Deusa Atena, quem é? História e curiosidades da deusa da sabedoria

A deusa Atena é uma figura popular na mitologia grega e produtos culturais desse gênero, mas você conhece a fundo a deusa da sabedoria? Em primeiro lugar, Atena foi concebida pela união de Zeus e da deusa Métis, sendo representada pela figura de uma jovem bela e austera.

Nesse sentido, é comum vê-la com um capacete, couraça e escudo mágico com a figura de Medusa. Entretanto, ainda que a maior parte de suas representações apresente uma lança nas mãos, esse é um símbolo da sabedoria e estratégia de guerra.

Assim, Atenas é considerada a deusa da sabedoria, das artes, da inteligência. Além disso, também é vista como deusa da guerra e da justiça, pois representa a parte estratégica, diplomática das batalhas no mundo.

Deusa Atena, quem é? História e curiosidades da deusa da sabedoria
Fonte: Mitologia Grega

Origem da deusa

De acordo com a mitologia grega, a deusa Atenas nasceu da cabeça de Zeus após ele devorar a deusa Métis grávida. Segundo essa versão, Zeus temeu que a amante desse a luz a uma deusa mais poderosa que ele. Por isso, criou uma artimanha onde ambos brincavam de se transformar em animais somente para devorá-la quando ela se transformou em uma mosca.

Desse modo, Métis acabou indo parar na cabeça de Zeus. Porém, com o tempo, Zeus começou a sentir fortes dores de cabeça e exigiu que Hefesto lhe desse uma machadada, quebrando seu crânio para resolver de vez essa questão. No entanto, Atena saltou adulta de dentro do cérebro de seu pai, portando armadura, elmo e escudo.

Nesse sentido, a deusa Atena é vista como a filha favorita de Zeus por se assemelhar a ele em suas habilidades e mentalidade. Entretanto, é inimiga mortal de outros deuses, como Hera – que a vê como o resultado da traição de seu marido. Além dela, existe uma rivalidade direta com Poseidon, o deus dos mares e rios.

Em resumo, a rivalidade com o tio está relacionada à sabedoria e estratégia, pois ambos são deuses conhecidos por essas habilidades. Assim, o mito que melhor ilustra o conflito entre os dois deuses é o que explica a origem da cidade Atenas.

Deusa Atena, quem é? História e curiosidades da deusa da sabedoria
Parthenon, localizado em Atenas na Grécia – Fonte: Stoodi

Mito de Atenas e o Parthenon

Basicamente, Poseidon e Atena disputaram pelo padroado de uma importante cidade grega, conhecida pela riqueza cultural e militar. A fim de determinar quem seria o patrono da cidade, eles estabeleceram uma competição: aquele que desse à população o melhor presente ganharia.

Desse modo, Poseidon utilizou seu poder com as águas para jorrar água do mar na região da cidade. Mais ainda, fez aparecer o primeiro cavalo que enriqueceria o poderio militar da população. Porém, Atena agiu de modo mais estratégico.

Além de domar o cavalo e torná-lo doméstico, a deusa Atenas presentou a cidade com a primeira Oliveira do mundo. Assim, adicionou detalhes ao presente de Poseidon e os ofereceu uma árvore que poderia dar alimento, óleos naturais e madeira. Por fim, conquistou a cidade que recebeu seu nome, Atenas.

Nesse sentido, criou-se o chamado Parthenon, em Atenas, como homenagem aos feitos da deusa. Em resumo, essa foi uma invenção dos arquitetos Calícrates e Ictinos, no século V antes de Cristo. Entretanto, permanece até os dias atuais como um símbolo de respeito e adoração.

Habilidades e características da deusa Atena

No geral, Atena é conhecida como uma figura equilibrada, sábia e diplomática. Ainda que seja dentro ou fora do campo de batalha, a deusa apresenta-se como uma guerreira justiceira.

Além disso, é o extremo oposto do deus da guerra, pois Ares apresenta um comportamento brutal e pouco estratégico. Por outro lado, também é conhecida como protetora de cidades gregas, em especial Atenas.

No que diz respeito aos seus poderes e habilidades, vale ressaltar primeiramente que ela é imortal, como os outros deuses olímpicos. Em segundo lugar, a deusa Atena possui força sobrehumana, capacidade de transformar-se em outros animais ou humanos, e até mesmo invisibilidade.

Ademais, a deusa da estratégia possui grande velocidade e, em alguns mitos, a capacidade de conjurar tempestades como Poseidon e Zeus. Desse modo, suas habilidades são apresentadas na maior parte das vezes em mitos que contam suas aventuras junto a outros heróis.

Deusa Atena, quem é? História e curiosidades da deusa da sabedoria
Escultura contemporânea de Atena com uma coruja – Fonte: Hipercultura

Curiosidades sobre Atena

Em primeiro lugar, a coruja está entre os símbolos mais representativos da deusa Atena. Normalmente, esculturas e pinturas trazem o animal ao seu lado, como um mensageiro e ícone de seu poder. Por isso, a coruja é um animal associado à sabedoria, sendo símbolo das profissões relacionadas à educação.

Além disso, Atena concedeu às mulheres o artesanato. Em resumo, a ação da deusa partiu de um interesse que as mulheres criassem utensílios úteis para a vida dos gregos, mas também que tivessem alguma autonomia. Nesse sentido, algumas pessoas a consideram a deusa do artesanato.

Ainda, Atena é a responsável por transformar Medusa no monstro com serpentes na cabeça. Após um episódio em que Medusa e Apolo desrespeitaram os templos sagrados, a deusa da sabedoria decidiu punir a bela jovem com essa transformação.

Por outro lado, Atena criou a expressão voto de Minerva, em uma situação cujo seu voto foi decisivo. Ademais, é uma deusa virgem em todos os mitos, tendo optado por não se casar para continuar sendo uma guerreira livre.

Entretanto, existem mitos que contam que a deusa da sabedoria foi estuprada por Hefesto, tendo um filho chamado Erictônio. Ainda que tenha sido fruto de uma violência, Atena o reivindicou como filho e o tornou o primeiro rei de Atenas.

E aí, gostou de conhecer sobre a deusa Atena? Então leia sobre Semideuses, o que são? Histórias e importância na mitologia

Fontes: EducaMais Brasil | Toda Matéria | InfoEscola | Hipercultura | Stoodi

Imagens: Hipercultura | Stoodi | Mitologia Grega | Eu sem Fronteiras

Essa matéria Deusa Atena, quem é? História e curiosidades da deusa da sabedoria foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Deusa Atena, quem é? História e curiosidades da deusa da sabedoria Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s