Reiki, o que é? Como funciona a principais benefícios para a saúde

O reiki é uma técnica de terapia integrativa que visa utilizar a chamada energia vital universal para reestabelecer o equilíbrio do paciente. O método de tratamento é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, inclusive, é um dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil.

A palavra reiki, em japonês, mistura os conceitos de rei (energia universal) e ki (energia de cada ser vivo). Sendo assim, a união das duas representa a energia vital conduzida pelo terapeuta durante as sessões.

Por meio da canalização dessa energia vital, então, o mestre reikiano trabalha para pra regularizar funções vitais no paciente.

Reiki e energia vital

Reiki - o que é, como funciona a principais benefícios para a saúde
João Bidu

O conceito da energia vital universal reconhece que ela é singular, sem divisões entre lados positivos ou negativos. Dessa maneira, a função da canalização por meio do reiki visa eliminar as sujeiras energéticas que impedem seu fluxo.

A partir do momento em que o indivíduo é tomado por pensamentos, sentimentos ou atitudes negativas, sua própria energia é obstruída, impedindo os processos de auto cura. É aí então, que entra a atuação do reiki.

Além dos próprios sentimentos, hábitos que envolvem o consumo de alimentos processados e industrializados, não naturais, também podem influenciar o fluxo energético reconhecido pelo reiki,

Origem

Reiki - o que é, como funciona a principais benefícios para a saúde
Reiki Studio Porto

O tratamento por reiki surgiu em 1865, no Japão. Na ocasião, o professor universitário Dr. Mikao Usui dizia já reconhecer a existência de uma energia vital que poderia ser canalizada pelas mãos, mas não entendia o processo que permitia isso.

A partir daí, então, ele buscou respostas em conhecimentos budistas durante viagens à Índia. Em uma das escrituras, Usio encontrou uma fórmula que apresentava símbolos que, se fossem corretamente acionados, deveriam conseguir captar a energia universal.

Após um período de estudos, o doutor passou a utilizar a técnica no Japão, mas ela só veio a ser popularizada no Ocidente a partir dos anos 40. No Brasil, a primeira mestre reiki só passou a atuar a partir de 1983.

Níveis e chakras do reiki

Reiki - o que é, como funciona a principais benefícios para a saúde
Instituto Luz

Segundo os conceitos do reiki tradicional, o método pode ser aplicado em três níveis:

  • no primeiro, a pessoa aprende as premissas da técnica, aprendendo a ativar a energia vital em si mesmo e nos outros;
  • no segundo, a técnica permite aplicar o reiki à distância;
  • enfim, a partir do terceiro nível, é possível receber o certificado de mestre em reiki, com foco no autoconhecimento e capacidade de aplicar o método em multidões.

Para aplicação, é possível atuar em alguns vórtices de energia distribuídos na coluna vertebral, conhecidos como chakra. Além deles, também é possível encontrar pontos de energização nos membros inferiores, desde os pés até às coxas.

Os principais pontos de chakra são: coronário, localizado na cabeça; frontal ou cerebral, entre os olhos; laríngeo, na garganta; cardíaco, no peito, associado ao coração; umbilical ou plexo solar, responsável por sistema digestivo, fígado, vesícula, estômago, baço, pâncreas e intestinos; sacro, responsável por órgãos genitais e reprodução; e básico, relacionado às glândulas supra renal, à coluna vertebral, medula, lombar e rins.

Benefícios do reiki

Reiki - o que é, como funciona a principais benefícios para a saúde
Marcelo Parazzi

Certamente, um dos principais benefícios do tratamento é a redução de sintomas de estresse a ansiedade. Isso porque a sessão ajuda a promover relaxamento e bem-estar, por meio de técnicas de relaxamento, respiração e meditação. Por causa disso, alguns terapeutas recomendam a prática de princípios reikianos no dia-a-dia, a fim de reduzir quatros de ansiedade.

Quando bem aplicado, em conformidade com outros hábitos e tratamentos de saúde, também pode ajudar a aliviar outras condições, como insônia e dores crônicas em algumas partes do corpo. Dessa forma, é um método de promoção da qualidade de vida, a partir da limpeza da mente em função de um relaxamento do corpo.

Da mesma maneira, o tratamento pode ajudar a reduzir alguns sintomas da depressão, como cansaço físico e perda de energia. No entanto, nesses casos o tratamento costuma ser feito em parceria com métodos que incluem psicoterapia ou uso de medicamentos antidepressivos, receitados por um profissional.

Isso porque a utilização do reiki não deve substituir tratamentos prescritos por médicos. A técnica é utilizada como alívio de sintomas e problemas leves, bem como forma de acompanhamento de outros métodos, na intenção de promover um melhor aproveitamento dos benefícios do processo.

Como fazer uma sessão

Reiki - o que é, como funciona a principais benefícios para a saúde
Itio

Uma sessão de reiki pode ser feito com o paciente deitado ou sentado, a fim de oferecer relaxamento a conforto. A partir daí, o terapeuta irá utilizar as mãos, aproximando ou tocando pontos do corpo ligados aos sete chakras principais.

Ao longo de aproximadamente uma hora, a ideia é promover uma troca de energias, reestabelecendo o fluxo energético nesses pontos e retomando seu equilíbrio. Dependendo da necessidade e do comprometimento emocional do paciente com o processo, ele pode ser repetido alguma vezes por semana, quinzenalmente ou mensalmente.

Por outro lado, alguns pacientes podem optar pelo reiki somente em momentos chaves da vida. Dessa maneira, buscam o tratamento para equilíbrio em questões pontuais, a fim de retomar o foco interior.

Fontes: Minha Vida, Tua Saúde, GNDI, Ebramec

Imagens: Instituto Luz, Itio, Marcelo Parazzi, Holos, João Bidu, Reiki Studio Porto

Essa matéria Reiki, o que é? Como funciona a principais benefícios para a saúde foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Reiki, o que é? Como funciona a principais benefícios para a saúde Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s