Dicas de uma especialista e mais 14 ideias de bioconstrução para uma casa sustentável

Foto: Reprodução /MAREINES + PATALANO

Quando se pensa em casa de madeira, muitas vezes pode vir à mente apenas a imagem da casa na árvore feita para crianças ou dos chalés pequenos e aconchegantes em meio à natureza. Entretanto, não é apenas nesse tipo de cenário e estilo que as casas de madeira podem ser usadas.

A madeira é um material super versátil e pode compor diferentes arquiteturas e projetos, tudo vai depender da combinação de materiais e design. Além de se adequar a diferentes estilos, é um material que possui um custo relativamente baixo e tempo de montagem menor, se comparado à alvenaria. Outra vantagem, é que ele pode ser usado tanto na estrutura da casa, quanto no acabamento, para compor portas, janelas, pisos, paredes  e móveis. Também pode ser considerada uma alternativa sustentável, já que a madeira que pode ser utilizada legalmente em construções desde que o material venha de áreas reflorestadas, regulamentadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Além disso, a manutenção das casas de madeira é bem simples. Para a parte externa, é preciso retirar o verniz antigo com uma lixa e aplicar uma nova camada a cada dois anos. O produto ideal para isso é o verniz marítimo, que é o mais resistente às intempéries climáticas. Já na parte interna, basta que esse processo seja feito de quatro a seis anos. Para ajudar a escolher o modelo ideal de casa de madeira para você, separamos uma lista com vários projetos e inspirações em diferentes estilos e ambientes. Vamos conferir?

1. Estilo e sustentabilidade

Foto: Reprodução /STUDIO MK27

O telhado verde é perfeito para deixar a temperatura interna mais agradável, além de se incorporar à paisagem externa. Enquanto isso, o formato retangular e sem janelas trouxe um ar contemporâneo e estiloso.

2. Casa de madeira e telhado embutido

Foto: Reprodução /ROBERTO MIGOTTO

O telhado embutido, além de bonito, deixa a casa com uma arquitetura contemporânea. A escolha pela madeira envernizada e o formato retangular ajudaram a compor esse estilo.

3. Fachada iluminada

Foto: Reprodução /BRUNO RUBIANO

A mistura de materiais e o design original deixaram o projeto moderno e sofisticado. A iluminação ainda ajuda a destacar a fachada.

4. Deck de madeira e piscina iluminada

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

O deck amplo fica ainda mais aconchegante por causa da madeira no piso, teto e paredes. À noite, a iluminação da piscina faz toda a diferença.

5. Concreto, madeira e geometria

Foto: Reprodução /JOBIM CARLEVARO ARQUITETOS

A fachada de madeira e concreto aparente realçam o design em formato geométrico e deixam o projeto ainda mais original.

6. Madeira na fachada, portas e telhado

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura e urbanismo

A madeira escura envernizada ganhou destaque na fachada pintada com tinta branca. A mistura de materiais e os dois tipos de telhados, uma parte de madeira e uma parte embutido, harmonizaram perfeitamente.

7. Design singular

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

As colunas de ferro sustentando metade do imóvel e a combinação de madeira, ferro e vidro deixaram essa casa com traços contemporâneos e design único.

Leia também: 46 projetos espetaculares de lindas casas de madeira 161098

8. Originalidade e mistura de materiais

Foto: Reprodução /MIGUEL PINTO GUIMARÃES

Esse projeto apostou no uso de forma geométricas, telhado plano, combinação de ferro e madeira e criou uma casa super original e com design inusitado.

9. Fachada geométrica

Foto: Reprodução /REINACH MENDONÇA

As formas geométricas ganharam espaço na fachada dessa casa. Mas, ao invés de traços proporcionais, o destaque ficou para a assimetria e irregularidade.

10. Varanda ampla e janelas

Foto: Reprodução /STUDIO MK27

Que tal ficar na varanda observando as estrelas? Esse projeto se inspirou na arquitetura das casas tradicionais brasileiras e, para isso, apostou em uma varanda enorme e muitas janelas na fachada.

11. Casa de madeira suspensa

Foto: Reprodução /BRUNO RUBIANO

A casa suspensa foi uma ótima ideia para aproveitar o terreno irregular e, de quebra, deixá-la sofisticada e imponente.

12. Sem interferir na natureza

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Totalmente cercada por árvores, a fachada de madeira e pedra apostou nas linhas retas para não interferir demais na paisagem. As janelas, quando fechadas, ficam camufladas, evidenciando o design clean do projeto.

