Filhotes de gato – Cuidados necessários para manter a saúde do seu pet

Os filhotes de gato são felinos extremamente fofos e dóceis, que necessitam de carinho e atenção. Além disso, alguns cuidados básicos são importantes para o seu desenvolvimento. Por exemplo, saber a hora certa que um gatinho deve ser adotado, garantir os acessórios certos, como caminhas e bebedouros, e cuidar da sua saúde com a vacinação.

Por outro lado, garantir uma boa vivência nos primeiros meses de vida irá influenciar o comportamento futuro de cada gato. Isto é, se ele receber carinho, atenção, brincar diariamente com seu dono e não sofrer traumas, ele será um adulto sociável e dócil. Entretanto, caso em seus primeiros meses ele passe por muito estresse, traumas e falta de cuidados, ele se tornará um felino mais arisco ou isolado.

Ademais, ainda existem algumas curiosidades sobre os filhotes de gato. Por exemplo, que perdem o umbigo em sua primeira semana de vida, e que em cada fase existe um tipo certo de ração. Além disso, realizar a castração do bichano pode contribuir para evitar problemas de saúde, como câncer ou infecções.

Como cuidar de filhotes de gato

Os filhotes de gato necessitam de cuidados extremamente essenciais. Por isso, confira algumas dicas de cuidados:

1 – A hora certa para adotar filhotes de gato

PetLove

Apesar dos filhotes de gato serem animais bastante fofos e dóceis, é imprescindível saber a hora certa para ter um em casa. Assim sendo, esperar o felino completar os 2 meses de vida é essencial. Pois, durante esses meses, o gatinho irá conviver com sua mãe e irmãos. Logo, sendo uma fase voltada para o amadurecimento e desenvolvimento dele.

2 – Os acessórios certos

Canal do Pet

Ao cuidar dos filhotes de gato, ter os acessórios certos é essencial para manter sua qualidade de vida. Pois, irá melhorar a qualidade de vida garantindo o bem estar do bichano. Então, alguns acessórios são necessários, tais como:

Caixa de areia: Esse item contribui para a higiene da casa. Além disso, os gatos se sentem confortáveis ao fazer suas necessidades em algum local que possam enterrar.

Comedouros e bebedouros: Esse acessório demonstra aos filhotes de gato que são bem vindos. Pois, mostra que o local apresenta comida e bebida. Logo, se tornam mais confiantes no lar novo.

Brinquedos: Os brinquedos contribuem para que os filhotes de gato desenvolvam energia e o amadurecimento. Além disso, aliviam o estresse.

Casinha ou caminha: Os filhotes de gato necessitam de um local para se esconder e se sentirem protegidos. Desse modo, adquirir uma casinha ou caminha é essencial para o conforto deles.

3 – Alimentação correta

PetLove

Nas três primeiras semanas a alimentação dos filhotes de gato é provida pelo leite materno. Posteriormente, ao passar essas semanas, é a hora de inserir a ração para filhotes, que garantirá os nutrientes necessários para o pet se desenvolver.

Entretanto, em casos que o filhote não tenha convívio com a mãe, é necessário recorrer a outros leites para pets. Ademais, deve ser manuseado em mamadeiras especiais para gatos, com o formato adequado. Por outro lado, é de extrema importância evitar receitas caseiras ou dar leite de vaca ou similares para o gato. Pois, podem provocar danos no organismo do animal.

4 – Vacinação, vermifugação e castração

Geração Pet

Atente-se para a vacinação e vermifugação do seu felino desde que sejam apenas filhotes de gato. Dessa maneira, problemas de saúde e doenças graves podem ser evitados. Por isso, recorra a um veterinário que irá analisar a situação do seu bichano. Em suma, as principais vacinas são:

Vacina múltipla: Previne diferentes doenças comuns em bichanos. Ademais, deve ser aplicada a partir de 60 dias de vida.

Antirrábica: Previne a raiva, uma doença grave e fatal. Logo, deve ser aplicada a partir do 5º mês.

Por outro lado, realizar a castração também contribui com os cuidados necessários com os filhotes de gato. Destarte, a partir do 6 meses de vida, eles já podem ser castrados. Dessa forma, evitando possíveis problemas de saúde, como câncer e infecções.

