Caim e Abel, quem foram? Primeiro assassinato da humanidade

De acordo com a Bíblia, os irmãos Caim e Abel foram os primeiros filhos de Adão e Eva, primeiro casal humano da Terra. Quando eles já não habitavam mais o Jardim do Éden. Em suma, eles viviam em uma época onde Deus conversava com os homens. Além disso, trabalhavam para garantir o sustento da família, retirando do solo e da água o necessário para eles e para os animais do rebanho.

Dessa forma, Caim era agricultor, cultivava o solo, enquanto que Abel era pastor de ovelhas. E como era costume na época, eles ofertavam a Deus as primícias do fruto do trabalho de cada um, ou seja, ofertavam as primeiras coisas, as melhores. Então, Abel ofertava a melhor ovelha do seu rebanho. Entretanto, Caim tinha o hábito de ofertar as sobras de sua colheita. Por isso, Deus se agradava das ofertas de Abel, mas não se agradava das ofertas de Caim.

Por fim, a história dos irmãos Caim e Abel é relatada no início da Bíblia, no capítulo quatro de Gênesis. “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, ela concebeu e deu à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um homem. Assim deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra” (Gn 4,1:2).

No entanto, o sentimento de inveja que Caim tinha por Abel foi crescendo cada vez mais, até que em um momento de raiva, Caim mata Abel.

A história de Caim e Abel

JW.org

Após serem expulsos do paraíso, Adão e Eva seguem com suas vidas e tem os primeiros filhos, Caim e Abel. Sendo que Caim se tornou agricultor e Abel pastor de ovelhas. Segundo a Bíblia, naquela época eles praticavam atos de adoração a Deus sacrificando parte do fruto de seus trabalhos.  Dessa forma, Abel separava seu melhor cordeiro e o oferecia como prova de sua adoração, o que agradava a Deus.

Já seu irmão Caim, ofertava apenas as sobras das colheitas, o que não agradava a Deus, pois mostrava que Caim não tinha seu coração voltado para seu Senhor. Em suma, Caim colocava Deus em segundo plano, portanto sua oferta não era aceita. Mas, a oferta de Abel mostrava seu compromisso com Deus, o colocando em primeiro lugar em sua vida.

Por fim, Caim que já vinha alimentando sentimentos de inveja de seu irmão, começou a odiá-lo também. Até que um dia, Caim chamou seu irmão Abel para que fossem ao campo. Chegando lá começaram a discutir e em um ato de fúria, Caim mata Abel com uma pedrada na cabeça. Este seria então, o primeiro homicídio da história da humanidade.

Então, Caim é questionado por Deus que já sentia o sangue de Abel derramado no solo, então Deus amaldiçoa Caim. A partir daquele dia, Caim não iria colher mais nada da terra e iria andar errante pelo mundo, e para que ninguém o matasse, colocou-lhe uma marca. Por fim, Caim saiu da presença de Deus e foi morar em Node, localizado a leste do Jardim do Éden, onde teve mulher e um filho chamado Enoque. Posteriormente, Adão e Eva tiveram mais filhos, entre eles, Sete.

Por que Deus preferia as oferendas de Abel?

PCamaral

Em suma, muitas especulações são feitas sobre esse assunto, tais como:

  • Deus teria se agradado da oferta de Abel por ser um sacrifício de carne/sangue, elemento reconciliador entre Ele e os homens.
  • Abel fez o que Deus pediu, enquanto que Caim fez o que queria.
  • A reação de Deus tem a ver com o caráter de cada um dos irmãos e não com o sacrifício em si. Pois, de acordo com I João, Caim sempre foi uma pessoa maldosa.
  • Outra possibilidade seria a postura do coração de cada um dos irmãos na hora do sacrifício. Enquanto Abel agiu pela fé, Caim não acreditava no significado de seu sacrifício.
  • Por fim, Deus preferiu a oferta de Abel porque ele escolheu as primícias, o melhor do que tinha para oferecer, enquanto Caim não.

Caim e Abel: primeiro assassinato da história

JW.org

Após a história de Caim e Abel, através de Moisés, Deus escreve o mandamento ‘Não matarás’. Cujo objetivo de regular a vida do povo de Israel no Antigo Testamento. Da mesma forma, o julgamento também foi proposto por Deus, onde aquele que matasse alguém também deveria ser morto, ‘olho por olho’.

Já no Novo Testamento, Jesus mostra como Deus enxerga o assassinato. Basicamente, aquele que alimenta a ira contra seu irmão, já o assassinou em seu coração.

No entanto, há algumas especulações sobre a real culpa de Caim, pois até aquele dia, ele não conhecia a morte humana, afinal, nunca havia presenciado a morte antes. Naquela época, os homens viviam por muitos anos, por exemplo, Adão viveu 930 anos, teve uma vida longa cheia de descendentes. Portanto, ninguém conhecia a morte ainda.  Então, como Caim iria saber que o golpe deferido ao seu irmão Abel resultaria em sua morte? Enfim, Caim e Abel são mencionados em outras partes da Bíblia, sempre ressaltando a fé e bondade de Abel e a maldade e o coração impuro de Caim.

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Marca de Caim – o que era e qual seu significado, segundo a Bíblia. 

Fontes: Info Escola, JCNET, Pregação Cristã

Imagens: JW.org, PCamaral

Essa matéria Caim e Abel, quem foram? Primeiro assassinato da humanidade foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Caim e Abel, quem foram? Primeiro assassinato da humanidade Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s