Propagandas da Coca-Cola – Melhores comercias da marca

Provavelmente em alguns momentos da vida você já foi fortemente impactado por propagandas da Coca-Cola. A marca de refrigerantes tem um modelo particular de fazer publicidade, relacionando seu produto a momentos de uma emoção singular.

A ideia da marca é passar mensagens tão fortes, que nunca mensagens de ordem ou sugestão de compra costumam aparecer nas propagandas. Além disso, a publicidade não costuma comparar ou exaltar a Coca diante de nenhum outro concorrente.

Dessa maneira, a iniciativa de divulgação dessas propagandas visa criar um tipo de associação que tem mais a ver com a sugestão de emoções originadas do consumo, do que com algum tipo de benefício material direto.

Lições de marketing nas propagandas da Coca-Cola

Propagandas da Coca-Cola - relembre os melhores comercias da marca
Exame

Primeiramente, a principal ideia das campanhas de publicidade da Coca-Cola é contar histórias que permitem identificação por parte do público. A partir daí, então, o cliente cria um tipo de conexão com sentimentos e sensações, e não somente com vantagens ou desvantagens do produto vendido.

Esse tipo de ação é chamada de Marketing de Experiência e busca impactar diretamente as pessoas com storytelling. Essa ferramenta – com nome inglês para contar histórias – desenvolve narrativas simples, mas bem estruturadas, capazes de criar um tipo de engajamento em níveis emocionais. Dessa maneira, o produto fica diretamente relacionado às experiências, ganhando mais valor para quem assiste às propagandas.

É assim, por exemplo, que a marca mostra que os momentos felizes precisam da presença de uma Coca-Cola, seja em festas, entre amigos ou celebrações de família. Com os exemplos positivos, as propagandas da Coca-Cola relacionam a bebida aos momentos, fazendo com que as pessoas queiram reproduzir os sentimentos.

Além disso, a liberdade criativa das campanhas é outro detalhe que chama atenção. Enfim, com a capacidade de criação e execução de diferentes conceitos, as propagandas são capazes de extrapolar os sentimentos relacionados ao produto com sucesso.

Melhores propagandas da Coca-Cola

Ursos da Coca-Cola

Não dá pra falar de propagandas da Coca-Cola sem falar dos famosos ursos polares utilizados pela marca, especialmente em campanhas de Natal. Além disso, não dá pra negar que o fato deles viverem no mundo de gelo promove a fácil associação da bebida consumida gelada. Ainda hoje, os ursos polares são presença marcante em campanhas de fim de ano da marca.

O furto

Enquanto um homem descansa após fazer seu piquenique, um grupo de insetos se mobiliza para conseguir roubar sua garrafa de Coca-Cola. O vídeo mistura animações com imagens reais, com efeitos especiais muito bem executados e cenas criativas como um besouro que funciona como abridor e borboletas que formam uma garrafa.

Copa do Mundo FIFA 2010

Em 2010, as propagandas da Coca-Cola entraram no clima da Copa do Mundo da FIFA, realizada na África do Sul. Em um dos vídeos da campanha, um garoto busca fazer a comemoração perfeita após marcar um gol. Além disso, o vídeo é uma homenagem há várias comemorações marcantes, como a de Bebeto na Copa de 94, por exemplo, quando o jogador homenageou o nascimento de seu filho.

Razões para acreditar

Essa é uma das propagandas da Coca-Cola que deixa clara a intenção da marca de se relacionar com sentimentos e emoções positivas. Esse comercial faz um compilado de várias cenas em que o resultado positivo supera os acontecimentos negativos. A ideia do vídeo é mostrar que ainda há razões para acreditar no bem, apesar das frustrações. Ao fundo das imagens, a música Whatever, da banda Oasis, é cantada por um coro de crianças.

Sua felicidade transforma

O comercial decide mostrar a transformação que acontece no mundo assim que uma garrafa de Coca-Cola é aberta. As pessoas ficam mais felizes, num mundo mais colorido e livre de poluição. Dessa vez, a trilha sonora fica por conta do clássico What a Wonderful World, que visa exatamente destacar o quão maravilhoso é o mundo.

Máquina da felicidade

Diferente dos outros comerciais, esse não consiste numa grande animação com ideias que buscam relacionar conceitos e mundos de ficção. Aqui, a Coca-Cola opta por fazer uma espécie de pegadinha do bom, com uma máquina de refrigerante instalada dentro de um campus universitário. Quando alguém pede uma lata, no entanto, acaba recebendo várias delas. Além disso, alguns presentes poderiam ser oferecidos, como sanduíches e pizzas. Mais uma vez, a marca associada a momentos de diversão e recompensa.

Todos falamos futebol

Com o foco em futebol mais uma vez, essa campanha coloca lados opostos em diferentes contextos. Entre esses conflitos, por exemplo, vemos cozinheira e frango, lenhador e árvore, cientista e cobaia, cacto e balão e até mesmo um marido traído e um amante. No entanto, todas essas relações terminam num abraço quando um a narração de um gol é percebida. Além disso, como não podia deixar de ser, é claro, o momento de comemoração está ligado ao refrigerante.

Coca-Cola e GTA

Um dos games mais populares do mundo, GTA serviu de inspiração para uma das propagandas da Coca-Cola com mais criatividade. A paródia, no entanto, substitui as ações criminosas e controversas típicas do jogo por boas ações que surgem a partir da compra de uma Coca-Cola.

Além disso, como de costume, a trilha sonora também acrescenta para a mensagem positiva, com a música Give a Little Love and it All Comes Back to You (do inglês, dê um pouco de amor e ele volta para você).

Rap do Urso

Mais uma vez Coca-Cola aposta em computação gráfica para passar uma mensagem conectada à bebida. Dessa vez, um urso canta rap para apresentar um novo produto, a Coca-Cola Zero. A principal ideia é mostrar cenas absurdas e impossíveis realmente acontecendo, para fazer a associação que, apesar de zero açúcar, o novo produto tem o mesmo sabor da Coca-Cola.

Máquina de Coca-Cola

Enfim, essa é outra ideia de propaganda que parte da máquina de Coca-Cola, mas dessa vez com a criação de todo um universo dentro dela. Logo após um rapaz colocar uma moeda para retirar seu refrigerante, o vídeo mostra toda a trajetória dela dentro desse mundo onde a Coca-Cola seria produzida.

Sobretudo, é uma grande narrativa que mostra a produção da bebida de maneira divertida, com uma grande comemoração no final.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: História da Coca-Cola – Sucesso, estratégias e curiosidades

Fontes: Moblee, Mensagens com Amor

Imagens: VPD Orlando, Exame

Essa matéria Propagandas da Coca-Cola – Melhores comercias da marca foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Propagandas da Coca-Cola – Melhores comercias da marca Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s