13. Combinando com o jardim

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura e urbanismo

O jardim tão bonito e charmoso precisava de um projeto que harmonizasse com ele e não poluísse demais a paisagem. A escolha pela madeira e vidro foi ideal para isso.

14. Integração de espaços

Foto: Reprodução /MIGUEL PINTO GUIMARÃES

Nesse projeto, a ampla varanda e as portas e paredes de vidro serviram para integrar a área externa com a interna.

15. Combinação de ferro, madeira e vidro

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

A estrutura de ferro serviu para sustentar a casa e separar os dois pavimentos. A escolha por materiais diferentes em cada andar deixou a fachada estilosa e reforçou a divisão entre área social e privada.

16. Madeira na sala de estar

Foto: Reprodução /MAREINES + PATALANO

A sala toda em madeira ganhou mais requinte e sofisticação com o formato circular e a lareira estilosa. O uso da parede e corrimão de vidro permitiram uma maior integração entre os dois andares e o ambiente externo e interno.

17. Charme e simplicidade

Foto: Reprodução /VIMADEN

Casas de madeira pré-fabricadas são uma opção mais rápida e mais barata. Essa casa ficou super charmosa com o telhado inclinado e as portas e janelas de vidro.

Leia também: Casa container: 90 fotos com projetos, fornecedores e preços 161098

18. Fachada de madeira e parede de vidro

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura e urbanismo

Vidro e madeira é sempre uma boa combinação. As paredes de vidro de pé direito duplo deixam a casa com estilo contemporâneo, enquanto a madeira torna o clima mais aconchegante.

19. Projeto em estilo contemporâneo

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Pé direito alto e um grande portão são o suficiente para dar ao projeto um estilo mais contemporâneo. As colunas e vigas de madeira estruturam o espaço e deixam o visual mais aconchegante.

20. Área de lazer aconchegante

Foto: Reprodução /CASA E CAMPO

Nessa composição, a escolha pela parede de alvenaria, madeira e telhado branco deixou a área da piscina acolhedora.

21. Casa de madeira e janelas de vidro

Foto: Reprodução /VIMADEN

A fachada de madeira recebeu grandes janelas de vidro, que permitem aproveitar a iluminação natural e ainda deixam a casa charmosa.

22. Formas geométricas em estilo rústico

Foto: Reprodução /MEIRELES + PAVAN ARQUITETURA

Que tal uma casa que lembra uma barraca de praia ou uma oca de índio? Nesse projeto, o formato circular da varanda e triangular do telhado garantem um estilo rústico e original.

23. Aproveitando o terreno

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

O projeto aproveitou o desnível já existente no terreno e criou dois andares em uma parte da casa, o de cima de madeira e o de baixo de alvenaria. Uma solução prática e elegante.

24. Fachada em tons terrosos e preto

Foto: Reprodução /ELMOR ARQUITETURA

A fachada de madeira em tons diversos de uma paleta de cores que segue o marrom harmonizou perfeitamente com as janelas e a parede de vidro escuro.

25. Estrutura de madeira e parede de vidro

Foto: Reprodução /VIMADEN

Aqui o telhado inclinado, as estruturas de madeira e as paredes de vidro foram utilizadas não apenas na casa, mas também na garagem. Ficou harmônico, simples e bonito.

26. Diferentes materiais e tons

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura e urbanismo

Para compor a fachada, foram escolhidos diferentes de materiais. Os diversos tons de madeira harmonizaram muito bem com o muro de vidro e aço e o verde do jardim.

27. Detalhes que fazem a diferença

Foto: Reprodução /CASA E CAMPO

Essa casa de madeira ficou super charmosa com o guarda-copo de ferro trabalhado e a garagem aproveitando o desnível do terreno.

Leia também: Mini-casa: a opção ideal para um estilo de vida mais livre e descomplicado 161098

28. Parede de vidro e telhado inclinado

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Nessa casa com muro de pedra e fachada de madeira e vidro, o destaque fica por conta do telhado inclinado e da iluminação interna. O piso intertravado aparece na entrada da garagem, complementando a entrada.

29. Madeira e vidro formam o par perfeito

Foto: Reprodução /VIMADEN

A casa duplex de madeira recebeu muitas portas, janelas e paredes de vidro que, além de favorecerem a iluminação natural, também deram leveza e integraram os ambientes.

30. Madeira e palha para um estilo praiano

Foto: Reprodução /ANTONIO & MARIO ARQUITETOS

O telhado de sapé, uso de madeira e pedra na fachada e o tipo de vegetação ao redor fazem desse projeto a escolha perfeita para uma casa de praia.

