Emoji e emoticon, o que são? Origem, características e diferenças

No geral, emoji e emoticon são ferramentas da comunicação digital, ou seja, das conversas em texto na internet. Entretanto, nem todas as pessoas conhecem a diferença entre os dois, assim como suas origens e características.

Basicamente, define-se emoji e emoticon como ícones gráficos, ou pictogramas, para a representação de emoções via texto. Nesse sentido, esses símbolos servem para personalizar a comunicação na internet, intermediada por máquinas e aparatos tecnológicos.

Mais ainda, esses ícones gráficos são famosos nas redes sociais, como Facebook e Instagram. Além disso, estão presente em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e até o próprio SMS.

Diferenças entre emoji e emoticon

Ainda que muitos entendam esses dois como sinônimos, por causa das semelhanças em aparência e função, o emoji e emoticon possuem construções diferentes. De modo geral, enquanto os emoticons são ícones gráficos feitos com caracteres do teclado, o emoji é a representação gráfica provenientes de uma biblioteca pronta.

Ou seja, os emoticons são criados com símbolos enquanto os emojis são imagens pré-existentes de uma base de dados. Geralmente, o emoji e emoticon encontram-se embutidos no sistema operacional de um dispositivo eletrônico ou presentes em aplicativos, majoritariamente no espaço do teclado de cada aparelho celular.

Entretanto, cada sistema operacional pode ter seu próprio estilo para representação dos emojis. O principal exemplo, nesse caso, são as diferenças entre emojis da Android e do iOS, comuns em aparelhos da Apple.

Emoji e emoticon, o que são? Origem, características e diferenças
Diferença entre os emojis do Android (esquerda) e iOS (direita) – Fonte: Tech Tudo

Origem dos emoticons

O emoticon surgiu por acaso, como obra de Scott Fahlman, professor de Ciência da Computação, em 1982. Na época, o professor fazia parte de uma plataforma de mensagens online rudimentar, que não tinha ferramentas como o emoji e emoticon.

No entanto, o grupo havia sido criado por colegas do departamento de Física da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, onde Fahlman trabalhava. Nele, costumava-se ter discussões sobre enigmas científicos, de modo que outros grupos engajassem para respondê-los com suas próprias habilidades.

Entretanto, um dia foi enviado o seguinte desafio: “Um elevador tem uma vela acesa presa na parede e uma gota de mercúrio do chão. O cabo do elevador se rompe e ele cai, então o que acontece com a vela e o mercúrio?”.

Em contrapardida, outro colega respondeu, com um tom de brincadeira “Atenção! Devido a um experimento de Física recente, o elevador mais à esquerda está contaminado com mercúrio. Há também um dano superficial causado por fogo, mas a descontaminação deve ser concluída até 8h de sexta-feira.”

No entanto, as mensagens irônicas foram levadas à sério. Ou seja, muitos participantes do grupo acreditaram que de fato estava havendo uma contaminação de mercúrio no departamento.

Após a resolução do mal entendido, os usuários da plataforma passaram a sugerir símbolos para caracterizar quando o conteúdo era brincadeira ou sério. Neste momento, o professor Scott Fahlman sugeriu o ícone “:-)” para identificar mensagens de brincadeira, mas também o “:-(” para mensagens sérias.

Emoji e emoticon, o que são? Origem, características e diferenças
Mensagem que deu origem ao primeiro emoticon, o Smiley – Fonte: Tech Tudo

Difusão do emoticon

No princípio, o smiley tornou-se popular principalmente na Universidade Carnegie Mellon, mas espalhou-se em outras instituições eventualmente. Além disso, empresas conectadas à rede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que precedeu a internet atual, também popularizaram esse símbolo em seus produtos.

Entretanto, esse ícone gráfico só foi chamado de emoticon posteriormente à sua popularização. A princípio, todos eram limitados ao nome do primeiro emoticon, o smiley.

