História do Ovo de Páscoa – Símbolos e tradições da data

A Páscoa é um festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo e envolve diversos costumes religiosos. Além disso, atualmente a data é lembrada pela decoração de coelho e troca de ovos de chocolate. Embora o ovo de Páscoa de chocolate seja uma tradição relativamente nova, a sua origem e de muitos outros símbolos modernos, remonta a muito tempo e é anterior ao cristianismo.

A mistura histórica de crenças e práticas pagãs, cristãs e judaicas deixou seu legado em muitas das coisas que transformaram a Páscoa e suas tradições, tal qual conhecemos hoje. Continue lendo para saber a história do ovo de Páscoa.

História do ovo de chocolate como um símbolo da Páscoa

Fonte: Pxhere

Como lido acima, a Páscoa é a época em que Jesus ressuscitou depois de morrer pelos pecados dos cristãos. De acordo com o Cristianismo, Jesus foi crucificado na Sexta-feira Santa e ressuscitou no Domingo de Páscoa. Embora não haja nenhuma conexão bíblica, muitos usam novos símbolos de uma nova vida, como coelho e ovos, para celebrar a Páscoa. Portanto, de certa forma os ovos são uma metáfora para a ressurreição de Cristo.

Alguns historiadores relatam que o uso de um ovo para celebrar a Páscoa teve início no século XIII. No entanto, há alguma dúvida se o ovo se tornou uma parte importante deste feriado porque os cristãos o viam como um símbolo de Jesus saindo do túmulo ou se começou com os pagãos daquela época que consideravam o ovo “um antigo símbolo de novo vida”. Ademais, o ovo era uma fonte de alimento das celebrações anuais da primavera.

Ainda assim, outros afirmam que o motivo pelo qual os ovos eram usados ​​era mais prático, pois, naquela época, o jejum da Quaresma envolvia não comer nenhum produto de origem animal. Então, quando a Páscoa chegava, as pessoas pegavam todos os seus ovos extras e os davam a outras pessoas (principalmente aos mais pobres) como forma de comemorar o feriado.

Por que decorar estes símbolos da Páscoa?

História do Ovo de Páscoa: símbolos e tradições da data
Fonte: Pxhere

Assim como a lebre e o coelho, o ovo tem sido um símbolo de renascimento e fertilidade por muitos séculos. Dessa forma, muito antes de o cristianismo ser introduzido, os ovos eram pintados com cores brilhantes para celebrar o sol da primavera. Portanto, decorar e colorir os ovos de Páscoa era um costume popular na Idade Média e, em toda a Europa, diferentes culturas desenvolveram seus próprios estilos e cores.

Na Grécia, os ovos de Páscoa de cor vermelha são trocados, enquanto na Europa Oriental e na Rússia as decorações padrões são prata e ouro. Já, os ovos de Páscoa austríacos costumam ter desenhos de plantas e samambaias.

Ovos artificiais

Mais tarde, os artesãos fizeram ovos artificiais de prata e ouro, marfim ou porcelana, muitas vezes incrustados com joias. No século XVIII, as pessoas podiam comprar ovos de papelão ou papel maché, nos quais escondiam pequenos presentes. Posteriormente, no século XIX os ovos de papelão cobertos com seda, renda ou veludo e presos com fita estavam na moda. Contudo, até hoje na Europa, os ovos de Páscoa são decorados à moda antiga, sendo tingidos de vermelho para simbolizar o sangue de Cristo.

Por fim, a popularidade dos ovos de chocolate se espalhou pela Europa com os chocolates franceses e alemães sendo os pioneiros no presente comestível. Todavia, um tipo de chocolate comestível foi inventado alguns anos antes, mas não poderia ser moldado com sucesso. Alguns dos primeiros ovos eram sólidos, enquanto a produção dos primeiros ovos ocos de chocolate deve ter sido bastante trabalhosa, pois os moldes eram forrados com chocolate em pasta, sendo produzido um de cada vez.

Agora que você conhece a história do ovo de Páscoa, leia também: 9 mais estranhos sabores de ovos de Pascoa já inventados

Fontes: BBC, Mundo Educação, Brasil Escola, Terra, Mega Curioso – O que o coelho tem a ver com a Páscoa

Fotos: Px Here

Essa matéria História do Ovo de Páscoa – Símbolos e tradições da data foi criada pelo site Segredos do Mundo.

História do Ovo de Páscoa – Símbolos e tradições da data Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s