Acordar de madrugada – Principais razões e formas de solucionar

Acordar de madrugada é um fenômeno geralmente inofensivo para a saúde, mas costuma ser incômodo e muito comum. Apesar de não significar má qualidade de sono ou problemas de insônia, por exemplo, pode causar irritabilidade em algumas pessoas.

As causas para isso acontecer podem vir de condições variadas. Entre elas estão inclusas problemas de apneia do sono ou ruídos no ambiente, além de outros hábitos mantidos durante o dia, antes de ir dormir.

Entender como e porque isso está acontecendo, é a melhor forma de tentar garantir o sono contínuo durante a madrugada toda.

Acordar de madrugada é normal?

Acordar de madrugada - principais razões e formas de solucionar
NIH

Acordar de madrugada é, na maioria das vezes, um processo natural, inconsciente e até necessário para a saúde do corpo. Isso porque o hábito permite, por exemplo, mudar de posição durante o sono e manter um certo nível de atenção no ambiente.

Historicamente, esse despertar permitia que nossos ancestrais escapassem de predadores invasores no meio da noite. Hoje, esse perigo é menos frequente, mas despertar a mente de forma ligeira garante, dentre outros, as possibilidades de mudança de posição, evitando dores ao acordar.

Sendo assim, mesmo quando o quadro envolve um despertar consciente, não necessariamente indica um problema na saúde do sono. No entanto, algumas condições de saúde também podem incomodar o sono da madrugada.

Principais causas

Acordar de madrugada - principais razões e formas de solucionar
Beaumont

De maneira natural, é normal acordar de madrugada nos períodos de transição entre estágios de sono profundo para mais leve, ou por alertas do nosso próprio corpo diante de fenômenos fisiológicos. Liberação de hormônios ou funcionamento dos sistemas digestivo e urinário, por exemplo, estão entra as principais causas.

No entanto, fenômenos externos também podem motivar isso. O principal deles são fatores ambientais, como mudança de temperatura ou barulhos no ambiente. Dependendo dos casos, mesmo que isso pare de acontecer, caso o corpo já esteja habituado, continua a acordar de madrugada em outras ocasiões.

Por outro lado, também há condições de saúde e funcionamento do organismo que podem favorecer esse despertar. Entre elas estão: ingestão de bebida alcóolica, de moderada a alta; refluxo; apneia do sono; condições respiratórios como asma, rinite e tosse; hipertensão, arritmias, cardiopatias; condições dolorosas, como fibromialgia, neuropatias e quadros osteomusculares; uso de medicamentos; ou idade.

O que fazer se acordar de madrugada

Acordar de madrugada - principais razões e formas de solucionar
Insider

Se você acorda de madrugada e fica irritado com isso, o cérebro pode impedir que você volte a dormir novamente. Isso acontece porque o sistema nervoso simpático deixa o órgão em modo ativo, dificultando a volta ao estado de sono.

O ideal é permanecer na cama por até 15 ou 20 minutos, mas sair dela se o sono não voltar. Isso porque o cérebro pode começar a associar estar na cama por muito tempo, sem dormir, como algo natural, dificultando o processo em outras ocasiões.

No entanto, tente não usar esse momento para realizar tarefas importantes que seriam realizadas durante o dia. Assim como no condicionamento anterior, aqui o cérebro pode interpretar que é natural acordar para cumprir certas funções, e passar a acordar de madrugada a fim de realizá-las.

Além disso, tente não usar o celular ou outros dispositivos que emanem luz forte. Ao invés disso, opte por práticas de relaxamento, respiração e meditação, que favorecem o sono.

Como parar de acordar de madrugada

Acordar de madrugada - principais razões e formas de solucionar
Insider

A princípio, a melhor forma de tentar garantir a qualidade do sono sem interrupções é manter uma rotina de hábitos saudáveis. Basicamente, uma boa higiene do sono deve cuidar do ambiente, da alimentação, da rotina, do controle de estímulos e do relaxamento.

Sendo assim, busque não fazer refeições pesadas durante à noite, além de evitar cafés, energéticos e chás estimulantes. Apesar disso, alguns chás para dormir são indicados. Também é importante fugir das atividades físicas perto do horário de dormir, mas não abandoná-las durante o dia.

Em relação ao ambiente, reserve a cama o máximo possível somente para dormir. Atividades como usar o celular, tablets ou notebook não são recomendadas. Além disso, é fundamental que o local seja confortável, com colchão, travesseiro e roupas de cama confortáveis.

No caso de estar acordando de madrugada por condições clínicas, como apneia do sono, distúrbios psiquiátricos, doenças respiratórias ou cardíacas, dores crônicas, ou outros, é necessário consultar um médico especialista.

Fontes: tilt, O Cirurgião Vascular, Viva a Longevidade, Viva Bem

Imagens: Insider, The Harvard Gazette, NIH, Beaumont, Insider

Essa matéria Acordar de madrugada – Principais razões e formas de solucionar foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Acordar de madrugada – Principais razões e formas de solucionar Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s