Irmãos Lumière, quem são? História dos pais do cinema

Os irmãos Lumière são conhecidos como os pais do cinema, pois foram pioneiros na exibição de imagens em movimento. Ou seja, foram inventores do cinematógrafo, um aparelho que reproduzia movimento a partir do sequenciamento de fotogramas. Nesse sentido, foram pioneiros no aperfeiçoamento e também no registro dessa invenção.

Em resumo, Auguste Maria Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière nasceram em Besançon, na França. Porém, Auguste era mais velho, nascido em 19 de outubro de 1862. Por outro lado, seu irmão Louis Jean Lumière era mais novo, pois nasceu em 5 de outubro de 1864.

Primeiramente, ambos eram filhos e colaboradores de Antoine Lumière, conhecido fotógrafo e fabricante de películas fotográficas. Entretanto, o pai se aposentou em 1892 e passou a fábrica para os filhos. Desse modo, foi nessa mesma indústria de materiais fotográficos que surgiu o cinematógrafo, fundamental para o desenvolvimento do cinema.

Irmãos Lumière, quem são? História dos pais do cinema
Réplica do cinematógrafo dos irmãos Lumière – Fonte: Ribeirão Preto Cultural Jaf

O cinematógrafo

A princípio, o cinematógrafo foi registrado por Léon Buly, em 1892. Entretanto, devido à falta de pagamento sobre a patente, Bouly perdeu o direito sobre a invenção. Consequentemente, os irmãos Lumière registraram o invento no dia 13 de fevereiro de 1895, porém, como uma “máquina de estudos científicos sem fim comercial”.

Apesar de terem afirmado que a criação não teria finalidades comerciais, essa invenção é o principal precursor do cinema no mundo. Basicamente, esse equipamento permitia o registro de fotogramas que criavam a ilusão de movimento quando reproduzidos. Em outras palavras, a sucessão de imagens paradas imprimia movimento por causa do fenômeno chamado persistência da visão.

Em resumo, a persistência da visão é um fenômeno ou ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano permanece na retina por uma fração de segundo após sua absorção. Desse modo, as imagens se associam na retina sem interrupção e nos parecem em movimento.

No geral, percebe-se esse efeito com os primeiros desenhos animados da televisão, também criados a partir desse efeito. Em contrapartida, a origem do cinema se deu pela exploração desse fenômeno, e com o cinematógrafo não foi diferente. Sendo assim, a primeira exibição de um filme e a apresentação da máquina aconteceu no mesmo ano de seu lançamento.

Confira o funcionamento dessa invenção no vídeo a seguir:

A primeira exibição de um filme dos irmãos Lumière

Antes de mais nada, a primeira exibição de um filme aconteceu no dia 28 de dezembro de 1895, na cidade de La Ciotat. Nesse sentido, os irmãos Lumière organizaram o evento sem pretenção de comercializar o invento e seus usos, pois viam o cinematógrafo como um produto científico.

Geralmente, as exibições assustavam o público, pois eram imagens realistas e em grande escala. Como exemplo, pode-se citar o curto documentário “A Saída da Fábrica Lumière em Lyon”, cuja cena do trem saindo da estação fez o público acreditar que o veículo estava saindo da tela.

Entretanto, as exibições no sudeste da França tomaram outras proporções e viajaram o país. Desse modo, os irmãos Lumière foram parar no Grand Café em Paris, um importante ponto de encontro para os intelectuais da época. Além de anônimos, entre os espectadores presentes estava George Méliès, pai do cinema de ficção e dos efeitos especiais.

Consequentemente, Méliès juntou-se aos irmãos Lumière para difundir a potencialidade do cinematógrafo em outros lugares do mundo. Ainda que os filmes fossem curtos e documentais, em especial pela limitação do rolo de filmage, foi um passo essencial para o desenvolvimento do cinema moderno.

Portanto, o cinematógrafo foi apresentado para Londres, Bombaim e Nova York. Sobretudo, essas exibições popularizaram o cinema na época, transformando-a no que hoje se chama sétima arte. Curiosamente, os irmãos Lumière vieram parar no Brasil com sua invenção, trazendo o cinema ao território nacional no dia 8 de julho de 1896.

Irmãos Lumière, quem são? História dos pais do cinema
Fotografia dos irmãos Lumière com o cinematógrafo – Fonte: Sessão das Três

Evolução do cinema e outras invenções dos irmãos Lumière

Ainda que tenham afirmado o cinematógrafo como uma invenção científica, essa máquina foi essencial para o aprimoramento do cinema. Em outras palavras, a partir desse invento outras réplicas e adaptações sugiram, desenvolvendo o cinema no processo.

No geral, o processo de adaptação desse equipamento é natural, pois a própria máquina dos irmãos Lumière surgiu com base no cinetoscópio de William Kennedy. Porém, para se entender a dimensão do pioneirismo desses irmãos franceses cabe citar que a própria televisão surgiu como um desdobramento do cinematógrafo.

Além disso, os irmãos Lumière foram responsáveis pela criação do processamento de fotografias coloridas e em relevo. Por outro lado, também inventaram a chamada placa fotográfica seca e a Cruz de Malta, um sistema que permitia com que a bobina do filme se movimentasse com intervalos.

Em resumo, o cinema conhecido hoje é resultado do trabalho de Auguste e Luis Lumière. Ainda que décadas tenham se passado desde a primeira exibição, muito provavelmente a descoberta do potencial no cinema teria acontecido anos mais tarde.

E aí, gostou de conhecer sobre os irmãos Lumière? Então leia sobre Invenções brasileiras – quais são as principais criações nacionais.

Fontes: Monster Digital | InfoEscola | História do Mundo | Agência Brasil | Opera Mundi | Escola Britannica

Imagens: Observatório do Cinema | Sessão das Três | Ribeirão Preto Cultural Jaf |

Essa matéria Irmãos Lumière, quem são? História dos pais do cinema foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Irmãos Lumière, quem são? História dos pais do cinema Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s