Coelhos – Características e como cuidar dentro de casa

Os coelhos são mamíferos que fazem parte da família Leporidae e da ordem Lagomorpha, que também inclui lebres e pikas. Além de ser símbolo da Páscoa, são caracterizados por uma pelagem que lembra a lã e pode ter tons variados, entre branco, cinza, marrom, preto e outros.

Além disso, eles também são conhecidos pelas orelhas grandes, que podem ter até 7 cm, na maioria das espécies. Há algumas variantes domésticas, no entanto, com orelhas muito mais longas que isso.

Quando encontrado em ambientes selvagens, podem ter entre 1,5 e 2,5 kg, em média e um tamanho entre 33 e 50 cm.

Os coelhos são muito utilizados no mundo das pesquisas científicas, para práticas de técnicas cirúrgicas ou testes de medicamentos. Sendo assim, seu estudo é comum em disciplinas como genética, reprodução e fisiologia.

Características

Coelhos - principais características e como cuidar dentro de casa
BioDiversity4All

Os coelhos vivem em regiões secas de solo arenoso e macio, próximas ao nível do mar. Isso porque precisam de facilidade para conseguir construir suas tocas, geralmente encontradas em matagais de campos extensos ou bosques.

Antigamente, áreas de cultivo também eram habitats comum para as espécies, mas o avanço das técnicas de agricultura fez com que o ambiente não fosse mais adequado para suas tocas. Apesar disso, algumas espécies ainda habitam regiões de plantações de alface, grãos e raízes.

As espécies tem hábitos prioritariamente noturnos e são herbívoras. Geralmente são silenciosos, utilizando o contato físico e odores corporais para se comunicar. Por outro lado, podem emitir sons estridentes em situações de medo ou ferimento.

As sociedades de coelhos contam com uma importante hierarquia, com domínio do macho nos períodos de acasalamento. O período de gestação dura 32 dias, gerando cerca de 4 a 12 filhotes. Logo que nascem, eles estão sem pelos e são completamente cegos, o que faz com que 90% dos coelhos morram antes mesmo de completar um ano de vida. Os que passam disso, no entanto, podem chegar a até 10 anos.

Coelhos de estimação

Coelhos - principais características e como cuidar dentro de casa
Scottish SPCA

Coelhos são animais dóceis que podem ser criados em ambientes domésticos, como animais de estimação. Diferente de cães e gatos, no entanto, eles podem viver bem mesmo dentro de cercados limitados ou gaiolas.

A proteção é importante principalmente em casos em que eles passem muito tempo supervisão, ou em ambientes em que existam outros pets. Entretanto, o espaço do animal precisa garantir que ele possa se movimentar com tranquilidade e tenha uma área para brincar. É ideal que, mesmo que ele seja mantido num ambiente fechado, seja solto ao menos uma vez por dia para poder passear e se movimentar livremente.

Por outro lado, quando não podem ser supervisionados ou são deixados sozinhos, é bom que fiquem contidos. Isso porque eles podem acabar roendo objetos, criando riscos para o próprio animal, ao roer fiações elétricas, por exemplo.

Como animais de estimação, os coelhos são muito carinhosos e desenvolvem muito apego pelos donos. Com pouco tempo, podem aprender a responder chamados e se acostumar a ficar no colo.

Como cuidar

Coelhos - principais características e como cuidar dentro de casa
Discover

Quando se pensa em coelhos, é fácil imaginar que cenoura é seu principal alimento. No entanto, o feno é uma das principais formas de alimentar esses bichinhos. Isso porque eles ajudam a desgastar e manter saúde dos dentes, além de ser rico em fibras.

Com relação à higiene, é normal que eles se limpem com frequência, assim como os gatos. Porém, também é importante dar banhos periódicos, a fim de remover pelos mortos e sujeiras acumuladas neles. Esse banho, porém, exige cuidados especializados, tanto na hora da limpeza como na hora de secagem do animal. Sendo assim, o mais recomendado é levar o coelho para se higienizar com profissionais.

Em casa, o cuidado deve incluir sessões de escovação diária para manter a saúde dos pelos. Elas podem ser feitas com escovas que ajudam a eliminar o acúmulo de pelos mortos, reduzindo a chance de problemas de saúde do animal.

Por outro lado, o custo com vacinas é reduzido quando comparado ao cuidado com cães e gatos, já que não há necessidade de vaciná-los periodicamente. No entanto, a visita semestral no veterinário ainda é indicada para check-ups que garantem a boa saúde do animal.

Curiosidades sobre coelhos

Coelhos - principais características e como cuidar dentro de casa
BioDiversity4All

Olhos: os olhos de coelhos são ótimos indicadores de sua saúde, ou seja, o surgimento de manchas ou alteração de cor é um forte indício de necessidade de consulta com um veterinário.

Nariz: na natureza, o olfato é o principal guia do animal para encontrar alimentos. Estudiosos acreditam que esse seja um dos motivos que fazem com que eles estejam sempre mexendo o nariz.

Orelhas: suas grandes orelhas não estão ali apenas como enfeite. Isso porque elas permitem que os animais captem sons em longas distâncias, agindo praticamente como satélites.

Dentes: os dentes de um coelho nunca param de crescer. Sendo assim, sua dieta precisa focar em criar um desgaste natural para eles, já que o crescimento excessivo pode gerar problemas de saúde.

Patas: em média, um coelho consegue atingir até 56 km/h durante uma corrida, graças à força de suas patas e pernas. Além disso, elas são utilizadas para saltar como forma de alerta para outros animais e até mesmo agredir alguns predadores.

Fontes: InfoEscola, Correio Braziliense, Plaza Hotéis, Petz

Imagens: BioDiversity4All, NPR, Scottish SPCA, Discover

Essa matéria Coelhos – Características e como cuidar dentro de casa foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Coelhos – Características e como cuidar dentro de casa Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s