Ayahuasca, o que é? Características, usos e efeitos colaterais

A Ayahuasca é um chá conhecido de diferentes formas, mas você sabe o que de fato é essa bebida? Basicamente, a Ayahuasca ou Santo Daime é um chá feito por meio da infusão de ervas amazônicas.

Entretanto, essa bebida é mais conhecida pelo potencial alucinógeno, pois pode causar alterações de consciência que se estendem por longas horas. Nesse sentido, a Ayahuasca é um chá cujas origens estão relacionadas aos rituais religiosos indígenas.

Em outras palavras, os povos tradicionais e comunidades indígenas cultivam o Santo Daime para abrir a mente, pois é possível ter visões místicas. Assim, alcança-se outros níveis de consciência durante as cerimônias religiosas.

Ayahuasca, o que é? Características, usos e efeitos colaterais
Fonte: Amazônia Real

Composição e biologia

Usualmente, o chá de Ayahuasca é feito a partir da infusão do cipó-jagube e o arbusto-cracrona, duas ervas da região amazônica. A princípio, essas ervas possuem concentração de substâncias conhecidas pelo potencial alucinógeno, como a hamalina e o DMT.

Em resumo, essas substâncias atuam no sistema nervoso e alteram os estados de consciência. Assim, é comum que o indivíduo tenha visões relacionadas às questões internas, mas também ao universo ao seu redor.

Por esse sentido, os relatos de experiências com o Santo Daime envolvem visões de problemas pessoais, sentimentos e medos. Entretanto, também é comum a descrição da sensação de profunda conexão com o ambiente, além de alucinações com animais e até demônios.

Porque o Ayahuasca permite essas visões, algumas religiões e cultos utilizam da raiz para rituais de abertura da mente. Ou seja, para explorar a consciência dos indivíduos para além do superficial.

Além disso, é utilizado para cerimônias de limpeza mental. Em especial, acredita-se que o fluxo de pensamentos e as visões auxiliem as pessoas a lidarem com os próprios problemas de maneira clara.

Ayahuasca, o que é? Características, usos e efeitos colaterais
Fonte: O Livre

Usos do Santo Daime

Como citado anteriormente, a Ayahuasca é majoritariamente utilizada para fins religiosos. Em especial, as religiões e cultos de cunho naturalista, mas também nas crenças de comunidades tradicionais.

Entretanto, estudos em andamento sobre o Santo Daime analisam o uso medicinal dessa infusão. No geral, as pesquisas estão investigando o potencial da bebida para tratar de males psiquiátricos.

Como exemplo pode-se citar a depressão, o estresse pós-traumático, ansiedade e alguns tipos de vícios. Sobretudo, relatos sobre como o consumo da Ayahuasca auxiliou na resolução de problemas, mudança de perspectiva e os efeitos introspectivos são os principais catalisadores desses estudos.

Por outro lado, a experiência religiosa apresenta a bebida como mais do que um simples remédio que pode curar os males quando ingerido. Nesse sentido, a experiência com o Santo Daime envolve um comprometimento e envolvimento do indivíduo no processo, de modo que seja possível obter os benefícios.

Ayahuasca, o que é? Características, usos e efeitos colaterais
Fonte: Viva Bem

Efeitos colaterais da Ayahuasca

Geralmente, a Ayahuasca é taxada como droga e substância ilícita. Porém, não se aplica nessa categoria, principalmente por não causar qualquer tipo de dependência ou efeito crônico.

Desse modo, a falta de conhecimento sobre a origem, características e usos criou uma perspectiva negativa sobre uma erva que existe nas comunidades desde o início dos tempos. Em especial, essa percepção é causada pelos efeitos colaterais do Santo Daime.

A princípio, a bebida cria a percepção de visões observadas com olhos fechados. Em outras palavras, o nome dessa sensação é “miração”, e é caracterizada pela observação de imagens reais e irreais. Como exemplo, pode-se citar a visão de animais, demônios, a percepção de vigilância e até a sensação de estar voando.

Nesse aspecto, a Ayahuasca altera a percepção e cognição. Consequentemente, as experiências sensoriais vão além do que se tem em estados normais de consciência.

Por outro lado, a bebida pode causar efeitos adversos. Entre eles estão a taquicardia, vômito, náuseas, diarreia e tontura. Ainda existem casos de convulsões e aumento da pressão sanguínea.

Desse modo, o consumo da Ayahuasca envolve uma série de rituais de limpeza, principalmente na alimentação e nos hábitos antes da realização da cerimônia. Com a intenção de evitar efeitos adversos, os rituais religiosos que utilizam da bebida seguem protocolos de segurança para proteção das pessoas envolvidas.

E aí, gostou de conhecer sobre a Ayahuasca? Então leia sobre Síndrome do Patinho Feio, o que é? Como lidar com o transtorno.

Fontes: Tua Saúde | SuperInteressante | Hospital Santa Mônica

Imagens: Viva Bem | Portal Mundo | O Livre | Amazônia Real

Essa matéria Ayahuasca, o que é? Características, usos e efeitos colaterais foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Ayahuasca, o que é? Características, usos e efeitos colaterais Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s