Origem da Páscoa – Significado do nome e o que a data representa

A Páscoa é uma das datas mais importantes do calendário cristão. Essa festividade religiosa é conhecida por grande parte do mundo como o feriado que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sentido, segundo a tradição cristã, o período que antecede a Páscoa é chamado de Quaresma ou seja, 40 dias até o Domingo de Páscoa. A Quaresma é um tempo de autorreflexão que deve refletir o tempo que Jesus passou no deserto.

Na Bíblia Hebraica, os judeus se referem à época da Páscoa como “Pessach” ou passagem, que representa a libertação dos judeus da escravidão egípcia.

Todavia, essa celebração é ainda mais antiga do que a religião moderna. Para esclarecer, a Páscoa cai em um ponto chave no calendário solar – o equinócio da primavera, quando finalmente existem períodos iguais de luz e escuridão. Como resultado, no hemisfério norte, a chegada da primavera é um momento propício para se alegrar e festejar.

Portanto, outra hipótese sobre a origem da Páscoa é que as celebrações da primavera começaram como um antigo festival espiritual em homenagem aos ciclos da terra e da lua, bem como o surgimento das primeiras colheitas e flores do ano após o inverno.

Tradições da Páscoa

Fonte: Pixabay

Apesar da Páscoa ser um festa tradicionalmente cristã, o coelho vem de rituais pagãos da Europa. Desse modo, o coelho e a lebre eram animais conhecidos por serem particularmente férteis e, por isso, foram associados à Páscoa como uma época de renascimento. Além disso, no folclore alemão, o coelho estava relacionado à ideia cristã de Páscoa da vida eterna porque eles nasceram com os olhos abertos e, portanto, as pessoas acreditavam que sempre estiveram ‘vivos’. Logo, esta tradição do coelho foi trazida para a América, por colonos alemães que chegaram no continente no século XVIII.

Ademais, nessas tradições os ovos de chocolate são uma parte importante das comemorações da Páscoa onde, normalmente, os entes queridos trocam estes presentes no domingo de Páscoa.

Como essa festa cristã é celebrada?

Origem da Páscoa: significado do nome e o que a data representa
Fonte: Pixabay

Embora o lado comercial da Páscoa seja de chocolates, coelhos e ovos, também há um forte lado religioso do qual milhões de cristãos participam. Como essa data faz parte da Semana Santa, que começa no Domingo de Ramos (uma semana antes da Páscoa) e é o evento mais importante do calendário religioso da Igreja Católica Romana.

Durante esta semana, os rituais religiosos acontecem em todo o país, incorporando tradições como os ramos de palmeira, penitências, orações e cerimônias. Dessa maneira, durante a Sexta-feira Santa (conhecida como Sexta-feira Paixão), a maioria dos católicos fazem jejum e trocam o consumo de carne por peixe. Já no domingo de Páscoa, os católicos comemoram a ressureição de Jesus Cristo com festas e trocas de presentes (ovos de chocolate).

Agora que você conhece a origem da Páscoa, clique e leia também: Quaresma, o que é? Origem e significado do período

Fontes: Mundo Educação, Toda Matéria, História do mundo

Fotos: Pixabay

Essa matéria Origem da Páscoa – Significado do nome e o que a data representa foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Origem da Páscoa – Significado do nome e o que a data representa Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s