Forró, o que é? Origem, características e canções famosas

Quem já ouviu um forró sabe que é difícil controlar a vontade de mexer o corpo inteiro, mas você conhece a origem desse gênero tão popular? Pois bem, o forró é considerado uma expressão artística nordestina, indo além do gênero musical e alcançando aspectos culturais.

Nesse sentido, o termo forró pode referir-se tanto ao ritmo musical, ao estilo de dança e até mesmo a uma festividade tradicional. Além disso, é uma expressão cultural de origem popular, principalmente pela influência das classes trabalhadoras na difusão dele pelo país.

Apesar disso, esse gênero é resultado de inúmeros desdobramentos culturais. Por essa perspectiva, é importante considerar que existem influências diversas nos múltiplos estilos dessa expressão artísticas.

Forró, o que é? Origem, características e canções famosas
Fonte: Agência Brasil

Origem do forró

Em primeiro lugar, é preciso entender a história por trás do nome forró. No geral, existem diversas teorias e suposições sem muita comprovação científica que explicam o significado, mas também a origem dessa expressão.

Há quem diga que o termo surgiu de uma derivação do termo “forrobodó”, uma das várias denominações dos bailes populares onde o forró surgiu. Nesse sentido, no final do século XIX, essa expressão artística referia-se principalmente às festividades. Além disso, era chamada também de “forrobodança” ou “forrobodão”.

A partir disso, estima-se que o nome tenha sido encurtado em um processo natural, para facilitar a forma de se falar. Por outro lado, porém ainda seguindo essa mesma perspectiva, existe uma teoria de que o nome forró surgiu em consequência da mistura do inglês britânico e do português.

Nessa perspectiva, narra-se que engenheiros britânicos estavam alocados na região de Pernambuco durante a instalação da ferrovia Great Western. Porque eram grandes festeiros, e estavam sem chefe em um país estrangeiro, esses britânicos eram conhecidos por criar grandes festas.

Sendo assim, essas festas eram os mesmos bailes populares que deram origem ao forró. Entretanto, o evento era aberto ao público com convites onde se lia “for all”, do inglês, “para todos”. Desse modo, o povo local começou a repetir a expressão até que essa se transformou em forró.

Como consequência, a expressão se popularizou entre entusiastas e músicos, difundindo-se rapidamente entre as massas do nordeste. Porém, o forró espalhou-se pelo Brasil somente quando houve migração nordestina para outros estados do país, em especial durante períodos de crises econômicas.

Forró, o que é? Origem, características e canções famosas
Fonte: Culturadoria

Características

Originalmente, o forró era conhecido como “rastapé” ou “arrasta-pé” porque acontecia em salões de chão batido. Em outras palavras, os bailes populares aconteciam em terrenos sem revestimento no chão.

Nesse sentido, os movimentos originais se davam com os participantes arrastando o , de modo a não levantar poeira. Consequentemente, o termo arrasta-pé se popularizou e acompanhou o gênero cultural até os dias atuais.

Além disso, o forró é caracterizado por seus instrumentos, especialmente por serem somente três. Dessa forma, é por meio do triângulo, da zabumba e acordeão que se criam as principais melodias do forró. Entretanto, o genêro passou por adaptações que incoporaram instrumentos secundários a estes, enriquecendo as melodias e criando variações.

Por outro lado, o forró como dança é conhecido pela proximidade entre seus participantes, pois eles dançam em um abraço fechado. Sendo assim, é comum o contato corporal total ou parcial. Contudo, o gênero passa por alterações de acordo com o estilo de forró tocado, seja ele xote, xaxado, eletrônico ou forró universitário.

Estilos e músicas para conhecer melhor

No geral, as variedades do forró permitem os ouvintes conhecerem estilos diversos de se aproveitar uma mesma expressão artística. Entre o tradicional forró pé-de-serra de Luiz Gonzaga e o atual forró eletrônico dos Barões da Pisadinha existem anos de história, mas também de produção. Conheça alguns exemplos:

Forró pé-de-serra

O forró pé-de-mesa surgiu em meados da década de 40, e é caracterizado por influências majoritariamente nordestinas. Além disso, utilizam-se principalmente os três instrumentos básicos.

No geral, as músicas narram histórias do cotidiano brasileiro, e também fazem parte de festividades tradicionais como a Festa de São João. Ademais, as danças são compostas por giros lentos e simples, além de movimentos animados quando o ritmo da música acelera.

Sendo assim, pode-se citar artistas como Genival Lacerda, Luiz Gonzaga, Carmélia Alves e outros grande nomes. Por fim, sucessos conhecidos como Asa Branca exemplificam as características desse estilo de forró.

Forró universitário

Como um desdobramento do pé-de-serra, o forró universitário surgiu alguns anos depois, mas conta com fortes influências do seu antecessor. Além dos instrumentos originais, incorporou-se outros objetos musicais que deram estilo mais urbano e esse gênero.

Nesse sentido, o forró universitário conta com influências no samba, pop, rock, funk e reggae. Entretanto, busca-se manter a tradição do pé-de-serra nas letras e nas vozes melodiosas, ainda que o ritmo musical e as danças tenham variações particulares.

Como exemplo de artistas desse gênero pode-se citar figuras como Alceu Valença, Gilberto Gil, Falamansa, Zé Ramalho. Geralmente, esses artistas estão presentes em festas juninas e blocos de Carnaval em todo o Brasil, pois esse estilo consegue penetrar outros espaços mais facilmente.

Forró eletrônico

Como o próprio nome sugere, o forró eletrônico incluiu instrumentos eletrônicos ao estilo de seus antecedentes. Desse modo, é um produto das transformações culturais dos anos 90 que adicionou a guitarra, o contrabaixo e até mesas de som nas composições.

Extremamente populares no Carnaval, esse gênero do forró é também conhecido como “bregafunk”, dependendo dos elementos nas canções. Sendo assim, é o principal precursor dos hits de verão e músicas mais populares atualmente.

Por outro lado, ainda envolvem o remix de versões do forró pé-de-serra e universitário, renovando músicas centenárias com as novas tendências. Além disso, os passos de dança e ritmos variam entre diversos outros, incluindo o funk, o sertanejo e outros gêneros com maior liberdade.

Por fim, os exemplos desse estilo de forró envolvem grandes figuras como os Barões da Pisadinha, Tarcísio do Acordeon, Wesley Safadão e Aviões do Forró.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o forró? Então leia sobre Black Music – Origem, desafios, características e representantes do ritmo.

Fontes: Superprof | Aventuras na História | Toda Matéria | Sua Pesquisa

Imagens: Forró com Turista | Agência Brasil | Culturadoria

Essa matéria Forró, o que é? Origem, características e canções famosas foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Forró, o que é? Origem, características e canções famosas Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s