Benefícios da cebola – Tipos, propriedades e cuidados ao consumir

A cebola é um ingrediente muito conhecido na culinária, utilizado para temperar diferentes tipos de alimentos, cujo nome científico é Allium cepa. No entanto, os benefícios da cebola vão além de um simples tempero. Em suma, esse vegetal possui propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, anticancerígenas, hipoglicemiantes e antioxidantes. Portanto, consumir cebola regularmente pode ajudar a manter a saúde do corpo.

Além disso, a cebola possui diversos nutrientes, é rica em fibras e vitaminas, como tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), vitamina C. Também é fonte de alguns minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e selênio. Por isso, a cebola é considerada importante para o combate de diversos problemas de saúde.

Por exemplo, pressão alta, diabetes, intestino preso e obesidade. Além de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, trombose, anemia, ainda minimiza o envelhecimento da pele, no controle da hipertensão e ainda ajuda no tratamento de resfriados.

Tipos de cebola

Viver Natural

Existem diversos tipos de cebola, porém, as mais conhecidas e usadas no Brasil são as cebolas amarela, branca e as roxa. Que podem ser consumidas de diversas formas, por exemplo, cruas em saladas, em conserva, fritas, assadas, grelhadas, em molhos ou no arroz.

Em suma, a cebola roxa possui um sabor mais adocicado, além de ser mais calórica, devido a sua cor, é rica em antocianina um poderoso antioxidante que auxilia no combate aos radicais livre.

Enquanto que a cebola amarela, conhecida como pera, tem sabor mais forte e é menos calórica, mas é rica em minerais. Já a cebola branca é maior e possui sabor acentuado. Por isso, a amarela e a branca são mais usadas refogadas, enquanto que a roxa é mais usada crua em saladas.

Propriedades nutricionais

Médio Tejo

Uma cebola crua possui em média 40 calorias a cada 100 gramas. Ademais, sua composição consiste em 89% de água, 1,7 gramas de fibra, 4,2 gramas de açúcar e pequenas quantidades de proteína e gordura. De acordo com especialistas, é recomendado o consumo de no máximo 1 cebola pequena, em torno de 50 gramas, por dia. Essa quantidade é suficiente para absorver todos os benefícios da cebola.

Benefícios da cebola

1 – Fonte de fibras

Moreira Net

Um dos benefícios da cebola é ser uma ótima fonte de fibras, dependendo do tipo de cebola pode conter 0,9 a 2,6% de seu peso. Em suma, esse vegetal é rico em fibras solúveis saudáveis chamadas de frutanos ou prebióticas, que servem de subsídio alimentar para as bactérias benéfica ao organismo.

Ademais, o consumo dessas fibras ajuda na formação de ácidos graxos, que auxiliam na saúde do cólon, reduzindo inflamações e o risco de câncer de cólon. Mas, para pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável, não conseguem digerir os frutanos, causando sintomas digestivos desagradáveis.

2 – Benefícios da cebola: fonte de vitaminas e minerais

Terra Nova

Outro benefício da cebola é ser fonte de vitaminas e minerais, tais como:

  • Vitamina C – ação antioxidante que auxilia na função imunológica e a manutenção da pele e do cabelo.
  • Folato (vitamina B9) – é solúvel em água, e é essencial para o crescimento e metabolismo celular. Por isso, é importante para mulheres grávidas.
  • Vitamina B6 – é importância na formação de glóbulos vermelhos.
  • Potássio: mineral que auxilia na redução da pressão arterial, além de ser importante para a saúde do coração.

3 – Rica em componentes saudáveis

1Zoom

Ser rica em componentes saudáveis é alguns dos benefícios da cebola, como flavonoides, além de:

  • Antocianinas – podem ser encontradas nas cebolas vermelhas e roxas, são poderosos antioxidantes.
  • Quercetina – flavonoide antioxidante que pode reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração.
  • Compostos de enxofre- como sulfetos e polissulfuretos, que ajudam na prevenção contra o câncer.
  • Tiosulfinatos – compostos contendo enxofre que auxilia na diminuição do crescimento de micro-organismos prejudiciais ao organismo. Além de prevenir a formação de coágulos no sangue.

4 – Benefícios da cebola: função antimicrobiana

Viver Natural

Outro benefício da cebola é sua função antimicrobiana. De acordo com pesquisas, o extrato e óleo de cebola possui a capacidade de diminuir o crescimento de alguns micro-organismos nocivos à saúde, como bactérias e leveduras.

5 – Ajuda reduzir o açúcar no sangue

MD Saúde

A cebola ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, graças a uma substância chamada glucoquinina, uma espécie de insulina vegetal. Portanto, entre os benefícios da cebola ela ajuda no controle da diabetes.

