Invenção do telefone – Origem do aparelho tecnológico

A invenção do telefone é autoria do cientista norte-americano Alexander Graham Bell, pois foi quem registrou a primeira patente do produto. Desse modo, o dia 10 de março de 1876 marcou a origem desse aparelho tecnológico, ou seja, quando a patente foi oficialmente registrada.

Entretanto, existem controvérsias relacionadas à invenção do telefone. Em especial, houve uma batalha judicial pela patente do produto, porque Graham Bell deu entrada ao processo horas antes de um outro estudioso, chamado Elisha Gray. Assim, ambos se envolveram em um conflito legal para determinar a autoria dessa criação.

Apesar disso, o telefone surgiu no mundo como uma ferramenta que transformou a comunicação entre as pessoas. No geral, esse invento conectou indivíduos em diferentes partes do mundo, eventualmente desbancando o sistema de comunicação por cartas.

Invenção do telefone - origem do aparelho tecnológico
Fonte: Pixabay

História da invenção do telefone

Em primeiro lugar, os registros históricos afirmam que a invenção do telefone se deu por acidente. Nesse sentido, Graham Bell buscava aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, um aparelho utilizado no período e com conceitos semelhantes ao do telefone.

Basicamente, a missão do engenheiro era aperfeiçoar a transmissão para que mais de uma mensagem fosse enviada pelo telégrafo. Assim, utilizou de seus conhecimentos de música para desenvolver um telégrafo múltiplo, onde diferentes ondas sonoras seriam transmitidas.

Apesar de outros inventores, engenheiros e profissionais de áreas associadas terem tentado desenvolver o telégrafo, as tentativas não tiveram sucesso. Porém, o norte-americano de origens escocesas conseguiu adaptar a eletricidade para transmitir a voz humana.

Para além do engenheiro, é importante citar seu auxiliar, Thomas Watson. Em resumo, ele foi a primeira pessoa no mundo a ouvir uma voz humana, através dos protótipos iniciais do que seria chamado de telefone em 1975.

Desse modo, estudos e pesquisas posteriores desenvolveram a invenção do telefone até que fosse possível ouvir a voz e transmitir uma resposta. Como consequência, no dia 10 de março de 1876 houve o registro das primeiras palavras transmitidas pelo aparelho. Sendo assim, Graham Bell disse “Senhor Watson, venha cá. Preciso falar com o senhor”, após um problema técnico no laboratório.

Eventualmente, o telefone chegou ao Brasil. Em resumo, a primeira linha telefônica foi instalada no Brasil após uma ordem do imperador Dom Pedro II, no ano de 1877. Entretanto, essa operação conectada somente o Palácio da Quinta da Boa Vista às casas ministeriais.

Invenção do telefone - origem do aparelho tecnológico
Fonte: Neosiam 2021/Pexels

Evolução do telefone

Antes de mais nada, é importante entender o conflito sobre a invenção do telefone para analisar os desdobramentos desse aparelho. Desse modo, a história conta que Graham Bell patenteou o telefone horas antes do engenheiro eletricista Elisha Gray.

Em outras palavras, ambos tinham protótipos semelhantes e funcionais. Porém, Graham Bell acessou mais rapidamente o processo de patenteamento para dar continuidade no projeto. Como consequência, ficou consagrado como inventor do telefone, mas teve que enfrentar mais de 600 ações movidas pelo rival na justiça.

Apesar disso, Graham Bell conseguiu vencer as disputas judiciais e pôde desenvolver a invenção do telefone. Contudo, é importante lembrar que as ações do inventor fazem parte de uma cadeia de eventos que transformou seu aparelho no modelo que temos hoje. Ou seja, os créditos associados ao norte-americano estão ligados mais ao sistema de transmissão completa do que ao telefone em si.

Nesse sentido, vale citar que antes de Graham Bell e Thomas Watson criarem esse sistema, o cientista inglês Robert Hooke desenvolveu a base da invenção do telefone. Em outras palavras, foi o responsável pela criação do fio esticado que conseguia transmitir som.

Por outro lado, somente vinte anos depois do projeto de Bell e Watson que houve um novo avanço nos sistemas. No geral, o trabalho de Roberto Landell de Moura em 1893 significou um salto tecnológico para o aparelho. Basicamente, esse padre católico, cientista e inventor brasileiro foi responsável por realizar a primeira transmissão de voz em um telefone sem fio.

Entretanto, cabe ressaltar que houveram pequenos avanços significativos entre a invenção do telefone e o feito de Landell de Moura. Ademais, esse mesmo processo aconteceu com as subsequentes evoluções que transformaram o telefone no que se tem hoje.

Invenção do telefone - origem do aparelho tecnológico
Fonte: Alto Astral

Quem foi Graham Bell?

Antes de mais nada, Graham Bell é original de Edimburgo na Escócia, tendo nascido no dia 3 de março de 1847. Pórém, se naturalizou como norte-americano após sua família migrar para o Canadá, quando ele tinha 23 anos. Nesse mesmo período, o jovem graduado em engenharia pela Universidade de Edimburgo começou a estudar a invenção do telefone.

Além disso, aprofundou os seus estudos em comunicação, pois vinha de uma família ligada ao ensino da elocução. Ou seja, tanto seu avó quanto seu pai trabalhavam com a expressão de sentimento e pensamentos por meio de palavras. Desse modo, Graham se consagrou como um importante inventor e pensador da comunicação.

Entretanto, existem controvérsias em sua história, pois Graham Bell defendia o eugenismo e a esterilização compulsiva. Sendo assim, ainda que tenha ganhado destaque e honrárias pela sua contribuição com a invenção do telefone, era uma personalidade questionável devido às ideias que defendia.

De qualquer modo, ainda apresenta destaques em sua história. Em especial, pelo trabalho com pessoas surdas, considerando que tanto sua mãe e esposa apresentavam deficiência auditiva. Nesse aspecto, Graham Bell criou estudos, técnicas e aperfeiçou a linguagens de sinais. Eventualmente, veio a falecer na Escôcia, no dia 2 de agosto de 1922.

E aí, gostou de conhecer sobre a invenção do telefone? Então leia sobre Maior palavra da língua portuguesa – Pronúncia e significado.

Fontes: Toda Matéria | Brasil Escola | Tely

Imagens: Pixabay | Pexels | Alto Astral

Essa matéria Invenção do telefone – Origem do aparelho tecnológico foi criada pelo site Segredos do Mundo.

Invenção do telefone – Origem do aparelho tecnológico Publicado primeiro em https://segredosdomundo.r7.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s