31. Colunas de madeira e pé direito alto

Foto: Reprodução /SANDRA MOURA ARQUITETA

O pé direito alto, a varanda ampla, o telhado triangular e as colunas circulares de madeira deixaram a casa imponente e ao mesmo tempo aconchegante.

32. Iluminação que faz a diferença

Foto: Reprodução /JULIANA LAHOZ

Essa casa de madeira já era bastante aconchegante por si só. Com a utilização da parede de vidro e da iluminação projetada, ficou ainda mais.

33. Área de lazer integrada

Foto: Reprodução /Ruschel arquitetura e urbanismo

A área de lazer dessa casa priorizou a madeira e o vidro para formar um ambiente ao mesmo tempo aconchegante e integrado.

34. Telhado e madeira em contraste

Foto: Reprodução /CASA E CAMPO

Essa casa de madeira pré-fabricada recebeu uma varanda em formato de L e janelas de vidro. O telhado de tom claro ganhou destaque ao contrastar com o tom natural da madeira.

35. No meio das árvores

Foto: Reprodução /BIANCA E BARBARA LEHMKUHL

Esse chalé com corrimão de troncos e fachada de tábuas de madeira foi totalmente abraçado pela vegetação e se integrou perfeitamente à ela. Imagine que gostoso é dormir em uma casa dessas, ao som do vento batendo nas folhas das árvores!

36. Casa de madeira com varanda

Foto: Reprodução /VIMADEN

Varanda, telhado claro e janelas e portas de vidro são ótimas combinações para incrementar casas pré-fabricadas. Invista nessa ideia!

37. Estilo diferente e único

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Pé direito alto, telhado com detalhes de madeira, varanda ampla e cômodo suspenso deixaram essa casa belíssima e com um estilo único.

Leia também: O que é madeira plástica e como incluir no seu projeto sustentável 161098

38. Diferentes tons na fachada

Foto: Reprodução /ANTONIO & MARIO ARQUITETOS

A combinação de diferentes tons de madeira, pedra em tom claro e telhado escuro harmonizaram perfeitamente nessa fachada, que é o cartão de visitas da residência.

39. Casa suspensa e varandas embutidas

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

As linhas retas e a casa suspensa em formato de caixote são tendências na arquitetura contemporânea. Nesse projeto, esse estilo ficou ainda mais evidente com a fachada de madeira e as varandas embutidas do segundo andar.

40. Aproveitando a vista

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Para aproveitar a vista privilegiada, esse projeto apostou na parede de vidro em toda a sala de estar e no teto de madeira, plano e discreto.

41. Varanda suspensa e terreno irregular

Foto: Reprodução /NATALIE TRAMONTINI

A varanda suspensa foi uma ótima opção para o terreno irregular. Além disso, deixou a casa ainda mais aconchegante.

42. Design clean e criativo

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

Nesse projeto, a aposta foi pela escolha de linhas retas e design clean. O resultado foi uma casa moderna e original.

43. Deck de madeira agradável

Foto: Reprodução /Sidney Quintela

Decks de madeira são sempre aconchegantes e convidativos. Nessa casa, a composição do deck, jardim e fachada de madeira deixaram o ambiente ainda mais agradável.

44. Madeira, vidro e leveza

Foto: Reprodução /VIMADEN

Essa casa feita com tábuas de madeira de diferentes tons ganhou mais leveza com o uso de grandes janelões e paredes de vidro.

45. Casa suspensa e concreto aparente

Foto: Reprodução /STUDIO MK27

A casa suspensa e o telhado plano com concreto aparente ajudaram a compor o estilo clean e moderno dessa casa.

46. Estilo praiano e contemporâneo

Foto: Reprodução /JACOBSEN ARQUITETURA

A escolha pelos troncos de madeira cilíndricos na fachada deixou a casa com cara de praia. O telhado invertido e as paredes de vidro romperam um pouco com esse estilo e deixaram a residência mais contemporânea.

Depois de tantos modelos, ficou claro que casas de madeira são versáteis e se adequam a diferentes estilos e ambientes, basta escolher aquele que mais lhe agradar.

O post Dicas de uma especialista e mais 14 ideias de bioconstrução para uma casa sustentável apareceu primeiro em Tua Casa.

Dicas de uma especialista e mais 14 ideias de bioconstrução para uma casa sustentável Publicado primeiro em https://www.tuacasa.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s