O que significa crush? Origem, usos e exemplos dessa expressão popular

Quem está na internet provavelmente já leu a expressão crush em algum lugar, mas será que você sabe o verdadeiro significado dessa expressão? Para entender o que significa crush, é preciso colocar um pé no inglês e o outro no português.

De forma resumida, a palavra em inglês significa principalmente colidir e esmagar. Porém, esse termo pode apresentar outros significados e usos, como o de arrasar, chocar ou sentir algo por uma pessoa.

Por outro lado, no português, a expressão crush está relacionada a uma paixão repentina ou platônica. Ademais, refere-se ao sentimento de afeto a uma pessoa que não se tem, necessariamente, um relacionamento. Ou seja, pode se referir a uma queda por outra pessoa, como a expressão em inglês sugere.

Como uma gíria da internet, essa palavra está presente no cotidiano, mas tem muitos usos de acordo com o contexto da conversa. De modo geral, compreender a sua origem facilita compreender o que significa crush atualmente.

O que significa crush? Origem, usos e exemplos
Fonte: Dicio

Origem da expressão

Como uma expressão relacionada à internet, é difícil estabelecer um ponto específico para a sua origem. Na medida que os usuários interagem com pessoas de outros lugares do mundo, mas também consomem conteúdos internacionais, é natural que as expressões fluam entre culturas.

Entretanto, é possível encontrar possíveis origens, principalmente por meio dos memes. Nesse sentido, um vídeo brasileiro divulgado em 2017 transformou-se em um meme e popularizou a expressão na internet.

Ainda que a maioria das pessoas não soubessem o que significa crush, a difusão do vídeo em redes sociais auxiliou a sua entrada no linguajar popular. Em síntese, a youtuber Nicks Vieira gravou um vídeo criando um rap sentimental sobre um crush, ou seja, uma pessoa que ela gostava, mas que não a dava atenção.

Além disso, a ideia do vídeo foi sugestão de uma seguidora, mas a tornou-se um marco na internet, tendo mais de 15 milhões de visualizações atualmente. Confira ao vídeo:

Como o termo é usado no português

Não há um manual de regras para falar crush, mas é sempre importante estar atento ao significado e contexto em que essa palavra é utilizada. Ou seja, essa gíria é fluída como a linguagem informal e oral, podendo ser utilizada de maneira cômica ou casual em conversas.

No geral, utiliza-se a palavra crush para se referir a uma pessoa que se gosta, sem necessariamente citar o seu nome. Desse modo, essa expressão ainda pode ser usada para mandar indiretas nas redes sociais ou conversar de forma particular entre amigos, principalmente por não revelar a identidade da pessoa em questão.

Por outro lado, também é comum utilizar essa expressão para se referir aos amores platônicos, ou às pessoas com a qual não se tem um relacionamento formal. Entretanto, é possível chamar de crush a pessoa com quem alguém acabou de começar um relacionamento, principalmente por ser recente.

Como uma palavra da internet, o que significa crush pode variar de acordo com o uso da expressão. Frases como “Tenho crush naquela pessoa” ou “Hoje encontrei o meu crush no supermercado” são um dos vários exemplos possíveis.

Desse modo, a palavra crush pode ser substantivo ou adjetivo em uma frase, mas o significado permanece. Ademais, para referir-se ao plural de crush, sugere-se o uso da expressão crushes.

O que significa crush? Origem, usos e exemplos
Foto: Dziana Hasanbekava/Pexels

O que significa crush em inglês e outros usos

No inglês, a palavra crush apresenta diferente significados, além dos apresentados anteriormente. Nesse sentido, é importante considerar o contexto em que está sendo utilizada, assim como a frase completa para entender melhor o que significa crush.

Sendo assim, o termo crush pode significar esmagar, tratando sobre algo que foi esmagado ou amassado de alguma forma. Como exemplo, pode ser usado a frase “His car was crushed by this lamplight.” / “O carro dele foi esmagado por esse poste de luz”.

Por outro lado, a palavra crush pode significar arrasar, no sentido de ser verdadeiramente incrível. Por exemplo, na frase “Melissa is crushing in her presentation.” / “A Melissa está arrasando nessa apresentação.”

Mais ainda, pode-se usar crush para falar sobre algo chocante, de forma positiva ou negativa. Para exemplificação, a frase “She was crushed when the school closed.” / “Ela ficou chocada quando a escola fechou”

Além disso, essa expressão no inglês está presente em jogos de celular como o Candy Crush. Por ser um jogo onde o usuário deve unir doces iguais e fazê-los desaparecer, o nome resume o ato de esmagar (crush) os doces (candy). Desse modo, o próprio nome explica o funcionamento do jogo.

E ai, gostou de aprender sobre o que significa crush? Então leia sobre O que é um desenho animado? Origem, artistas e principais personagens.

Fontes: Dicio | EducaMais Brasil | Wizard | Dicionário Popular | Inglês na Ponta da Língua | Significados

Imagens: Pexels | Dicio | Pexels

Essa matéria O que significa crush? Origem, usos e exemplos dessa expressão popular foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O que significa crush? Origem, usos e exemplos dessa expressão popular Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s