Semideuses, o que são? Histórias e importância na mitologia

De acordo com a mitologia, semideuses são filhos de deuses com mortais. Dessa forma, diferentes dos humanos comuns, os semideuses costumam apresentar características da divindade a qual é descendente. Por exemplo, Hércules que é filho de Zeus, possui uma força superior a qualquer mortal. Por isso, os semideuses também são chamados de heróis.

No entanto, os semideuses possuem outras habilidades, como não envelhecer, velocidade, força e resistência sobre-humana. Além disso, quando alguns semideuses morrem, eles podem ser revivido pelos seus pais deuses se tornando imortais por completos. Ou seja, se transformam em deuses.

Ademais, na mitologia grega ou romana, os semideuses eram personagens que faziam o intermédio entre deuses e os humanos. Por isso, muitas das vezes eles costumam ser cultuados pelos humanos. No entanto, os três grandes deuses Zeus, Poseidon e Hades, fizeram um pacto onde não poderiam mais ter filhos com mortais. Porém, Poseidon e Hades acabaram descumprindo o pacto. Dessa forma, preparamos uma lista com alguns dos semideuses que mais se destacaram na mitologia. Confira.

Semideuses mais populares da mitologia

1 – Perseu

Pinterest

Perseu é um dos semideuses mais conhecido da mitologia grega, além de ser considerado como um dos maiores heróis. Ademais, Perseu é filho do deus Zeus e da princesa Dânae, foi responsável por decapitar Medusa. Também salvou a deusa Andrômeda de Cetus (criatura marinha), se casando com ela depois.

2 – Teseu

Mitologia Grega BR

Conhecido por sua força, o semideus Teseu é filho de Podeidon/ Egeu e Etra, conhecido como o maior herói de Atenas e um dos mais famosos. Ademais, um de seus maiores feitos foi ter matado um Minotauro. Além disso, Teseu era descrito como sábio, corajoso e benevolente. Porém, após perder um pouco de sua lucidez e tomar decisões que prejudicaram Atenas, Teseu foi exilado.

3 – Semideuses: Aquiles

Maxta

Aquiles, um dos maiores heróis e semideuses da mitologia grega, era filho de Peleu e da deusa Tétis, conhecido por sua beleza, força, coragem e invulnerabilidade. Ademais, o guerreiro Aquiles participou da Guerra de Troia, onde matou o herói Heitor em frente aos portões de Troia. No entanto, apesar de sua força, seu calcanhar era seu único ponto fraco. Dessa forma, durante a guerra, Páris (irmão de Heitor) atinge o calcanhar de Aquiles com uma flecha envenenada o matando.

4 – Helena de Troia

Pinterest

Entre os semideuses da mitologia grega temos Helena, filha de Zeus e da rainha Leda. Devido a sua grande beleza, considerada como a mais bela da Grécia, foi disputada por inúmeros pretendentes. Mas, acabou se casando com o rei Menelau de Esparta. Então, quando é sequestrada por Páris e levada para Troia, uma guerra é declarada entre gregos e troianos, durando mais de nove anos.

5 – Hércules (Héracles)

Papo de Cinema

Provavelmente um dos semideuses mais conhecido da mitologia grega, Hércules é filho de Zeus e Alcmena e considerado como um grande herói devido a sua força sobre-humana. Pois, matou diversas criaturas tenebrosas, por exemplo, a Hidra, o Leão de Nemean e o cão de três cabeças chamado Cerberus.

6 – Semideuses: Eneias

Mitos e Lendas

Também um dos semideuses, Eneias é filho da deusa Afrodite e de Anquises, também foi um dos heróis a lutar na Guerra de Troia. Dessa forma, era considerado como um guerreiro troiano corajoso que recebia a proteção dos deuses.

7 – Atalanta

Pinterest

Filha da deusa Ártemis e do rei da Árcadia, a semideusa Atalanta foi deixada para morrer por seu pai, que queria ter um filho homem. No entanto, Atalanta foi encontrada por uma ursa que cuidou dela. Dessa forma, ela cresceu e aprendeu a lutar e caçar como um urso, assim, ficou conhecida por sua força e agilidade.

8 – Semideuses: Belerofonte

Mitologia Grega BR

Por fim, um dos semideuses da mitologia grega, Belerofonte era filho do deus Poseidon com uma humana. Ademais, Belerofonte era um guerreiro forte e valente que conseguiu domar o cavalo alado Pégaso. Além disso, tornou-se herói ao matar o monstro Quimera e o gigantesco Tífon.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Calcanhar de Aquiles – Origem e significado dessa expressão tão usada.

Fontes: Blogpost Mitologia Grega, Heróis Fanfiction, Fatos Desconhecidos, Mitologia Grega

Imagens: Mitologia Grega BR, Pinterest, Maxta, Papo de Cinema, Mitos e Lendas

Essa matéria Semideuses, o que são? Histórias e importância na mitologia foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Semideuses, o que são? Histórias e importância na mitologia Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s