Mamíferos venenosos – 5 animais que você provavelmente não conhece

Os animais venenosos não são somente cobras peçonhentas ou insetos ameaçadores, mas também existem mamíferos venenosos. Apesar de serem poucos, essas espécies utilizam dessa característica como um mecanismo de defesa.

Desse modo, ainda paralisam suas presas em algumas situações. Porém, existem mamíferos que utilizam do veneno junto às garras para prender a vítima com maior agilidade.

No entanto, algumas espécies desenvolveram essa capacidade de ataque, de modo que o veneno não seja necessário. Por isso, a grande maioria dos mamíferos não são venenosos.

Quais são os mamíferos venenosos?

Atualmente, existem cinco animais identificados como mamíferos venenosos. No geral, cada um apresenta seu próprio habitat e características, mas são unificados pela presença de veneno como mecanismo de defesa.

1) Ornitorrinco

Fotografia de um ornitorrinco para ilustração do item
Fonte: Segredos do Mundo

Basicamente, o ornitorrinco macho apresenta glândulas de veneno nas patas traseiras. Porém, essas glândulas atuam no momento do acasalamento, pois são utilizadas para proteger o seu território de outros machos.

Além disso, esse veneno apresenta fortes efeitos colaterais nos seres humanos. Por via de regra, as pessoas que entram em contato com o veneno do ornitorrinco relatam que a dor pode durar longos meses, mesmo com tratamento medicamentoso.

2) Musaranho, o menor mamífero do mundo

Mamíferos venenosos - 5 animais que você provavelmente não conhece
Fonte: Estudos Kids

Conhecido como os menores mamíferos do mundo, o Musaranho mede cerca de 10 centímetros, mas pode ser um animal fatal. Nesse sentido, apresenta glândulas salivares com um veneno poderoso como o das serpentes.

No geral, alimenta-se de animais ainda menores que ele e utiliza do veneno para capturar suas presas.

3) Almiqui

Mamíferos venenosos - 5 animais que você provavelmente não conhece
Fonte: Pinterest

Também chamado de Solenodonte, esse animal é parente do musaranho e possui pouco mais de 30 centímetros. Porém, estão quase extintos, existindo principalmente na região de Cuba e da Espanha.

Apesar de não possuir uma saliva tão venenosa, o Almiqui é popular por matar cachorros de pequeno porte. Comumente, esse mamífero venenoso tende a predar pequenos insetos.

4) Toupeira

Mamíferos venenosos - 5 animais que você provavelmente não conhece
Fonte: Info Escola

Apesar de existirem inúmeras espécies de toupeira, a Toupeira-europeia se destaca por conter toxinas em sua saliva. Porém, normalmente a utilizam para paralisar animais menores como minhocas, em especial para armazenar e comer no futuro.

5) Lóris lento

Fotografia de um Lóris lento para ilustração do item
Fonte: Medium

Ainda que tenha uma aparência fofa, o Lóris lento é uma das espécies mais fatais na natureza. Basicamente, esse animal apresenta uma glândula no braço que quando misturada à saliva pode criar reações alérgicas graves.

Além disso, são encontrados majoritariamente no subcontinente indiano, sudeste asiático, China e no Arquipélago Malaio. Entretanto, correm grave risco de entrar na lista de animais em extinção.

E ai, gostou de conhecer os mamíferos venenosos? Então leia sobre Lesma-do-mar – Principais características desse animal peculiar.

Fontes: Vix | Super Interessante | Medium

Imagens: InfoEscola | Segredos do Mundo | Estudo Kids | Pinterest | Medium

Essa matéria Mamíferos venenosos – 5 animais que você provavelmente não conhece foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Mamíferos venenosos – 5 animais que você provavelmente não conhece Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s