5 – Ofereça brincadeiras

PetLove

Os filhotes de gato costumam ser bastante agitados, gostando de se divertir com brinquedos, receber carinhos e fazer pequenas caçadas. Por isso, é essencial, para o desenvolvimento do seu felino, que ele seja estimulado com brincadeiras e atividades. Por exemplo, com bolinhas, arranjadores, varinhas com penas, brinquedos com catinip e carinhos. Logo, será uma ótima forma de fortalecer relações e deixar o seu gatinho mais confortável e seguro.

Filhotes de gato: Como torná-los adultos sociáveis?

Canal do Pet

A princípio, as primeiras semanas de vida dos filhotes de gato fazem toda a diferença. Pois, tudo que acontecer irá influenciar no seu comportamento.

Em uma mesma ninhada, alguns gatos são mais corajosos e extrovertidos que outros. Em síntese, essas diferenças de temperamentos podem advir da genética de cada um. Portanto, aos primeiros meses de vida do felino, garanta que ele tenha segurança e conforto. Isto é, tenha comida, água, cama e caixa de areia. Além disso, que receba atenção e carinhos, com algumas brincadeiras que estimulem seu desenvolvimento.

Por outro lado, habituar o gato a ter alguma parte imobilizada é essencial para que ele se comporte com naturalidade. Por exemplo, ao dar banho, corte as unhas e escove-o, segurando firmemente, mas sem machuca-lo. Dessa forma, ao ser feito com frequência, o gatinho irá se acostumar, sem ter traumas.

Dar banho em gato é necessário?

PetLove

Os gatos são animais que não necessitam tomar banhos diários, pois eles mesmos realizam sua limpeza. Entretanto, caso opte por um gato que tome banhos diários com água, é necessário estimula-lo desde filhote. Então, em suas primeiras semanas de vida, vá desenvolvendo esse hábito no pet, sem transformar em algo traumático. Logo, você deve ir começando aos poucos, além de associar a coisas agradáveis como petiscos e brinquedos. Ademais, com o tempo pode ir aumentando a frequência de enxaguadas e esfregadas, até ele estar se sentido totalmente confortável.

Curiosidades sobre filhotes de gato

Canal do Pet
  • Os filhotes de gato perdem o umbigo em sua primeira semana de vida. Em suma, o umbigo seca e cai sozinho.
  • Levam de 10 a 15 dias após o nascimento para abrir os olhos, o que acontece lentamente e de forma natural.
  • No entanto, mesmo ao abrir os olhos, os filhotes só são capazes de enxergar e ouvir com clareza por volta de 1 a 2 meses.
  • Os dentes começam a surgir entre 15 a 20 dias.
  • Aos 20 dias começam a andar. Ademais, em até um mês e meio já conseguem correr.
  • A nova alimentação já pode ser introduzida com 45 dias. A princípio, se inicia pela ração úmida e depois a ração seca. Mas também, deixe sempre os potinhos próximos dos filhotinhos curiosos. Assim sendo, eles começarão a se interessar a comer sozinhos.
  • Ainda com 45 dias, além da alimentação seca, deve se manter a mamada, e já é a hora de incluir a água na rotina dos filhotes de gato.
  • Após um mês, podem conhecer a caixa de areia.
  • A primeira dose do vermífugo deve ser dada aos filhotes de gato com 30 dias de vida. Ademais, a dose deve ser repetida com 15 dias.
  • A doação dos gatos filhotes pode ser realizada após o desmame de 2 meses. Logo, estarão preparados para um novo lar.
  • A primeira consulta no veterinário deve ocorrer entre 30 a 60 dias do nascimento.
  • A primeira vacina deve ser dada com 2 meses de vida.
  • A partir dos 4 meses, os filhotes de gato já podem ser castrados.
  • Com 1 ano se tornam adultos e necessitam trocar a ração de gatos filhotes para a de adulto.
  • Aos 7 anos, os gatos se tornam velhos. Por isso, necessitam da ração Sênior.

Filhotes de gato

Geração Pet

Enfim, filhotes de gato, assim como outros filhotes necessitam de cuidados especiais, muito carinho e amor. Dessa forma, o felino vai crescer saudável, feliz e amoroso.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Nomes para gatos – As melhores opções, dia do gato e costumes do bicho. 

Fontes: Petz, Royal Petz, Cão Cidadão

Imagens: Bicho Maps, PetLove, Canal do Pet, Geração Pet

Essa matéria Filhotes de gato – Cuidados necessários para manter a saúde do seu pet foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Filhotes de gato – Cuidados necessários para manter a saúde do seu pet Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s