os vasos estarem comprimidos, a circulação do sangue diminui, deixando o rosto com aspecto pálido. No entanto, quando o cérebro capta esta informação, os vasos sanguíneos se relaxam. Por isso, o rosto se enche de sangue rapidamente provocando a vermelhidão.

Ademais, existem outras causas que levam a bochecha a ficar avermelhada. Por exemplo, ingerir bebidas alcoólicas. Contudo, os cientistas ressaltam que não se pode confundir esse hábito com a fobia social. Pois, essas sofrem um distúrbio que as deixam apavoradas com a ideia de ir a festas ou eventos sociais, evitando qualquer tipo de contato social.

Pontos positivos e negativos de ficar vermelho de vergonha

Super AbrilFicar vermelho de vergonha pode acarretar consequências positivas e negativas. Primeiramente, os pontos negativos consistem no medo que as pessoas têm que as outras descubram o seu embaraço, ou inseguranças. Além disso, também temem que os outros notem suas imperfeições ou que o constrangimento se torne ainda maior.

Por outro lado, esse problema envolve muitos pontos positivos. Por exemplo, psiquiatras afirmam que ficar vermelho de vergonha serve como um regulador social. Isto é, evita os excessos que levariam a sociedade a um verdadeiro caos. Além disso, pessoas que ficam facilmente envergonhadas e coram o rosto, são consideradas mais confiáveis pelos outros, além de serem mais generosas. Por fim, é considerada uma assinatura emocional das pessoas em quem se pode confiar, sendo também uma característica positiva nos negócios e vida amorosa.

Porém, caso a timidez gerada por esses constrangimentos ocasione uma inibição excessiva, é necessário recorrer a ajuda de um especialista. Antes que se transforme em uma fobia.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Situações constrangedoras – Como evitar passar vergonha nesses momentos.

Fontes: Fio Cruz, Minha Vida, Brasil Escola

Imagens: Blasting News, IBC Coaching, Super Abril, Vix

Essa matéria Ficar vermelho de vergonha – Causas e quando torna-se prejudicial foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Ficar vermelho de vergonha – Causas e quando torna-se prejudicial Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s