Conhecidos como a origem dos pictogramas modernos, o emoticon esteve presente nos primórdios dos aplicativos de mensagem, como o MSN. Nesse sentido, são importantes ferramentas para entender a comunicação no meio digital, mas também a publicidade e outras áreas onde hoje o emoji e o emoticon estão presentes.

Fotografia do professor Scott Fahlman e o primeiro emoticon ao fundo
Scott Fahlman, criador do primeiro emoticon – Fonte: Wired

Origem dos emojis

Por outro lado, os emojis surgiram no Japão na década de 90, e foram concebidos pelo também japonês Shigetaka Kurita. Na época, ele trabalhava para a NTT DoComo, maior empresa de telefonia celular do país, mas diferentemente do emoticon, o emoji surgiu como uma estratégia mercadológica.

Resumidamente, a concepção do emoji se deu durante a difusão dos pagers como o principal aparelho de comunicação. Ainda nessa época, o crescente número de adolescentes adotando os pagers chamou a atenção de Kurita, que então criou o emoji de coração em 1995, para deixar as mensagens mais personalizadas.

Dessa forma, conseguiu-se atrair a atenção desse público em específico para a NTT DoComo no Japão, alavancando a empresa no mercado de telecomunicações da época. Entretanto, a empresa resolveu abandonar os símbolos para adequar os dispositivos ao público empresarial e de negócios.

Eventualmente, o público adolescente migrou para a marca rival Tokyo Telemessage, mas Kurita carregou seu projeto dos emojis adiante em sua carreira. Nesse sentido, em 1998, o inventor do emoji integrou o coração criado para a DoComo à PocketNet, o primeiro celular com internet do mundo, com foco no mercado americano.

Nessa integração, Kurita reuniu sua equipe e criou um conjunto de 176 imagens de 12×12 pixels para expressar emoções humanas. Entre os símbolos criados nesse período estava presente a expressão de raiva, cansaço, mas também felicidade e enjôo.

Fotografia do inventor dos primeiros pictogramas modernos
Shigetaka Kurita, o inventor dos emojis – Fonte: CNN

Características do emoji e emoticon

Emoji é uma palavra de origem japonesa, assim como os próprios pictogramas. Nesse sentido, e significa imagem e moji significa letra em japonês, ou seja, esses pictogramas podem transmitir sentimentos ou até palavras completas.

Em sua maioria, os emojis são símbolos 2D com sobreposição de elementos para detalhamento. Em outras palavras, são imagens sem profundidade, mas com a presença de camadas e contornos para diferenciação quanto às emoções que representam.

Apesar de terem surgido com o mesmo tom amarelo de base, atualizações de sistemas operacionais têm diversificado as opções de cor e detalhes dos emojis. No geral, essa ação surge para aumentar a identificação com os símbolos, facilitando a comunicação mediada por aparelhos tecnológicos.

Ademais, em 2015 a popularidade do emoji foi consolidada por meio da escolha desse termo para palavra do ano. A seleção, realizada pelo Dicionário Oxford, se deu por conta da significância cultural dos emojis, reforçando a influência desses ícones gráficos na comunicação moderna.

Por outro lado, emoticon é a junção das palavras inglesas emotion (emoção) e icon (ícone), ou seja, um ícone de emoção. Ademais, os emoticons são feitos com sinais de pontuação, mas também números e caracteres especiais presentes nos teclados. Apesar de serem considerados mais rústicos, esses ícones pioneiros ainda são utilizados em diferentes plataformas.

Além disso, novos emoticons e continuam sendo descobertos, apesar do tempo de seu surgimento nas telecomunicações. No geral, isso acontece com as atualizações dos teclados, mas também por meio das inovações dos próprios usuários.

E ai, gostou de conhecer sobre o emoji e emoticon? Então leia sobre o Primeiro computador – origem e história do famoso ENIAC.

Fontes: TechTudo | Significados | Tec Mundo | Diferença | Rock Content

Imagens: Pexels | TechTudo | Wired | CNN

Essa matéria Emoji e emoticon, o que são? Origem, características e diferenças foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Emoji e emoticon, o que são? Origem, características e diferenças Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s