Pika-de-ili – Pequeno mamífero raro que serviu de inspiração para Pikachu

O pika-de-ili é um dos animais mais raros do mundo e serviu como inspiração para a criação do personagem Pikachu do anime Pokémon. Nativo das Montanhas no noroeste chinês, essa espécie foi descoberta acidentalmente em 1983, pelo cientista Weidong Li, do Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang, na China. No entanto, esse pequeno mamífero fofinho está em risco de extinção.

No ano que descobriu a nova espécie, Weidong Li, com a ajuda do governo local, criou dois santuários para o pika-de-ili. Inclusive, muitos pastores da região se voluntariaram para ajudar na sua preservação, instalando câmeras para evitar a caça do pequeno animal.

Em suma, o pika-de-ili é um pequeno mamífero sem cauda que pode pesar até 250 gramas e medir 20 centímetros de comprimento. Seu habitat natural é o alto das montanhas, onde o clima é mais frio, sua toca fica localizada nas pequenas fendas das montanhas rochosas e dos rochedos da região. Por fim, a espécie é conhecida pelas espreitadelas que fazem ao tentar se comunicar. Apesar de que, supõe-se que o pika-de-ili não emita som, mas, como houve pouca interação com esse animal, esse fato ainda não foi comprovado.

O que é pika-de-ili

Tendencee

Também conhecida como Ochotona iliensis, o pika-de-ili é um mamífero da família Ochotonidae proveniente da China. Ademais, esse adorável bichinho peludo é primo das lebres e dos coelhos. E foi descoberto por acaso em 1983 pelo cientista Weidong Li enquanto pesquisava sobre os recursos naturais e doenças infecciosas, na Serra de Tianshan.

Desde sua descoberta, foram registradas apenas 29 aparições da espécie, ficando mais de 20 anos sem qualquer registro. Então, em 2014, Weidong Li juntou um grupo de voluntários para tentar localizar o pika-de-ili nas montanhas, e ele conseguiu.

Em suma, o pika-de-ili é uma espécie popular na Ásia, Europa Ocidental e na América do Norte, vivendo entre 2800 a 4100 metros de altura. Além disso, se alimenta de gramíneas e plantas montanhosas, é um animal pequeno com pernas curtas e robustas, orelhas arredondadas e uma curtíssima cauda. Ademais, a espécie se reproduz de forma vivípara, porém, não se sabe o tamanho de cada ninhada.

Devido seu habitat ser em altitudes bastante elevadas, o pika-de-ili é muito sensível quanto a mudanças em seu habitat. Dessa forma, houve uma grande redução na população dessa espécie. Enquanto que na década de 90 era estimada a existência de 2000 exemplares. Hoje, de acordo com a Lista Vermelha da IUCN, a espécie é considerada como ameaçada de extinção podendo ser encontrado cerca de 1000 exemplares.

A descoberta da espécie

Portal O Sertão

A revista ‘National Geographic China’ publicou a história do pequeno mamífero e de seu descobridor, o cientista Weidong Li, onde uma fotografia exclusiva tirada por Li foi publicada. Na época da descoberta do pika-de-ili, Li e um grupo de pesquisadores encontraram a espécie tentando se esconder atrás de uma pedra.  Então, Li o capturou e levou para a Academia Chinesa de Ciências o pequeno peludo para comprovar a descoberta de uma nova espécie.

Ameaçado de extinção

Life Gate

Atualmente, o pika-de-ili está na Lista Vermelha como espécie ameaçada de extinção. De acordo com pesquisadores, a população vem sendo reduzida drasticamente nos últimos anos. No entanto, não há projetos destinados para salvar e conservar a espécie. Entre as principais causas da diminuição da população do animal é o aquecimento global, que faz com que as temperaturas aumentem. Outro motivo seria a intensa criação de animais pecuaristas e a poluição do ar, que acabam gradualmente com a fonte de alimento do pika-de-ili. Dessa forma, Weidong Li procura incentivar a criação de iniciativas para tentar salvar a espécie desse animalzinho tão simpático e fofo, antes que ele desapareça do planeta.

Então, se você gostou desse post, também vai gostar desse: Pikachu Surpreso – Origem do meme e suas melhores versões.

Fontes: Greensavers, Renctas, Visão, Vice, Greenme, Meu Estilo

Imagens: Techmundo, Tendencee, Portal O Sertão, Life Gate

Essa matéria Pika-de-ili – Pequeno mamífero raro que serviu de inspiração para Pikachu foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Pika-de-ili – Pequeno mamífero raro que serviu de inspiração para Pikachu Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s