O que é geek? Origem do termo e evolução da definição na história

Por definição, entender o que é geek está muito próximo de entender o que é nerd. Isso porque as duas palavras buscam falar sobre pessoas com uma dedicação intensa a conhecimentos específicos, geralmente ligados a ciência e tecnologia.

Em inglês, o termo está diretamente associado a pessoas que tem apreço e interesse por novidades de tecnologia, internet e informática. Dessa maneira, está associada à definição de nerd, mas com a diferença da aceitação social.

Se por um lado os nerds são apontados como pessoas com problemas de relações sociais, os geeks costumam ser encarados com menos conotações negativas. As definições dos dois termos, no entanto, se cruzam em vários momentos.

Origem da palavra geek

O que é geek - origem do termo e evolução da definição na história
AZ Martinique

Apesar de estar relacionado a tecnologias modernas, o nome geek surgiu muito antes do surgimento desses avanços. Ainda na segunda metade do século XIX, na Europa, o termo já era utilizado.

Originalmente, a palavra era grafada como “geck” (bobo), em inglês, ou “gek” (louco, bobo), em alemão. A princípio, os gecks eram os loucos que viviam nas ruas, mas com o tempo eram também os artistas que se apresentavam em locais públicos. Uma vez que faziam performances cada vez mais bizarras – como arrancar cabeças de galinha com os próprios dentes, por exemplo – receberam o mesmo nome.

Somente a partir de meados de 1990, com a popularização da internet, o termo passou a ganhar novos sentidos. De acordo com os dicionários de inglês modernos, um geek é um especialista ou entusiasta em assuntos de tecnologia. Em alguns conceitos mais amplos, a tecnologia não é uma exigência da definição, considerando apenas o interesse em algum tipo de tema específico.

Popularização

O que é geek - origem do termo e evolução da definição na história
Cliq

Se por algum tempo, o geek estava associado a conotações pejorativas, hoje em dia o termo tem melhor aceitação. Na verdade, especialmente em ambientes em que se discute tecnologia e cultura pop, pode ser sinônimo de status e influência.

De acordo com um levantamento feito pelo site Omelete, em 2014, o público geek lidera segmentos de consumo e dita tendências que serão copiadas pelo grande público nos anos seguintes. Na época, por exemplo, somente 50% dos entrevistados tinha assinatura de algum serviço de streaming – como Netflix -, número pequeno se comparado com hoje em dia.

Além disso, cerca de 94% do público do cenário geek declarou fazer compras na internet. Para se ter ideia, números da mesma época para a média do Brasil era de apenas 20%.

Diferentes tipos de geek

O que é geek - origem do termo e evolução da definição na história
Geek Art

Computador e tecnologia

Esses podem ser considerados os “pais” da definição de geek. Possuem interessem em acompanhar novidades de mercado de tecnologia e se dedicam a estudar aspectos técnicos, como performance e processamento das máquinas. Se o assunto é avanço tecnológico, esse é o grupo que dita as tendências.

Games

Pode-se dizer que os entusiastas de games são um nicho ainda mais específico dentro dos fãs de tecnologia. Isso porque se dedicam tanto ao lançamento e novidades de games no mercado, como nas tecnologias utilizadas por consoles e PCs especializados em rodar os jogos com o mais alto desempenho.

Fantasia e ficção

Diferente dos apaixonados por tecnologias, esses preferem um tipo de hobby mais tradicional. Isso não significa que não acompanham novidades, mas geralmente se dedicam a uma parte da cultura pop ligada a livros, seja em romances, ilustrados ou mesmo com jogos de RPG. Com o tempo – e com as adaptações dessas tramas para cinema e TV – parte do interesse acabou se mesclando com esses outros grupos.

Séries de TV

Parte desse grupo está bem próximo aos fãs de fantasia e ficção, mas a verdade é que o volume atual de produção de séries é tão grande, que é possível definir um nicho específico só para esses fãs. No passado, dependiam da internet e dos downloads piratas para alimentar o hobby, mas os serviços de streaming da atualidade ajudaram a popularizar o acesso ao conteúdo.

Animes e mangás

Esse tipo de geek seria praticamente o mesmo dos dois anteriores, não fosse por um simples detalhe: seu maior interesse são produções feitas no Japão. Seja na forma de desenhos ou quadrinhos, eles sabem tudo que é tendência no País do Sol Nascente.

Música

Por algum tempo, o geek de música era muito associado aos fãs de metal, conhecidos por hábitos específicos, como cabelos longos e roupas pretas. No entanto, cada vez mais existem outros nichos com dedicação a gêneros específicos, do rock ao k-pop.

Geek vs. Nerd

O que é geek - origem do termo e evolução da definição na história
tubefilter

As definições de geek e nerd são muito próximas, especialmente no Brasil. Ainda que nos países de língua inglesa seja um pouco mais evidente a diferença entre os termos, por aqui eles foram importados praticamente juntos, criando muita similaridade e interseção de definições.

Em 2013, o engenheiro de software Burr Settles tentou diferenciar os dois termos por meio de uma pesquisa feita no Twitter. Ele fez uma análise de 2,3 milhões de postagens para entender os tipos de associações feitas com as duas palavras.

Segundo a pesquisa, o nome nerd estava mais relacionado a temas do conhecimento, como violoncelista, capítulo, bioquímica, seminário, Harvard, física, matemática, biologia e neurociência. Por outro lado, geek esteve mais presente em pautas de tecnologia e tendências, incluindo cultura, documentários, webcomics, iPod e Unix.

A pesquisa também percebeu que alguns temas eram comum entre os dois grupos, como videogame, Vingadores, óculos, Star Wars, cosplay, Macbook e Raspberry Pi, por exemplo.

Fontes: TecMundo, Significados, Canal Tech, Oficina da Net

Imagens: Days of the Year, AZ Martinique, Geek Art, Cliq, tubefilter

Essa matéria O que é geek? Origem do termo e evolução da definição na história foi criada pelo site Segredos do Mundo.

O que é geek? Origem do termo e evolução da definição na história Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s