6 – Benefícios da cebola: boa para os ossos

MD Saúde

Entre os benefícios da cebola, ela protege os ossos contra a deterioração, inclusive, ajuda na reposição da massa óssea, evitando doenças como osteoporose.

7 – Prevenção do câncer

MD Saúde

De acordo com estudos, consumir cebola ajuda a reduzir o risco de vários tipos de câncer, como o câncer de estômago, mama, cólon e próstata, por exemplo. Além disso, ao consumir duas cebolas por semana, ajuda a reduzir em:

  • 56% o risco de câncer de laringe
  • 43% o de ovários
  • 25% o de rins

Enquanto que consumir uma cebola por dia, reduz em:

  • 56% menos chances de ter câncer colorretal
  • 88% e de câncer de boca

8 – Redução do colesterol

MD Saúde

Um dos benefícios da cebola é ajudar na redução dos níveis do colesterol LDL e triglicerídeos. Isso acontece devido à substância chamada saponina, que diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas, como aterosclerose ou infarto. Já a substância aliina e antioxidantes presentes promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea. Consequentemente, age diminuindo a pressão arterial, além de reduzir as chances de desenvolver um AVC.

9 – Benefícios da cebola: previne gripes e resfriados

MD Saúde

A cebola é rica em quercetina, antocianinas, alicina, vitaminas do complexo B, C e outros compostos antioxidantes que proporcionam ação antimicrobiana, antiviral, antifúngica e anti-inflamatória. Dessa forma, entre os benefícios da cebola, ela ajuda na prevenção de gripes, resfriados, amigdalite, asma e alergias, assim como câncer e infecção por Candida albicans.

Além disso, o consumo da cebola previne doenças respiratórias. Ademais, tem ação expectorante e funciona como um remédio natural para o tratamento da tosse, ajudando na eliminação de catarro e na limpeza das vias respiratórias.

 10 – Previne o envelhecimento precoce

Tua Saúde

Outro benefício da cebola é prevenir o envelhecimento precoce, devido aos antioxidantes (enxofre, selênio e antocianina), alto teor de vitamina A, C e E, e a quercetina que possui. Dessa forma, protege as células do organismo contra ações dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Ademais, a vitamina C atua na produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza da pele.

11 – Combate a hipertensão

Viver Natural

Devido ao potássio presente na cebola, auxilia na eliminação de excesso de líquidos do corpo, além de diminuir o sódio do organismo. Dessa forma, ajuda a controlar a pressão arterial.

12 – Ajuda no emagrecimento

Viver Natural

Como a cebola possui poucas calorias (40 kcal) e grande quantidade de fibras, ela promove a sensação de saciedade, além de melhorar o funcionamento do intestino. Pois, atua na eliminação de toxinas, na prevenção à prisão de ventre e de retenção de líquidos. Além disso, a quercetina acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura, portanto, auxiliar no emagrecimento também faz parte dos benefícios da cebola.

13 – Auxilia na saúde do coração

Dicas de Sáude

Novamente, devido à quercetina presente na cebola, ela ajuda a prevenir a formação de coágulos, o que faz com que a circulação sanguínea melhore. Dessa forma, reduz taxas de colesterol e graças ao silício, também previne contra o envelhecimento de veias e artérias.

Cuidados ao consumir

Terra Nova

Já listamos os benefícios da cebola para a saúde do corpo, mas, para obter esses benefícios de forma correta, é necessário cuidados ao consumir o alimento. Por exemplo:

  • Intolerância ou alergia à cebola – a alergia a cebola é rara, porém, a intolerância a ela crua é bastante comum. Podendo desencadear sintomas como desconfortos digestivos, mal-estar estomacal, azia e gases.
  • Irritação dos olhos – é comum ao cortar a cebola os olhos ficarem irritados ao ponto de produzir lágrimas. Isso acontece devido a liberação de um gás chamado fator lacrimogêneo (LF), que causa uma sensação de ardor.
  • Irritação na boca – O fator lacrimogêneo (LF) também pode causar sensação de queimação na boca quando a cebola é consumida crua.
  • Perigo aos animais – apesar de ser um alimento benéfico para o ser humano, a cebola pode ser mortal para alguns animais, como cachorro, gato, cavalo e macaco.  Pois, os sulfóxidos e sulfetos presentes podem causar a ‘anemia do corpo de Heinz’, que causa danos nas células vermelhas do sangue.

Portanto, não dê cebola aos animais!

Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Ovo cru é saudável? O que a ciência diz sobre isso?

Fontes: Viva Bem, Tua Saúde, Ecycle, A Revista da Mulher

Imagens: Info Escola, Viver Natural, Médio Tejo, Moreira Net, Terra Nova, 1Zoom, MD Saúde, Dicas de Saúde

Essa matéria Benefícios da cebola – Tipos, propriedades e cuidados ao consumir foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Benefícios da cebola – Tipos, propriedades e cuidados ao consumir Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s