Origem da sopa – Surgimento dessa comida tradicional

A sopa é um alimento que está presente na história da humanidade desde a pré-história, principalmente por ser uma receita simples. Nesse sentido, conhecer a origem da sopa envolve entender também sobre a evolução humana.

Basicamente, a sopa nasceu quando o homem descobriu o fogo e percebeu que cozinhar os alimentos facilitava o consumo. Sendo assim, tornou-se um prato comum, feito principalmente da junção de especiarias encontradas na natureza. Entretanto, também contava com a presença de grãos e carnes brutas.

Por outro lado, há indícios históricos que marcam a origem da sopa em um período anterior à descoberta do fogo. A princípio, a sopa surgiu casualmente por causa da utilização da água nas poças quentes, formadas em regiões vulcânicas. Contudo, as pesquisas dessa teoria ainda estão se desenvolvendo.

"<yoastmark

Origem da sopa

Entre a pré-história e a vida moderna, a sopa protagonizou etapas do desenvolvimento humano, assim como do mundo. Nesse sentido, registros bíblicos narram que os hebreus, no Egito, costumavam preparar a sopa como um alimento base do cotidiano.

Por outro lado, a sopa também fez parte da dieta na Grécia, principalmente em Atenas e Esparta. Geralmente, consumia-se uma sopa feita com sangue animal, vinagre e especiarias como um ritual pré-guerra, pois acreditava-se que isso daria força aos guerreiros.

Além disso, as sopas se difundiram até Roma, sendo um prato inicialmente comum entre pastores e trabalhadores rurais. Entretanto, tornou-se um alimento de luxo, em especial pela difusão de receitas entre as elites romanas.

Desse modo, a sopa sobreviveu a queda do Império Romano e espalhou-se entre as civilizações que vieram depois, como o próprio Império Bizantino. Ademais, essas civilizações adicionaram seus toques pessoais às receitas, criando sopas doces, medicinais, alcóolicas e em outras configurações.

"<yoastmark

Modernização da sopa

Para além da Antiguidade, a sopa esteve presente na Idade Média e alcançou a alta culinária francesa. Eventualmente, esse processo fez com que o prato chegasse às mesas de cada vez mais pessoas, tornando-se popular como é hoje em dia.

A princípio, a sopa foi considerada uma comida religiosa durante o século 12, principalmente na mesa de abades, padres e outras figuras sacerdotais. Entretanto, alcançou a mesa da população por ser um alimento de fácil preparo, tendo em vista que a pobreza era preponderante nesse período.

Em contrapartida às sopas simples e de poucos ingredientes consumidas pelos plebeus, a origem da sopa como um prato nobre transformou as receitas em verdadeiros banquetes em tigela. No geral, a nobreza europeia adaptou as receitas sacerdotais e os pratos populares em um longo processo de refinação.

Ou seja, eram adicionados especiarias e ingredientes únicos que deram origem a sopas luxuosas. Nesse sentido, as receitas foram difundidas entre membros da alta sociedade e alcançaram outras culturas.

Entre o século 16 e o século atual, a sopa deixou de ser um prato prático e tornou-se uma verdadeira obra de arte gastronômica. Em outras palavras, esse alimento integrou a alta gastronomia em diversos países do mundo, ainda que fosse vista como um alimento simplório para as classes sociais mais pobres.

Sendo assim, a sopa sofreu grandes adaptações de acordo com cada cultura. No Brasil, cada etnia e nacionalidade integrou ingredientes locais às receitas, criando pratos como o mocotó e o próprio feijão.

"<yoastmark

Benefícios

Ao contrário do que se pensa, sopa é janta sim, mas tudo depende da receita e do preparo. No geral, as sopas são comidas nutritivas, pois misturam vegetais, proteínas, carboidratos e fibras na maior parte das receitas.

Sendo assim, é possível aproveitar de toda uma cadeia vitamínica e saciar a fome com esse alimento de qualidade. Entretanto, o preparo precisa envolver ingredientes orgânicos e frescos, assim como gorduras de bom colesterol.

Além disso, conhecer a origem da sopa nos mostra como esse alimento esteve presente em diversos momentos da história, tanto de fartura quanto de escassez. Dessa forma, é possível identificar importantes benefícios na sopa preparada com qualidade.

Por exemplo, as sopas são conhecidas pelo baixo valor energético e elevado teor de vitaminas. Ademais, oferece minerais, oligoelementos, antioxidantes e fibras essenciais à regulação das funções do organismo.

Nesse sentido, as sopas auxiliam no controle do colesterol, na absorção gradual de glicose e consequente regulação de açúcar no sangue. Desse modo, atua tanto no funcionamento do sistema digestivo quanto na circulação sanguínea.

E ai, gostou de conhecer a origem da sopa? Então leia sobre Segue o baile – significado e usos dessa expressão popular.

Fontes: Guiame | Unimed | Cantina 605 | Munsi | Dona Manteiga

Imagens: Pixabay | Pexels | Unilever Solutions | Mel e Pimenta

Essa matéria Origem da sopa – Surgimento dessa comida tradicional foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Origem da sopa – Surgimento dessa comida tradicional Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s