Deus Ares, quem é? História e habilidades do deus da guerra

Em resumo, o deus Ares é o deus grego da guerra, mas existem outras características do filho de Zeus e Hera que o fazem notável. Além da sua associação com a selvageria e a arte da guerra, Ares é conhecido pelo relacionamento com Afrodite, a deusa do amor.

Por outro lado, os conflitos com os pais e o modo de vida do Olimpo também estão presentes na narrativa grega. Entretanto, a versão romana do deus Ares é mais suave, pois Marte, como é chamado, representa um outro lado da guerra.

Desse modo, Ares é a representação tanto dos conflitos em campo de batalha quanto dos frutos colhidos nas guerras. Seja na figura grega ou na romana, esse deus é um importante símbolo nas grandes guerras do mundo, em especial a Guerra de Troia.

Deus Ares, quem é? História e habilidades do deus da guerra
Fonte: Mitologia Grega

História do deus Ares

Na mitologia grega, o deus Ares é filho de Zeus e Hera. Porém, é conhecido por detestar os pais e viver em constante conflito com as decisões dos grandes deuses. Além disso, sua existência é um contraste à Atena, que prioriza a estratégia acima do conflito, ao contrário de Ares.

Nesse sentido, Ares tende a ser representado pela figura de um imponente guerreiro. Comumente, é apresentado como um homem musculoso em postura de ataque. Ainda pode ser retratado portando itens de guerra e em cenários sombrios que se assemelham aos campos de guerra.

Ademais, o deus carrega características dos espartanos e gregos localizados ao norte do país, pois foram essas as regiões onde o culto à sua imagem esteve preponderante. Desse modo, é possível reconhecê-lo pelo elmo e armadura douradas, mas também pela presença das roupas vermelhas representando o sangue e a guerra.

No geral, o deus Ares é visto como uma figura instável devido à sede de sangue e busca por poder. Desse modo, costuma ser visto como um deus excluído e impopular entre deuses e mortais, pois representa a ambição exacerbada.

Deus Ares, quem é? História e habilidades do deus da guerra
Ares e Afrodite – Fonte: SuperInteressante

Ares e Afrodite

Devido ao porte atlético e personalidade dominadora, Ares era bem visto pela sua beleza física e comportamento sedutor. Nesse processo, conquistou a atenção de Afrodite, a deusa do amor e esposa de Hefesto. Eventualmente, ambos tornaram-se amantes e existem diversas histórias sobre o relacionamento dos dois.

Em especial, existe um mito que narra que o deus Apolo contou a Hefesto que os dois estavam juntos em segredo. A fim de capturá-los no ato do adultério, o deus ferreiro construiu uma rede para os aprisioná-los e os pegou em flagrante.

Além de humilhá-los com a situação, Hefesto fez questão de chamar outros deuses para verem a cena. Porém, a ação teve resultado contrário, pois muitos deuses cobiçaram Afrodite abertamente enquanto ela estava nua. Entretanto, Ares conseguiu fugir envergonhado por sua honra e nunca conseguiu se vingar do ferreiro.

Apesar disso, o relacionamento com Afrodite parece ter se estendido para além desse episódio. Por outro lado, existem versões que narram que o deus Ares ordenou o jovem Alectrião a vigiar a porta para avisá-los caso alguém se aproximasse. No entanto, o jovem acabou adormecendo e permitiu que Apolo os visse juntos.

Assim, quando a arapuca foi armada e ambos expostos, Ares ficou irado. Como consequência, transformou Alectrião em um galo que nunca se esqueceria de anunciar a chega do sol durante às manhãs.

Deus Ares, quem é? História e habilidades do deus da guerra
Escultura de Ares – Fonte: Arte Clássica

Características e habilidades

Em primeiro lugar, Ares é conhecido principalmente pela sua força bruta e poder no campo de batalha. Desse modo, ainda que seja um exímio guerreiro, não é o melhor estrategista. Assim, é comum encontrar contos e livros que utilizam da mitologia grega o apresentando como um deus burro, ou de pavio curto.

Além disso, como citado anteriormente, o deus Ares é um deus impopular entre seus semelhantes e os mortais. Ainda que seja uma figura imponente, a fome por conflitos e sua inconsequência o faz ser mal visto por muitos.

Por outro lado, é uma figura importante em eventos históricos, em especial a Guerra de Troia. Na Ilíada de Homero, o deus da guerra é descrito como “o terror dos homens”, devido sua brutalidade e impiedade nas batalhas.

Nesse sentido, existem mitos que narram a presença dos seus filhos Phodos e Deimos no campo de guerra. Em resumo, ambos representam o medo e o terror, sendo aliados de Ares durante os conflitos. Por fim, eles também são filhos de Afrodite.

Curiosidades sobre o deus da guerra

Primeiramente, Marte é a versão romana de Ares. Além de ser visto como uma figura mais calculista, compassível e equilibrada, Marte também é apresentado como o pai de Rômulo e Remo.

Desse modo, Marte representa a outra face da moeda do deus da guerra. Além disso, é comumente associado com o desenvolvimento social que acontece após grandes guerras.

Por outro lado, o deus Ares é conhecido por anuncia sua chegada em batalhas com gritos que afugentava todos os seus inimigos. Ao contrário da sua contraparte romana, com características mais estrategistas, Ares acreditava na força bruta acima de todas as coisas.

Ademais, existem passagens na Ilíada que narram suas batalhas contra Atena. Mais do que a arqui-inimiga do deus da guerra, Atena representava tudo aquilo que ele não conseguiria ser e ter, incluindo respeito no Olimpo.

Para além da deusa da sabedoria, o deus Ares também marca presença no conto de Hércules. Porém, nessas histórias o deus da guerra acaba perdendo em todas as lutas contra o herói protegido de Atena. Nesse sentido, esses mitos apresentam a face covarde de Ares, pois ele sempre fugia para se esconder no Olimpo quando era derrotado.

E ai, gostou de conhecer sobre o deus Ares? Então leia sobre 10 invenções de guerra que você usa até hoje.

Fontes: Toda Matéria | Mitologia Grega | Sua Pesquisa | Spartacus Brasil

Imagens: Mitologia Grega | Construindo História Hoje | SuperInteressante | Arte Clássica

Essa matéria Deus Ares, quem é? História e habilidades do deus da guerra foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Deus Ares, quem é? História e habilidades do deus da guerra Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s