Características do outono, quais são? Principais diferenças entre os hemisférios

O outono é uma das quatro estações do ano, começando após o verão e antecedendo o inverno. Por isso, é considerada como uma estação de transição. Dessa forma, as características do outono se assemelham com as do verão e do inverno.

Portanto, nessa época a temperatura e a chuva começa reduzir gradualmente, assim como o tempo de luz diária, deixando o clima mais seco. Além disso, é a época do ano em que as folhas e os frutos começam a cair, o que significa que é um período de colheitas. Por isso, o outono é conhecido como a estação das frutas.

No Hemisfério Sul, o outono tem início entre os dias 20 e 21 de Março e acaba entre 20 e 21 de Junho. Enquanto que, no Hemisfério Norte se inicia entre os dias 22 e 23 de Setembro, região onde a estação é mais sentida devido à vegetação temperada. Ademais, a chegada da estação do outono é marcada pela presença do equinócio de outono, tanto no Hemisfério Sul, quanto no Hemisfério Norte. Consequentemente, os dias ficam mais equilibrados, ou seja, o dia e a noite possui o mesmo tempo de duração.

Curiosamente, nessa época as folhas das plantas começam a cair, isso ocorre por conta da estratégia de sobrevivência das plantas. Pois, ao perderem as folhas elas poupam energia e se protegem do inverno que se aproxima. No entanto, no Brasil as características do outono são mais amenas. Porém, o clima fica mais seco devido à redução das chuvas, a umidade relativa do ar diminui e aumenta a ocorrência de nevoeiros. Mas, no Brasil, o outono também é a estação das frutas.

Quando começa o outono?

Uol

O começo da estação de outono pode variar de acordo com a localização do Hemisfério. Dessa forma, no Hemisfério Sul, também conhecido como outono astral, se inicia entre os dias 20 e 21 de Março e termina entre os dias 20 e 21 de Junho. Enquanto que, no Hemisfério Norte, o outono boreal se inicia entre os dias 22 e 23 de Setembro e termina entre os dias 21 e 22 de Dezembro.

Além disso, a data de início da estação, também marca o início do equinócio, período em que os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz solar. Por isso, o dia e a noite possui a mesma duração de tempo. Curiosamente, sempre que é outono no Hemisfério Norte, é primavera no Hemisfério Sul e vice-versa.

Quanto ao equinócio, ele representa o momento em que os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador. Dessa forma, a luminosidade é distribuída uniformemente entre os Hemisférios Norte e Sul.

Características do outono

Revista Menu

Uma das principais características do outono é diminuição das temperaturas e das chuvas e o aumento dos ventos que ficam mais fortes. Pois, o outono é uma estação de transição entre o verão, que é quente e chuvoso, para a do inverno, que é fria e seca. No entanto, a intensidade dessas variações é sentida de maneira diferente dependendo das tipologias climáticas de cada região do planeta. Ademais, há a diminuição da umidade relativa do ar e o aumento de ocorrência de nevoeiros.

Inicialmente, na estação do outono, os dias e as noites possuem a mesma duração, ou seja, cada um dura 12 horas. No entanto, a medida que o outono avança e se aproxima do inverno, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas.

Outra característica do outono é a queda das folhas da vegetação em espécies de caducifólias, principalmente em regiões de climas subtropicais e temperados. Pois, com a menor disponibilidade de água, as plantas perdem suas folhas. Isso ocorre como uma forma de preservar suas energias e reservas de água, para evitar que ocorra a evapotranspiração durante o inverno. Também é uma estação conhecida pela grande produção de frutas.

Por fim, o outono é conhecido pela transformação na vegetação, onde a folhagem adquirem tons amarelados e avermelhados, isso acontece devido à redução da incidência de luz solar e a diminuição da produção de clorofila.

Hemisfério Norte

Next Seguros

As características do outono no Hemisfério Norte são mais acentuadas, principalmente nos territórios localizados entre os Trópicos de Câncer e o Círculo Polar Ático. Chamado de Zona Temperada do Norte, onde as quatro estações do ano são bem definidas. E que fazem parte a Europa, América do Norte e Ásia. Ademais, o outono tem a duração de aproximadamente três meses, sendo que o término da estação é marcado pelo solstício de inverno.

Uma incomum característica do outono na Europa e nos Estados Unidos é a ocorrência de um fenômeno climático conhecido como indian summer (verão indiano). Pois, durante o fenômeno, há um aumento anormal das temperaturas médias para a estação, criando um tipo de veranico. Além disso, há o aumento da nebulosidade e índices de chuva à medida que o inverno se aproxima. Inclusive, em alguns países, é comum que a primeira neve caia ainda no outono.

Hemisfério Sul

Uol

No Hemisfério Sul a estação do outono é chamada de outono austral, sendo que seu final é marcado com o início do solstício de inverno. Ademais, uma das principais características do outono no Hemisfério Sul é a gradual diminuição das temperaturas, que se intensificam a medida que o inverno se aproxima. Enquanto que a vegetação tende a amarelar e perder suas folhas.

Por fim, as regiões no Hemisfério Sul que vivenciam o outono de forma mais acentuada estão localizados entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Denominado de Zona Temperada do Sul, que engloba alguns países americanos, africanos e da Oceania. Também é comum a ocorrência de um fenômeno climático em alguns países, conhecido como veranico de Maio, onde ocorre o aumento anormal das temperaturas médias para a época.

Características do outono: Brasil

Conhecimento Científico

O Brasil está localizado, quase sua totalidade, no Hemisfério Sul, zona de climas Equatoriais e Tropical. Por isso, as características do outono são mais sentidas nas regiões mais distantes da Linha do Equador, ou seja, nas regiões do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Isso ocorre por sofrer menos influência do clima Equatorial.

Dessa forma, nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, as temperaturas sofrem uma queda no meio da estação, com variações entre 12° C e 18° C. No entanto, em regiões serranas a temperatura pode chegar a 10° C.

Isso ocorre devido à entrada de massa de ar frias oriundas do Polo Sul e com fim da estação, há o fim das chuvas e o aumento dos ventos com a chegada do inverno. Ademais, na região Sul do Brasil, por se tratar de um clima subtropical, além da queda da temperatura é comum ocorrer a frutificação das plantas. Por isso, o outono é considerado a estação das frutas.

Já nas regiões Norte e Nordeste do Brasil as temperaturas são altas para a época, variando entre 22° C e 32° C, da mesma forma, o índice de chuvas é mais elevado do que no restante do país. Isso, devido à influência da Linha do Equador.

Uol

Por fim, com o final do verão e chegada do outono, as temperaturas e as chuvas diminuem, com isso, as frutas estão no ponto de colheita. Dessa forma, é mais comum nessa época encontrar frutas como abacate, carambola, caqui, goiaba, laranja, limão, mamão, maracujá, melão, mexerica, entre tantas outras.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Solstício, o que é? Como, quando e porque ele ocorre.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, Prepara Enem

Imagens: Conhecimento Científico, Uol, Revista Menu, Next Seguros

Essa matéria Características do outono, quais são? Principais diferenças entre os hemisférios foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Características do outono, quais são? Principais diferenças entre os hemisférios Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s