Meme Stonks – Origem da brincadeira que viralizou na internet

Para quem não sabe, “stonks” é um erro ortográfico intencional da palavra “stocks” ou ações em português. O meme começou como uma imagem de reação online para zombar de más decisões financeiras, ou seja, de pessoas que não sabem gerenciar o próprio dinheiro.

De acordo com diversos sites, “stonks” surgiu em 5 de junho de 2017 na página do Facebook Special Meme Fresh. Essa fanpage postou uma foto apresentando seu personagem “Meme Man” em frente a uma imagem que representa o mercado de ações, com a legenda “stonks”.

A imagem de um homem de negócios genérico com uma cabeça renderizada em 3D em pé na frente de um painel de valores com uma seta gigante apontando para cima, tornou-se um modelo popular para piadas irônicas sobre as decisões financeiras.

O meme stonks inevitavelmente evoluiu para o meme “not stonks”, que usa o mesmo modelo, exceto que Meme Man está carrancudo e todos os números de ações no fundo estão caindo. “Not stonks” é usado para expressar tristeza ou frustração quando as coisas não estão indo bem, seja quando o mercado de ações despenca, ou quando seu cartão de crédito é rejeitado, por exemplo.

Meme Stonks: significado e origem da brincadeira que viralizou na internet
Fonte: Pinterest

Stonks e economia comportamental

Se há uma coisa com que podemos contar hoje em dia, é que as pessoas sempre farão algo imprudente com seu dinheiro. Dessa forma, o meme stonks sempre estará lá para falar sobre nosso sentimento universal de incompetência financeira. No entanto, apesar de julgar os maus investimentos, esse meme ensina algo sobre economia comportamental.

Para esclarecer, as pessoas costumam pensar que são boas com dinheiro quando, na verdade, agem de forma negativa. Esse é um dos pilares das finanças comportamentais e da economia comportamental, campos que estudam a interseção da psicologia humana e do dinheiro.

Além disso, as pesquisas nessas áreas costumam nos dizer que, com relação aos investimentos, ninguém sabe realmente o que vai acontecer amanhã. Portanto, em vez de gerenciar um portfólio de ações, devemos tentar gerenciar nosso comportamento. Isso quer dizer que o pior inimigo da maioria das pessoas é a sua própria maneira de pensar e agir.

Nesse sentido, embora o meme stonks nos ofereça uma maneira de pensar sobre o problema central dos investimentos e da vida financeira, ele também oferece a solução, que é olhar para si mesmo e avaliar o próprio comportamento.

Memes mais famosos

Meme Stonks: significado e origem da brincadeira que viralizou na internet Meme Stonks: significado e origem da brincadeira que viralizou na internet

Curtiu saber mais sobre o stonks e quer conhecer outros memes? Então, clique para ler: Pikachu Surpreso – Origem do meme e suas melhores versões

Fontes: O verso do inverso, Dicionário popular, Uol, Tech Tudo

Fotos: Pinterest

Essa matéria Meme Stonks – Origem da brincadeira que viralizou na internet foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Meme Stonks – Origem da brincadeira que viralizou na internet Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s