Massagem nos pés – Para que serve, como fazer e benefícios

Realizar massagem nos pés pode ser uma excelente forma de diminuir o estresse do dia a dia e provocar o relaxamento. Além disso, essa pressão feita nos pés auxilia na circulação sanguínea, diminuindo dores pelo corpo, como o reumatismo e a artrite. Por outro lado, também ocasiona o alívio de sintomas da TPM e alívio em calosidades provocadas por uso de sapatos fechados. Curiosamente, também auxilia na diminuição de sintomas da ansiedade e depressão.

Em suma, os pés são cotidianamente sobrecarregados e desgastados. Pois, são um dos responsáveis pelo sustento do peso de todo o corpo. Dessa forma, realizar corridas, caminhadas e outras atividades ao longo do dia podem provocar dores, desconforto e estresse. Por isso, a massagem nos pés se torna uma eficiente maneira de aliviar dores e tensões do cotidiano.

Ademais, realizar essa prática é algo bem simples e fácil. A princípio, é necessário utilizar algum tipo de óleo ou creme, que auxiliara na massagem. Em síntese, movimentos circulares e leves pressões em determinadas partes são a base para que seja eficiente. Por outro lado, existe um tratamento chamado reflexologia, que utiliza pontos específicos dos pés que correspondem determinados órgãos ou áreas do corpo. Desse modo, ao pressionar determinados locais irá reequilibrar o indivíduo, reduzir a tensão ou corrigir a suposta disfunção.

Para que serve a massagem nos pés?

Rio Fgc

A princípio, os pés são rotineiramente sobrecarregados. Pois, são um dos responsáveis por sustentar todo o nosso corpo durante corridas, caminhadas, e diversas atividades do dia a dia. Por isso, realizar uma massagem nos pés é uma excelente forma de relaxar e amenizar o estresse de um dia cansativo. Além disso, os pés passam grande parte do tempo dentro de sapatos fechados, apertados ou com pouca ventilação. Assim sendo, os pés acabam chegando ao final do dia causando dores e desconforto.

Portanto, os pés são uma parte do corpo que recebem pouca atenção, sendo necessários alguns cuidados para manter a saúde estável. Ademais, a massagem nos pés pode ser realizada pela própria pessoa ou outra. Pois, é um procedimento muito simples e que acarreta diversos benefícios.

Benefícios da massagem nos pés

Revista Cláudia

Realizar a massagem nos pés ocasiona variados benefícios, não somente para essa região, mas por todo o corpo. Logo, os benefícios são:

  • Bem-estar físico.
  • Ameniza o estresse.
  • Provoca o relaxamento.
  • Auxilia na circulação sanguínea: A massagem nos pés contribui na liberação de toxinas que melhoram a circulação do sangue. Pois, dilatam os vasos sanguíneos.
  • Alivia dores: Como a massagem contribui para a circulação do sangue, as dores causadas pela má circulação são amenizadas. Por exemplo, o reumatismo e artrite.
  • Combate à depressão e ansiedade: Auxilia na redução dos sintomas da depressão. Pois, promove o relaxamento, melhorando o estado mental.
  • Auxilia nos ciclos menstruais: Pode reduzir os sintomas da TPM e também da menopausa.
  • Alivia calosidades: Para aqueles que possuem muitos calos, por passar o dia inteiro em pé ou por calçados apertados, podem ter as dores aliviadas nas massagens.
  • Pele mais macia: A massagem nos pés deixa a pele com um aspecto mais agradável e bem cuidada.

Reflexologia

Clínica dos Pés

A reflexologia consiste em um tratamento holístico centenário que beneficia pessoas de todas as idades. Ademais, essa atividade estimula o organismo a curar a si próprio. Logo, acarreta bem estar para o corpo, mente e espírito. Em suma, o tratamento utiliza pontos específicos dos pés, que correspondem a determinados órgãos ou áreas do corpo que precisam de cuidado. Assim sendo, a massoterapeuta irá pressionar esses locais até reequilibrar o indivíduo, reduzir a tensão ou corrigir a suposta disfunção.

  • Primeira linha – Ombro: É a primeira zona. Desse modo, é possível encontrar os pontos relacionados aos órgãos da cabeça, como o nariz, ouvidos, olhos, pescoço e cérebro. Além disso, também possui o ponto para baixar a pressão sanguínea.
  • Segunda linha – Diafragma: Por outro lado, a segunda linha relaciona-se aos pontos do coração, tireoides, pulmões, brônquios, entre outros.
  • Terceira linha – Cintura: Na terceira linha, encontramos o estômago, fígado, rins, pâncreas, baço e vesícula biliar. Isto é, a massagem nessa área é indicada para enfermidades nesses órgãos.
  • Quarta linha – Ligamento: Esse possui como pontos principais o intestino grosso e o intestino fino.
  • Quinta linha – Pelvis: Por fim, na última parte estão os órgãos reprodutores e o ponto que ajuda na melhoria da insônia.

Como fazer

Terra

Para realizar uma massagem nos pés é bastante fácil e prático. Então, confira os passos necessários a seguir:

  1. Primeiramente, é necessário lavar e secar bem os pés, principalmente entre os dedos. Em seguida, adicione uma pequena quantidade de óleo ou creme em uma das mãos e aplique sobre o pé até ao tornozelo.
  2. Pegue no pé com as duas mãos e puxe para um lado com uma das mãos e empurre para o lado contrário com outra mão. Inicie desde a ponta do é até o calcanhar, e suba novamente para a ponta do pé, por 3 vezes.
  3. Coloque os polegares de ambas as mãos sobre a ponta dos dedos e massageie de cima para baixo. Em seguida, massageie todo o pé, fazendo movimentos de cima para baixo, até o calcanhar.
  4. Coloque uma das mãos debaixo do tornozelo e com o polegar e o indicador da outra mão, massageando de cima para baixo o tendão de Aquiles em direção ao calcanhar. Ademais, repita o movimento 5 vezes, massageando a região dos tornozelos com ambas as mãos abertas e dedos esticados, fazendo uma leve pressão.
  5. Massageie também a parte superior do pé, com movimentos de trás para frente, durante cerca de 1 minuto.
  6. Torça e puxe lentamente cada dedo do pé, iniciando pela base do dedo.
  7. Por fim, repita o 3º passo, puxando para um lado com uma das mãos e empurrando para o outro lado com outra mão. Desse modo, ao terminar a massagem no primeiro pé, faça o mesmo processo no segundo.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Reflexologia, o que é? Como funciona e benefícios para a saúde. 

Fontes: Tua Saúde, Dicas de Mulher, Doctor Feet, Doctor Shoes

Imagens: Rio FGC, Oh My Mag, Revista Cláudia, Clínica dos Pés, Terra

Essa matéria Massagem nos pés – Para que serve, como fazer e benefícios foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Massagem nos pés – Para que serve, como fazer e benefícios Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s