Gatinho miando – Significado e os diferentes tipos de miados do animal

Quem um gatinho em casa sabe que ele pode passar muito tempo miando. É claro que o comportamento faz parte da comunicação natural dos animais, mas muitas vezes pode ter uma causa misteriosa e desconhecida para os donos.

Na maioria das vezes, entretanto, é possível afirmar que o miado em excesso expressa algum tipo de incômodo do animal. Ele pode surgir de várias motivações, como fome, medo ou carência, por exemplo, mas nem sempre está tão claro.

Sendo assim, o primeiro passo, é tentar analisar o ambiente e o comportamento do animal, a fim de poder determinar o verdadeiro motivo do gatinho estar miando com muita frequência.

Miado na comunicação

Gatinho miando - o que significam os diferentes tipos de miados do animal
NY Daily News

O som de miado de um gato é extremamente popular, mesmo entre pessoas que não convivem diariamente com esse animal de estimação. Apesar disso, um gato saudável e com as necessidades satisfeitas possui uma tendência maior a se manter em silêncio na maior parte do tempo.

Isso porque, na maioria das vezes, a comunicação de felinos baseia-se primordialmente em linguagem corporal e facial. Dessa maneira, quando um gato está miando, ele está tentando passar uma mensagem para seus donos, ou outros humanos.

Mesmo com esse foco definido, isso não significa que a comunicação seja eficiente, já que entender a intenção de um miado não é óbvia em qualquer situação.

Tipos de miado

Gatinho miando - o que significam os diferentes tipos de miados do animal
Quora

Miado alto: quando o gato está miando num alto volume e por um tempo prologando, provavelmente ele está buscando atenção. A princípio, a intenção pode ser apenas receber ou carinho ou chamar atenção para um desejo, como sair para passear.

No entanto, essa vontade de atenção também pode ter origem na vontade de algum carinho especial que diz respeito a algum incômodo ou dor no corpo, por exemplo.

Miado baixo: o miado em tons mais baixos está ligando a necessidades mais básicas do animal, como vontade de comer, por exemplo. Outras necessidades ligadas a esse tipo de miado podem incluir limpeza da caixinha de areia do animal, ou mesmo cuidados para melhorar o acesso ao local.

Miado curto: um gatinho miando com um som mais curto é um sinal de simpatia. Na maioria das vezes, ele tem o sentido de cumprimento, como um amigo dizendo oi.

Miado longo: o miado longo e excessivo costuma demonstrar um tipo de incômodo mais forte e presente no dia-a-dia do gato.

Além disso, caso esse miado seja acompanhado de rosnados ou outros grunhidos, pode indicar sentimentos como raiva e estresse. A postura corporal do gato nesse momento também ajuda a ler melhor o miado.

Principais causas

Gatinho miando - o que significam os diferentes tipos de miados do animal
Pet Professional

De forma geral, o medo é o principal motivo para um gato estar miando muito. Isso pode acontecer especialmente quando são filhotes, logo depois de serem separados de suas famílias e levados para um novo ambiente.

Além disso, fome e sede também provocam vários miados. Quando o gato já tem idade para se alimentar sozinho, apenas mantenha potinhos com água e ração abastecidos, ou horário frequente de alimentação do animal. É importante dizer que, apesar da imagem popular, gatos não podem ser alimentados com leite.

Outros motivos de incômodo como dores, calor ou portas fechadas num ambiente, também podem gerar miados repetitivos.  Além disso, períodos de cio em fêmeas também geram miados que quase se aproximam de gritos ou berros. Nesses momentos, os cuidados com o felino deve ser especial.

A melhor forma de identificar a causa de um gato miando de forma excessiva, é ficar atento ao ambiente e à linguagem corporal do animal.

Fontes: Petz, Petz, Patas da Casa, Canal do Pet

Imagens: Love to Know, NY Daily News, Quora, Pet Professional

Essa matéria Gatinho miando – Significado e os diferentes tipos de miados do animal foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Gatinho miando – Significado e os diferentes tipos de miados do animal Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s