Higiene das mãos – Importância e como fazer corretamente

Fazer a higiene das mãos de forma correta é a principal forma de reduzir a transmissão e o contágio de vários tipos de infecções. Isso porque é nesse local que diversos micro-organismos ficam alojados, com potencial de se transmitir por contato direto ou indireto.

O contato direto acontece quando a mão contaminada toca em outras partes do corpo, seja em outra pessoa ou em si mesmo. Dessa maneira, os germes acabam se espalhando com toque nos olhos, nariz ou boca, por exemplo.

Por outro lado, o contato também pode acontecer de maneira indireta. Nesses casos, a transmissão dos micro-organismos acontece no toque da mão com superfícies ou objetos já contaminados.

Por que lavar as mãos?

Higiene das mãos - porque é importante e como fazer corretamente
CBC News

Por causa do contato frequente com partes do corpo e outras superfícies ao longo do dia, a mão acaba sendo a principal via de contaminação no corpo. É por isso, então, que a higiene das mãos bem realizada garante a prevenção de vários tipos de doenças.

O ideal, é cuidar dessa limpeza antes de realizar tarefas que envolvam manuseio de alimentos ou ferimentos, bem como depois do contato com superfícies provavelmente contaminadas.

Entre outros, esses momentos incluem, antes e depois de preparar alimentos ou comer, antes e depois de usar o banheiro e antes e depois de lidar com ferimentos ou pessoas doentes.

Além disso, depois de manusear lixos, fraldas ou outros objetos que claramente contêm sujeira, é ideal passar pelo processo de higiene. Da mesma forma, depois de cumprimentar outras pessoas ou tocar animais, é importante mantê-las limpas, a fim de garantir a eliminação de possíveis contaminações.

Como fazer a higiene das mãos de forma correta?

Com água e sabonete

Higiene das mãos - porque é importante e como fazer corretamente
Insider

O início da higiene das mãos deve ser feito com movimentos circulares feito com as pontas do dedo de uma mão, sobre a palma da outra. Com as palmas limpas, então, deve-se começar o processo de higienização das costas e dos dedos.

Para isso, coloque uma mão sobre a outra e entrelace os dedos, esfregando para que o sabonete atue nas áreas. É fundamental repetir o processo com as mãos invertidas, a fim de limpá-las completamente. Em seguida, coloque as palmas juntas e repita o processo.

Por último, coloque as mãos em forma de concha e realize movimentos circulares sobre toda a extensão da outra mão, repetindo o processo com as mãos alternadas.

Também é importante fazer a higiene das unhas, esfregando as pontas dos dedos sob a palma da outra mão.

Para remover o sabonete, utilize água corrente, finalizando a higiene das mãos de forma eficiente. Se possível, tente fechar a torneira sem o contato direto, com a ajuda de uma toalha limpa ou papel descartável.

Com preparação alcoólica (gel ou solução)

Higiene das mãos - porque é importante e como fazer corretamente
Computer World

No caso da utilização de alguma mistura contendo álcool, aplique a solução ou gel sobre a palma de uma das mãos e esfregue na outra. Com as palmas limpas, hora de limpar os dedos e o dorso.

Assim como no processo de higiene com água e sabonete, basta entrelaçar os dedos e esfregar uma das palmas sobre o dorso da outra mão. Logo após a limpeza, trocar as mãos para garantir que as duas fiquem limpas.

Os dedos também deve ser higienizados de forma individual. Para isso, utiliza a palma de uma mão para esfregar cada um dos dedos, separadamente, da base até a ponto. Em seguida, esfregue as pontas dos dedos na palma da outra mão, com movimentos circulares.

No caso da utilização de álcool em gel, não deve-se enxaguar ou secar as mãos após a sessão de higiene.

Erros mais comuns na higiene das mãos

Higiene das mãos - porque é importante e como fazer corretamente
BBC Future

No geral, a maioria das pessoas que vai lavar as mãos negligencia a higiene de parte dos dedos. As áreas mais esquecidas costumam ser as pontas, a parte entre os dedos, as unhas e o polegar. Por isso, não se esqueça de limpar bem essas partes.

Antes de fazer a limpeza apropriada das mãos, é importante retirar joias que estejam sendo utilizadas. Isso porque elas também podem acumular muitos micro-organismos com potencial de infecção, assim como a pele.

Além disso, não deve-se utilizar álcool comum borrifado sobre as mãos para fazer a higiene delas. Esse tipo de aplicação pode causar microfissuras, que acabam facilitando a propagação de vírus e bactérias. É por isso, então, que usar algum tipo de gel ou solução é mais indicado.

Curiosidades

Higiene das mãos - porque é importante e como fazer corretamente
unicef
  • Estima-se que a boa higiene das mãos reduz mortes ligadas a doenças diarreicas em até 50%;
  • Estudiosos de Londres estimam que um milhão de mortes seriam evitadas anualmente se todas as pessoas limpassem as mãos corretamente;
  • No caso de infecções respiratórias, esse hábito pode reduzir de 16% a 21% o risco de contágio;
  • Em média, cada pessoa se expõe a cerca de 840 mil germes a cada 30 minutos, por meio das mãos;
  • Mãos úmidas espalham bactérias numa proporção mil vezes maior do que as mãos secas.

Fontes: Hcor, Unimed Rio Preto, Saúde, Hospital Sírio Libanês, AC Camargo

Imagens: Computer World, Insider, CBC News, Better, unicef, BBC Future

Essa matéria Higiene das mãos – Importância e como fazer corretamente foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Higiene das mãos – Importância e como fazer corretamente Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s